icone podcasts

PROGRAMA ACERTAR É HUMANO

#058

No feriado de 04/06 o professor Nélson Sartori abordou o tema “As principais queixas dos empreendedores”. Quais são as dificuldades que o novo empreender enfrenta quando vai abrir um negócio?

058 - Programa Acertar é Humano: de 04/06/2015

Programa Acertar é Humano (04/06/2015)

Nélson Sartori e Sulivan França

Tempo de áudio
24 minutos e 33 segundos
Legenda
... ➔ pausa ou interrupção do discurso
[...] ➔ palavra/trecho incompreensível
[comentário] ➔ comentários do transcritor

♪ [tema acertar é humano] ♪

Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching.

Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori.

[NÉLSON] Bom dia, ouvinte Mundial, bom dia, ouvinte do nosso programa Acertar é Humano.

Esse belo feriadão, feriadão com frio, não é?

Evaldo, está com frio? Muito frio. Está bastante frio aqui na avenida Paulista.

Sempre é uma grande alegria podermos estar aqui compartilhando um pouco dos nossos pensamentos e aquilo que nós temos a debater com vocês.

Aqui é o professor Nélson Sartori em mais um programa Acertar é Humano.

Não viemos aqui para reclamar. Nossa idéia é nunca reclamar, é trazer sempre uma postura positiva, porém, é importante que falemos de alguns problemas.

Hoje vamos falar sobre as principais queixas de quem vai fazer um empreendedorismo, tentar colocar na prática o seu sonho profissional, o seu sonho de empreendimento. Algumas coisas acabam acontecendo e temos de aprender a lidar com elas ou então temos de aceitar.

PRINCIPAIS QUEIXAS

DO EMPREENDEDORISMO

Foi feito um levantamento das principais queixas dos empreendedores. Alguns pontos merecem destaque aqui para podermos falar.

Carga Tributária

Um deles, obviamente, que eu acho que é um problema de todo empreendedor brasileiro, é a carga tributária.

Falo assim, 64% e 57% dos grandes empreendedores reclamam da carga tributária.

Por que se reclama da carga tributária no Brasil?

Parece algo absurdo se você for fazer a compreensão do que significa pagar o tributo.

Desanimados com aquilo que nós vemos em nosso país, obviamente é muito difícil você compreender altas taxas tributárias com retorno que acaba sendo questionado, e questionado muitas vezes não porque ele não aconteça, mas porque os investimentos são feitos em coisas erradas.

Eu falo isso com conhecimento em algumas áreas. Só para citar aqui, a área da educação em nosso país (que na maioria das vezes traz investimentos em tecnologia, em pesquisas com grandes nomes internacionais da educação) acaba sendo deixada de lado, um dos pontos mais importantes, que é base disso tudo.

Muitas vezes você colocaria uma solução dentro de questões muito simples. Uma pesquisa diz que 75% das escolas do país não têm biblioteca. Uma coisa muito simples de resolver. Como falaremos que a leitura faz parte da educação se não é fornecida?

Uma estrutura que se sustente, que se constrói aos poucos com campanha, trabalho, iniciativa e que não significa um aumento exponencial dentro dos custos do governo, porque ele é custo que praticamente acontece uma vez, pode ser programada e resolveria a questão significativamente. Com certeza os valores investidos seriam infinitivamente inferiores do que aqueles que são gastos em pesquisas, que são importantes, mas que acabam não trazendo um resultado imediato para educação porque ela continua com os problemas de sempre.

Ou então uma situação muito simples: a valorização do profissional da educação. Vamos rever um pouco esse universo. Você estaria atendendo a uma melhoria na qualidade do nosso país e justificando as altas cargas tributárias pagas pelos empreendedores. É bastante difícil você perceber.

Às vezes você é um empresário pequeno, tem que emitir uma nota fiscal pelo trabalho que você realiza e uma grande carga daquilo que você trabalha e luta vai e você não vê retorno para aquilo, você não vê o que aquilo pode representar de positivo para você.

É lógico que existe toda uma manutenção, mas ao mesmo tempo o que existe é uma distância muito grande entre a solução dos problemas e o anseio que nós temos de ter esses problemas realizados.

Então essa é uma grande dificuldade e um dos problemas, uma das queixas dos empreendedores.

Ninguém se queixa de pagar o tributo por pagá-lo, a grande queixa é aquilo que deveria ser feito com o tributo pago que acaba não sendo feito ou se é feito não o é com planejamento, como foi o caso da educação que nós falamos.

Competição no mercado

Outro aspecto importante é a competição acirrada que existe. Existe uma grande competição dentro do mercado empreendedorístico, lógico.

Estão querendo falar comigo? Então manda.

Olá. Bom dia?

[OUVINTE] Bom dia, professor Nélson.

[NÉLSON] Quem fala?

[SULIVAN] Aqui quem fala é Sulivan França.

[NÉLSON] Não acredito. Meu amigo Sulivan França. Finalmente.

Sentimos muito sua falta. Felizmente ele está presente.

E aí Sulivan, tudo bem?

[SULIVAN] Bom dia, Nélson. Como você está?

[NÉLSON] Estamos aqui na luta, nessa manhã fria.

E você?

[SULIVAN] Estamos aqui na luta também nessa manhã fria.

[NÉLSON] Exatamente.

Um grande prazer falar com você.

Sentimos muito a falta de sua presença aqui.

Você sabe que o programa não é o mesmo sem você.

[SULIVAN] Eu estou ligando para te parabenizar pelo tema e pela excelente apresentação que você tem feito até agora.

[NÉLSON] Que isso? Está faltando aqui a outra parte. Ou seja, tem 50% só do trabalho e da qualidade sendo feitos na sua falta.

[SULIVAN] Tá certo, Nélson.

Toca o tema aí e continua.

Grande abraço para todos os nossos ouvintes.

[NÉLSON] Grande abraço para você.

Os ouvintes sentem muito sua falta.

[SULIVAN] Pode deixar. Estou aparecendo.

[NÉLSON] Apareça. Até mais.

[SULIVAN] Abraço.

[NÉLSON] Abraço.

Olha só que surpresa fantástica. O Sulivan, meu companheiro de programa aqui, nos dando o bom-dia.

Ele que está sempre viajando, sempre fazendo trabalho forte dele com o coaching, levando o nome da SLAC Coaching por todo o país.

Até está distante de nós um pouco aqui, mas justificadamente realizando o trabalho de excelência que ele faz, como um dos melhores profissionais da América Latina na área.

Como estávamos falando, além do prazer de receber o meu amigo Sulivan França, estamos falando agora sobre o aspecto dessa competição acirrada que vemos acontecer.

As oportunidades existem, mas muitas vezes o que falta é a busca de um aspecto mais criativo, uma criatividade para poder inovar algumas coisas. O que acaba acontecendo é a disputa e divisão em cima do mesmo mercado.

Existe mercado para todos. O que determina, na verdade, a qualidade desse trabalho é a criatividade, é muitas vezes a possibilidade de acessar determinado mercado. E aí entram em uma série de fatores que ora facilitam para um, ora para outro, que é o capital de giro, que é a oportunidade, etc.

As oportunidades existem, só que umas das queixas é existir realmente uma competitividade muito grande.

Eu acho que tem o lado positivo dessa competitividade. Se houvesse apenas um fornecedor no mercado, ele não teria estímulo para poder melhorar e aí o cliente é quem sofreria. O aspecto positivo da competitividade que existe é a constante necessidade de melhoria e de superação. Esse é um fato que existe e estimula o desenvolvimento dos empreendedores.

Outro fator muito complexo que reclamam dentro do trabalho do empreendedorismo é o custo dos insumos.

Isso daí é verdade. Nós sabemos que hoje em dia você, construir uma empresa e dar os primeiros passos na sua produção, principalmente aqueles que têm produção de artefatos, vai ter de disponibilizar verbas com matéria-prima, equipamento, vai precisar de trabalho, de horas de trabalho, etc. São elementos necessários para produção, ou seja, tudo aquilo que é necessário para você produzir.

Hoje em dia está muito caro; o início é muito difícil. Por que é muito difícil? Porque você precisa ter de onde tirar. Os investimentos acabam sendo bastante elevados e o retorno disso depende muito do tipo de produto que você está oferecendo.

Por mais que um produto tenha bastante sucesso, às vezes o investimento inicial acaba sendo o elevado e você demora até começar a reverter todo esse quadro de investimento; depende muito de um planejamento.

Mesmo assim sabemos que durante um período o empreendedor vai colocar dinheiro e não retirar, e muitas vezes esse tempo é bastante extenso. É importante saber isso.

Capital de Giro

Outra questão é justamente o pouco capital de giro.

Se você tem uma demora em reverter os valores que você investiu, você acaba absorvendo aquele capital que entra do produto comercializado e o resultado: morosidade à sua produção, morosidade à sua divulgação. Isso vai fazendo com que os passos sejam mais curtos, ou seja, é mais demorada a trajetória – nós sabemos que isso não é muito difícil.

Só para você ter uma idéia, 25%, ou seja, ¼ dos empreendedores, de pequenas a grandes empresas, reclama da questão do capital de giro.

Às vezes as taxas de juros para você trazer um capital e injetar na sua empresa não compensa o período que você precisaria ficar com esse dinheiro em mãos. Isso sem contar que em alguns momentos temos que lidar com uma competição até mesmo injusta internacionalmente daqueles que deveriam investir em nosso país.

A questão que vimos recentemente do BNDES. Uma das causas do grande rombo existente é que a taxa de juros em investimentos exteriores acaba sendo menor quando oferecida para o estrangeiro do que para nós. Portos como o de Cuba, que foram trabalhados pelas grandes empreiteiras e que buscaram investimento no BNDES, tinham taxas de juros de 4%, enquanto aqui no Brasil para o pequeno empreendedor, qualquer um, essa taxa é de 6%.

Quer dizer, 50% quase nós pagamos a mais do que pagam os empreendedores internacionais, com a justificativa de haver competitividade de mercado. Ou seja, são diminuídos os juros para que haja competitividade no mercado, o banco aceita receber um pouco menos, mas acaba não tendo essa mesma visão quando investe aqui dentro do país. Economicamente a justificativa pode até existir, só que para a nossa realidade isso não existe.

É importante que haja um equilíbrio na situação. Eu não posso simplesmente analisar as questões dos problemas sem ter uma visão política sobre o que acontece, sem saber o que fazer e de onde vêm os meus problemas.

Inadimplência

Outro aspecto, dependendo do tipo de comércio que você trabalha, é a questão da inadimplência.

Muitas vezes a pessoa, ou então o seu cliente, não tem a mesma disposição de cumprir sua parte e do que quando tem quando pede o seu trabalho, o seu serviço ou compra seu produto.

Isso por uma série de razões. Também não adianta julgar sem saber da verdadeira condição das pessoas, dizer que existe uma inadimplência pura e simplesmente negligente. Existem problemas tanto de quem vende, quanto de quem compra.

Esses problemas que estamos falando aqui são problemas que atingem os dois lados dessa relação comercial.

Também existe o problema de capital nas mãos do consumidor, existe insegurança muito forte, existem dúvidas quanto à qualidade do produto, já que você tem produtos vindos de fora do país por preços infinitamente baixos. Isso porque existe uma permissividade no que diz respeito à entrada de produtos no país, muitas vezes sem uma tributação coerente com aquilo que estamos falando.

O problema é qual? Baixa-se o preço, você tem produtos que são vendidos a um custo bem inferior e que acabam sendo a preferência do consumidor.

Isso daí gera um consumo menor do produto interno e o resultado é que aqueles que acabam comprando, acabam sofrendo pelo custo. Inadimplência.

Mais um fato que, principalmente para os pequenos empreendedores, também quase se aproxima dos 25%.

Falta de Mão De Obra

Esse é um problema que é flutuante, não é verdade? Principalmente se nós formos ver agora.

Até há algum tempo, nós víamos o boom imobiliário no país e no mundo, empregando, dando serviço, desenvolvendo muito todo o trabalho realizado pelas grandes empreiteiras. Agora, com essa estagnação do mercado imobiliário, o que vemos é aquele mesmo trabalhador que foi absorvido à coisa de um ou dois anos estar desempregado.

Quando você precisa de mão de obra, ela ou está colocada numa outra área (porque ele não pode ficar à disposição, esperando seu serviço aparecer) ou então já está colocada dentro das empresas, que podem sustentar e garantir uma situação como essa.

A falta de mão de obra, principalmente a falta de mão de obra especializada, é um dos problemas de nosso país. Isso daí sem contar o que gera essa falta de mão de obra especializada.

A falta de investimento, mais uma vez, na própria formação técnica e na educação.

Taxa de Juros

Já até falei para vocês. Taxa de juros aqui no Brasil é muito alta quando se precisa principalmente de investimento, injusta em comparação àquilo que acontece fora do país.

Muitas vezes acaba acontecendo que o empreendedor brasileiro deixe o país, vá fazer seus investimentos fora do país não porque ele tenha vantagens lá, mas pela insegurança que ele tem aqui dentro quanto à taxa de juros. Ele prefere uma situação estável à uma situação flutuante que pode mudar do dia para a noite, principalmente sabendo que lá fora você consegue algumas relações comerciais mais duradouras que aqui no Brasil.

Capacidade Produtiva

Esse aqui é um problema, principalmente em momentos de grande demanda, porque uma empresa precisa ter a capacidade para suprir um mercado.

O mercado flutuante nem sempre permite que você tenha uma estrutura disponível a todo tipo de demanda, porque, quando você tem uma queda significativa, você precisa fazer cortes. É muito difícil você ampliar demais as condições e depois ter de reduzi-las constantemente quando vem a baixa do mercado.

A capacidade produtiva é um problema, principalmente para aquele que está começando a produzir.

Crédito para Expansão

Estamos falando sobre a busca de investimentos, as taxas mais uma vez continuam altas, as dificuldades em conseguir qualquer tipo de relação de investimento comercial, porque vale muito mais a pena investir lá fora.

Falta De Matéria-Prima

Vai depender do produto que você vai fazer.

Existem os grandes monopólios no país, principalmente no que diz respeito ao aço e a outros produtos químicos. Você vê algumas empresas formando cartéis, que é algo que deveria ser melhor fiscalizado, mas que acaba sendo uma situação que torna o empresário refém daquele fornecedor. E aí ele muitas vezes não pode produzir aquilo que ele tem demanda e tem clientela para fornecer porque ele está nas mãos da manipulação dos cartéis de materiais.

Taxa de Câmbio

Este é um problema bastante grave.

Imagine dentro de um país em que vendemos por dólar e compramos e pagamos tudo em real. Nós temos um desequilíbrio muitas vezes porque a taxa de juros elevada e o câmbio elevado tornam a exportação difícil. Trazer produtos de fora para dentro do país é um problema.

Fica fácil você enviar os produtos daqui para fora. Então na verdade você desabastece o mercado. Quem vai querer vender soja em reais para dentro do país, sendo que o câmbio lá fora está favorecendo ainda mais a venda da soja em dólar. Isso daí só para citar um pequeno exemplo das coisas que acabam acontecendo aqui no nosso país.

Logística

Para finalizar, a questão da logística.

Algumas empresas encontram problemas relativos ao espaço físico e esse é o problema crescente dentro do nosso país, principalmente nas grandes capitais.

Aquele pequeno empreendedor, que vive dentro de uma das capitais do país, que quer implantar a sua empresa e que depende de um espaço físico encontra problemas sérios.

Primeiro, dependendo da região que ele vai colocar, o investimento é alto. Segundo, a própria estrutura, porque não basta você ter o espaço físico, você precisa atender a necessidade daquela estrutura. Dessa maneira, você acaba tendo de se organizar em espaços menores, você fica sobrecarregado de estoque, sobrecarregado de pessoas trabalhando dentro de uma área pequena, a movimentação acaba sendo um problema.

Em uma situação em que o espaço é necessário, nós vemos cada vez mais crescendo os empreendimentos dentro de um universo virtual. Hoje em dia não ocupa mais tanto espaço.

Nós vemos hoje em dia a educação – vou contar pela minha área – com mais eficiência as escolas virtuais. O ensino à distância está se tornando um aspecto eficiente porque diminui os custos. Já que ele não precisa de um espaço físico, ele atende uma clientela maior porque não tem limites físicos para poder atender e consegue com isso facilitar o trabalho do empreendedor em situações até mesmo domésticas.

Nós sabemos que em pouco tempo o professor será o indivíduo que terá dentro de sua casa o estudo. Ele vai fornecer o seu produto para resto do país, trabalhando como um autônomo. Isso daí já acontece em algumas áreas da educação, principalmente no concurso público, e nós veremos que isso vai se tornar cada vez mais difundido.

Nós vimos aqui as queixas dos empreendedores. Logicamente já sabemos que existem muitos desafios a serem vencidos por ele.

É importante que nós tenhamos um debate constante para que haja reflexão e para que possamos buscar soluções para esse tipo de situação. Debater sobre isso é importante porque nós sempre trazemos à luz essa verdade e sempre também encontramos soluções.

Minha gente, um bom feriado a todo vocês, um bom final de semana. Nos vemos na nossa próxima quinta-feira. Abraço a todos. Abraço ao Evaldo, grande abraço para o meu amigo Sulivan França, que nos ouve. Até mais.

♪ [tema acertar é humano] ♪

Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.

Outros Podcasts

076 - Programa Acertar é Humano: de 17/03/2016

#076

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o poder que a mídia tem atualmente, sendo ao mesmo tempo a heroína e vilã.

075 - Programa Acertar é Humano: de 10/03/2016

#075

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o tema "virar a mesa", ou, dar a volta por cima, transformar alguma coisa ruim em algo bom. O que é preciso fazer para virar a mesa?

074 - Programa Acertar é Humano: de 03/03/2016

#074

"Escrevendo nossa história" - você é passivo ou ativo quando se fala da história da sua vida? O professor e apresentador Nélson Sartori traz esse tema no programa do dia 03/03/2016.

073 - Programa Acertar é Humano: de 18/02/2016

#073

O professor e apresentador, Nélson Sartori, fala neste programa sobre "juventude eterna". Como as pessoas têm tratado esse tema como um sonho, um desejo, que, muitas vezes, pode trazer sérias consequências.

071 - Programa Acertar é Humano: de 04/02/2016

#071

No Programa de véspera de carnaval, o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre as relações humanas e comunicação nas redes sociais.

070- Programa Acertar é Humano: de 28/01/2016

#070

O apresentador e professor Nélson Sartori continua a entrevista com o master coach e presidente da SLAC Coaching, Sulivan França.

069 - Programa Acertar é Humano: de 21/01/2016

#069

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori entrevista o presidente da SLAC Coaching, Sulivan França. O profissional conta sua história como profissional de coach.

068 - Programa Acertar é Humano: de 31/12/2015

#068

No último dia do ano de 2015, o apresentador Nélson Sartori faz uma retrospectiva dos temas destaques que foram abordados durante o ano.

067 - Programa Acertar é Humano: de 03/12/2015

#067

Dando continuidade ao projeto de esclarecimento de pesquisa o apresentador Nélson Sartori traz mais uma vez ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva.

066 - Programa Acertar é Humano: de 19/11/2015

#066

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori bate um papo com o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. Neste programa o tema foi conflitos no Oriente Médio.

065 - Programa Acertar é Humano: de 12/11/2015

#065

No Programa Acertar é Humano de 12 de novembro o professor Nélson Sartori leva ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. O tema abordado foi a tragédia de Mariana.

064 - Programa Acertar é Humano: de 01/10/2015

#064

O apresentador e professor Nélson Sartori fala sobre um tema muito importante na vida de todos: a esperança. Quem tem esperança tem dentro de si otimismo e felicidade. Como seria possível projetar uma história para a sua vida sem ter esperança?

063.1 - Programa Acertar é Humano: de 24/09/2015

#063.1

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori traz uma reflexão sobre a passagem que todos farão. Como você tem cultivado o que é importante para você? Como será a sua partida? Como você gostaria que ela fosse?

063.0 - Programa Acertar é Humano: de 17/09/2015

#063.0

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori aborda o tema “medo de mudar”. Como lidar com momentos de necessidade de mudança? Como deixar a zona de conforto?

062 - Programa Acertar é Humano: de 10/09/2015

#062

Neste Programa Nélson Sartori aborda o tema “missão de vida e como lidamos com ela”. Todo nós temos uma missão de vida e criamos projetos. Como administrar esses projetos para que a missão não falhe?

061 - Programa Acertar é Humano: de 25/06/2015

#061

No Programa Acertar é Humano do dia 25/06 o professor Nélson Sartori comentou sobre “Acreditar em si mesmo para realizar algo”. Você sabia que o maior sabotador das suas conquistas é você mesmo? Autossabotagem é quando você coloca as próprias barreiras em volta de você. Ouça o Programa e saiba mais!

060 - Programa Acertar é Humano: de 18/06/2015

#060

Neste Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori abordou a questão do "Tempo" – Você conhece alguém que diga que tem muito tempo e que o tempo tem demorado a passar, que o dia a dia tem sido muito longo? Dificilmente. O tempo é a grande preocupação de todos. Todos temos a sensação de que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Qual a justificativa da ciência sobre essa percepção?

059 - Programa Acertar é Humano: de 11/06/2015

#059

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori falou sobre “Alguns dos grandes empresários que foram referência no mundo pelos grandes feitos. E esses cometeram erros? Quais?”. Conheça um pouco da história de homens de sucesso!

058 - Programa Acertar é Humano: de 04/06/2015

#058

No feriado de 04/06 o professor Nélson Sartori abordou o tema “As principais queixas dos empreendedores”. Quais são as dificuldades que o novo empreender enfrenta quando vai abrir um negócio?

057 - Programa Acertar é Humano: de 28/05/2015

#057

Exemplos de como algumas ideias consideradas absurdas que se tornaram negócios de sucesso. Empreendedorismo, negócios, uma situação profissional diferenciada depende da sua ousadia, disposição e uma boa ideia. O professor Nélson Sartori aborda algumas ideias “estranhas” que deram muito certo como negócio.

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

0800 885 5604

info@slacoaching.org

Sociedade Latino Americana de Coaching

0800 885 5604
info@slacoaching.org

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!

Olá! Seja atendido via Whatsapp