icone podcasts

PROGRAMA ACERTAR É HUMANO

#057

Exemplos de como algumas ideias consideradas absurdas que se tornaram negócios de sucesso. Empreendedorismo, negócios, uma situação profissional diferenciada depende da sua ousadia, disposição e uma boa ideia. O professor Nélson Sartori aborda algumas ideias “estranhas” que deram muito certo como negócio.

057 - Programa Acertar é Humano: de 28/05/2015

Programa Acertar é Humano (28/05/2015)

Nélson Sartori e Sulivan França

Tempo de áudio
24 minutos e 33 segundos
Legenda
... ➔ pausa ou interrupção do discurso
[...] ➔ palavra/trecho incompreensível
[comentário] ➔ comentários do transcritor

♪ [tema acertar é humano] ♪

Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching.

Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori.

[NÉLSON] Bom dia, ouvinte. Aqui é o professor Nélson mais uma manhã aqui, em São Paulo, para falar com vocês sobre empreendedorismos, negócios, ideias, pensamentos dos grandes empreendedores, tudo isso dentro da filosofia do coaching. As questões do sucesso, da busca daquilo que você quer, o que sonha em uma situação profissional diferenciada.

EMPREENDEDORISMO, NEGÓCIOS, IDEIAS E PENSAMENTOS DOS GRANDES EMPREENDEDORES

Depende muito de você e de sua ousadia, de coragem, de disposição e de uma boa ideia. Muitas vezes ficamos achando que uma ideia que temos não é muito boa, que as coisas poderiam ser diferentes se tivesse uma grande ideia e ficamos esperando que alguma coisa caia do céu. Enquanto isso está acontecendo, tem gente fazendo sucesso até com uma ideia absurda, algumas ideias absurdas que acabaram virando um negócio de sucesso.

Não sabemos muito bem o que a pessoa precisa e, de repente, descobrimos que é uma necessidade básica, simples, ou então um simples capricho atende também o que uma pessoa procura e busca.

Aqui falaremos sobre alguns exemplos desse tipo de transação, ou seja, quando uma ideia, por mais que pareça absurda, acaba se tornando um negócio de sucesso.

Lógico que esse tipo de coisa não achamos na primeira revista. Tive que fazer um apanhado, uma pesquisa e achei pesquisas já também feitas por alguns outros sites, outros colegas, sobre ideias estúpidas e bizarras que acabaram dando certo e comentaremos algumas delas. Ao mesmo tempo que acaba sendo bizarro e absurdo para um, atende a necessidade do outro.

Já é um defeito de julgamento, julgamos que aquilo que não serve para você, não serve para os outros e isso não é verdade, as necessidades são diferentes.

Ideias Estúpidas e Bizarras que Deram Certo

Um exemplo disso é o aluguel de frango.

Na Inglaterra tem um grupo que se chama Rent a Chicken, aluguel de frango. Eles fazem exatamente isso, alugam frango.

Mas o que você vai fazer com um frango alugado?

A resposta é bem simples, porque as pessoas querem uma comida mais saudável. Não vai comer o pobre do franguinho, mas o ovo dele sim, principalmente a pessoa tendo confiança na alimentação que dá para o bichinho, ela sabe o resultado que vai ter com o ovo.

Então ela é aconselhada com tipos de ração com vitamina, ou então pode oferecer uma alimentação sem nenhum tipo de agrotóxico, antibiótico, coisas que você vê serem colocados dentro alimentação dos animais que são criados em cativeiro e que acabam sendo passados para o consumidor. Isso é um grande problema, quanto consumimos de antibióticos através da carne dos animais que são tratados para que não peguem doença, só que aquilo vem para nós também. Você está tomando antibiótico sem que tenha necessidade, está absorvendo produtos que, quando são tomados fora da necessidade, fazem mais mal do que bem.

O que aconteceu é que o cara foi lá e começou a alugar frango, ele aluga o frango, a gaiola. Na verdade, o aluguel é do frango e junto você leva a comida e a gaiola para poder cuidar do frango dentro de sua casa. Não dentro de casa, porque bem ou mal, quando ele bota a titica para fora a coisa fica fedida, mas se a pessoa tem um espaço para criar e quer, pronto, além do que alguns falam que também criam seu afeto com a galinha de estimação.

Bem ou mal, estão faturando. Quanto não foi colocado aqui, mas eles colocam que você aluga, leva dois frangos, a comida e a gaiola.

Bem ou mal, é uma empresa que está com o nome presente dentro do mercado europeu, não somos quem vai questionar.

Tem outra que será muito útil no Brasil que é para te ajudar a resolver o problema de ressaca.

Sabe quando você dá aquela festa em casa – porque sai mais barato que ir a algum lugar – só que traz alguns inconvenientes como a bagunça que faz, o amigo esponja, mamador, que depois de um certo momento começa a ficar com fome e quer comer tudo, não vai embora e está com fome, quer dizer, você que está na mesma situação dele, ir lá para o fogão e fazer alguma coisa, na alta madrugada, para dar de comer para o cara, isso é um problema, ainda mais se você estiver de ressaca.

Então o que fazem?

Levam para a pessoa uma garrafa de bebida que chamaram de isotônico, de super hidratante com sais minerais, para melhorar o problema da ressaca e ao mesmo tempo já preparam um café da manhã, então levam para a pessoa duas coisas.

“Quantas pessoas você vai ter lá?”.

“Nós teremos aqui tantas pessoas e dessas um tanto vai dar trabalho.”.

Você convida a pessoa já perguntando?

“Você vai encher a cara em minha casa, passar da hora? Quero saber porque eu vou comprar um kit de bebum para você.”.

Você já tem o isotônico, que toma na entrada para ajudar a não dar muita ressaca e depois tem o café da manhã na saideira. Eles dizem que isso aí sai, mais ou menos, em torno de U$ 20,00 por participante, mas, pelo menos, já institucionalizou o mala que não vai embora.

Você já convida e fala: "Você vai ficar até mais tarde aqui, vai me dar trabalho?". Vai.

Tudo bem, já sabendo disso eu tenho menos trabalho com você.

Eles vêm, fazem o que precisam, tudo direitinho, preparam o café da manhã e na manhã seguinte ainda fazem a limpeza da casa.

Precisa ver apenas a questão do custo, porque o conforto que você tem de estar em sua casa é maior. Se a bagunça for resolvida fica perfeito.

Tem outra que é para quem tem gato, um animalzinho de estimação. Hoje, esse é um mercado extremamente explorado. Se você olhar pela cidade quantas Pet Shop surgiram, é uma coisa de louco.

Eu lembro quando era pequeno que tínhamos um vira-lata – aquele cachorro de rua que era filho de não sei o quê com não sei quem, não tinha pedigree, raça, era o famoso vira lata mesmo, porque se alimentava de qualquer coisa e comia resto de comida – e o que sobrava no prato, ia para a lata do cachorro e ele mandava a brasa.

Lógico que você tinha um cachorro que tinha se desenvolvido nas ruas, então tinha uma resistência bastante grande. Os cães tratados com ração têm uma saúde mais garantida, uma qualidade de vida melhor, só que, ao mesmo tempo, são um pouco menos resistentes a esse tipo de alimentação. Vamos deixar bem claro: Pegar uma alimentação fora de padrão e, hoje, dar para um cão ou gato, terá problema. Além disso não terá problema só de alimentação.

Outro problema que faz parte do ônus de ter um bichinho de estimação é a limpeza. Sei disso porque lá em casa eu tenho três crianças e, em várias fases da vida, pediram um bichinho de estimação, um cachorrinho, gatinho e tudo bem, nós íamos lá e dávamos, só que nós estávamos dando o bichinho para nós mesmos, porque a responsabilidade em comprar alimentação, dar banho e limpar o cocô dele, no lugar onde ficava, acabava sempre sendo dos pais.

Dependendo da idade da criança, participa ajudando um pouco, só que depois de um tempo, que a brincadeira já se tornou efetiva, não querem mais saber disso, então vira um problema, que nem trocar areia da caixinha do gato.

Uma empresa americana criou um kit de treinamento para gato ir ao banheiro, a privada.

Acredite ou não, não sei o que é pior, se é o gato estar lá na caixinha de areia, no cantinho dele, ou ir para o vaso sanitário e dividir junto com a família. Eu acho isso meio estranho, mas eles prometem que em oito semanas o gatinho estará fazendo as suas necessidades no vaso.

Ele começa com uma caixinha de areia do tamanho do vaso sanitário, colocam em cima do vaso sanitário para o gatinho ir lá, então vai se acostumar com o lugar. Depois de um tempo tiram a areia da caixinha, vão tirando, diminuindo e aí deixam só o espaço para o gatinho ir lá e se colocar. Ele se coloca ali e faz a necessidade dele no vaso sanitário, só não inventaram ainda a descarga para o bichano dar, mas, segundo eles, é funcional, estão vendendo os kits, as pessoas que não querem ter de limpar a caixa de areia fazem isso.

Não serei quem vai questionar uma grande ideia se tem um público que tem carência e vai até lá.

Uma outra interessante, porque tem algumas que atendem um sonho e você atender um sonho é uma coisa bastante interessante, é o Santa mail, uma empresa que encaminha cartas para o Papai Noel e fica lá no Texas. Fui pegando algumas coisas e muitas vieram de fora.

Eu acho interessante, porque fora do país também existe muita ideia louca. É importante sabermos quais são as loucuras que estão lá e quem sabe uma loucura de fora não é aproveitada aqui dentro – você pegando uma loucura que foi feita lá fora, também não cria um negócio fantástico aqui.

Essa é interessante porque está estimulando a fantasia. A criança vai mandar a cartinha dela para o Papai Noel, por U$ 10,00 essa carta vai até o Papai Noel e ele vai responder para criança, então existe alguém que vai responder a cartinha do Papai Noel. Nessa cartinha, lógico, a criança vai pedir brinquedo, isso, aquilo e ela, logicamente, vai receber aquilo pela orientação que o pai deu, porque, obviamente, vai haver o retorno daquilo, para que a empresa possa conversar com o pai e saiba qual é a situação que pretende da criança e se o presente vai ser dado ou não.

A criança vai lá, escreve a cartinha falando que foi uma boa criança, que estudou, fez tudo direitinho durante o ano e quer ganhar uma bicicleta. Caso o pai vá dar a bicicleta, pede então que a resposta venha positiva e junto da cartinha vem a bicicleta.

Agora, se o pai estiver duro, já viu; vai falar que a criança não mereceu, você não foi uma boa criança e não contrata o serviço da empresa, mas, principalmente, para agradar as crianças, mais um jogo na brincadeira da fantasia infantil. Lógico que isso são coisas que devem ser estimuladas, porque as pessoas tentam quebrar a fantasia das crianças.

Concordo que explorar também não é algo certo. O Brasil fez algo interessante que, agora, é proibido explorar comercialmente, através da televisão, de propagandas, o consumo para as crianças, então você não estimula mais o consumismo. O negócio de ficar vendendo sorvetinho para criança, roupinha, brinquedo, para aqueles que têm acesso a uma televisão, mas não tem condições de comprar, você está vendendo um sonho frustrado já logo de cara, então essa foi uma preocupação aqui no Brasil, mas mesmo assim deve estimular a criança porque existem coisas que não precisam ser desgastadas.

Você pode trabalhar direitinho com a criança, mas pode brincar assim: Pode trabalhar com ela no Natal, o presente, não precisa falar do Papai Noel, mas você pode falar da tradição.

Uma coisa é valorizar o Dia dos Pais, das Mães, independentemente do comércio que explora isso tudo, porque o Dia das Mães, Dia dos Pais, embora tenha nascido pela exploração comercial, você tem a relação, uma tradição que é importante, um filho demonstrando naquele momento, atenção e preocupação.

Eu falo para minha esposa até hoje: Os meus meninos, os mais novos estão com 14 anos, então eu não recebo mais aquele presentinho no Dia dos Pais que vinha da escola feito à mão, cartaz, a cartinha; aquilo era o que eu mais gostava no Dia dos Pais, porque se eu tivesse quem ganhar uma gravata, uma camisa, quem compraria seria eu, então aquilo era estimular o consumismo, agora o presentinho que faziam, aquilo que a escola estimulava, achava fabuloso.

Tradição é algo importante e a tradição de mandar cartinha para o Papai Noel lá, nos Estados Unidos, é bastante forte. Essa empresa está sustentando essa ideia dando um retorno que, acho que é bastante interessante, ganhando dinheiro com isso, nada contra, desde que você tenha em mente sempre que isso não é exploração. Agora, exploração mesmo é essa próxima.

Essa é uma ideia, se deu certo ou não, ninguém sabe, mas você pode comprar uma vaga no céu lá, nos Estados Unidos, por U$ 14,79, olha que absurdo, mas vende.

Falam que garantem que se você não for para o céu, devolvem o dinheiro, ou seja, isso é estelionato virtual, não tem como garantir coisa alguma. Se as pessoas estão comprando isso daqui, estão comprando uma ilusão tola, mas estava na lista e decidi trazer, mas achei bem absurda.

Agora, há uma que é bem criativa e pervertida ao mesmo tempo, que é uma rede social para quem é adúltero.

Você é casado, quer ter um relacionamento extraconjugal, você entra nessa rede social de adúltero e ali dentro só tem gente casada disposta a trair o companheiro. Como você já está encontrando gente casada disposta a trair, eles dizem que, como os dois lados são casados, há preservação do sigilo e dizem já ter mais de 50 mil participantes. Você lança uma ideia e as pessoas abraçam realmente.

Não, eu estou até falando besteira aqui, eles dizem ter 3,2 milhões de membros que lhe renderam o primeiro milhão de dólares, é muito adulto adultero, sabemos que existe e isso é triste.

Ele disse que o lema do site é: "A vida é curta, então tenha um caso,", essa é a maneira de lhe chamar, nada que mereça aplauso nessa frase dele, tanto que ele diz ser casado e fiel à esposa há muito tempo, mas criou só uma oportunidade. Vejam, aqui não vou discutir se foi uma boa oportunidade, um bom ou mau negócio, acho que nós precisamos ter ética nas coisas.

Isso daqui só prova o seguinte: Os negócios existem, dão certo, muitas vezes independentemente do produto que você venda, lógico que é importante você procurar algo que seja ético.

Tem uma que já entra na questão da ética que é uma empresa que formaliza o migué, – migué e aquele golpe que você dá na empresa quando quer faltar e arrumar desculpa – eles são especialistas. Arrumam para você atestado médico, cópia de certidão de óbito, vão arrumando de tudo para você poder faltar. Dá para acreditar em uma coisa dessas? Existe de tudo.

Agora, tem uma com a qual quero fechar aqui, que achei a mais interessante. É uma empresa que fabrica o ossinho da sorte do frango.

Ossinho da sorte é aquele que nós usamos para disputar quem tem a sorte – aquele em formato de Y, do peito do frango – que você usa com alguém e puxa, quem quebrar o pedaço maior fica com a sorte.

Isso também acontece bastante no Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, mas, principalmente, porque eles usavam o ossinho do peru fazer isso.

Você tem um grupo de pessoas reunidas na família, se tem um peru só, apenas duas pessoas iriam brincar e o empresário vendo isso, um dia pensou com ele mesmo: "Justamente no Dia de Ação de Graças, as pessoas gostariam de participar desse jogo da sorte, só que com um ou, no máximo, dois perus ali para a família, vai ter duas pessoas por ave fazendo a brincadeira. E os outros que também gostariam de participar?".

Então ele montou uma fábrica que produz, fabrica, justamente isso: O formato do ossinho da sorte de plástico quebrável, logicamente, para que a pessoa escolha o espaço.

Eles garantem que não existe mutreta no ossinho que é feito com a mesma estrutura dos dois lados para que, realmente, só a sorte determine qual será o lado que vai quebrar. Que não haja nenhuma falha para que a pessoa não possa dar um gato na sorte, ou seja, enganar a sorte e acabar pegando lado maior.

Nós falamos muitas coisas sérias e, ao mesmo tempo, muitas coisas absurdas. A ideia não é valorizar o absurdo, é valorizar a própria concepção de um sonho, de uma ideia, que se coisas absurdas como as que nós falamos hoje dão certo, não deixe o seu sonho de lado.

Às vezes o sonho, você acha que é pequeno, é tolo e ele traduz o que as outras pessoas precisam, precisam de coisas tão tolas quanto algumas dessas que nós falamos hoje. A sua ideia, as vezes que você acredita ser tola, é uma ideia simples, mas que atende à necessidade alheia. Ver ideias como essas, surgiram muitos pontos importantes que facilitam a vida das pessoas hoje.

Serviços rápidos como o serviço de cartório online, serviços de passaporte, coisas que são positivas e que consegue facilitar bastante a sua vida.

Para fechar, um exemplo que deu bastante certo, que sem fazer propaganda, mas já fazendo, que é o do Hotel Urbano, que é uma empresa que trabalha oferecendo, reunindo, oportunidades de passeio com hotéis e viagens turísticas, principalmente em regiões do país e que mudou bastante a cultura de muita gente para viajar.

Vejam só: Eu ofereço para você, rapidamente, um produto e esse produto facilita, tem muitos apps, hoje em dia, que estão fazendo isso, então pense em alguma coisa assim, naquilo que você gostaria de ter a mão e que o outro poderia também ter vantagem com isso, vamos juntos, bote o sonho para frente para ganhar dinheiro.

Minha gente, um grande abraço a todos vocês e até o nosso próximo programa.

♪ [tema acertar é humano] ♪

Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.

Outros Podcasts

076 - Programa Acertar é Humano: de 17/03/2016

#076

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o poder que a mídia tem atualmente, sendo ao mesmo tempo a heroína e vilã.

075 - Programa Acertar é Humano: de 10/03/2016

#075

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o tema "virar a mesa", ou, dar a volta por cima, transformar alguma coisa ruim em algo bom. O que é preciso fazer para virar a mesa?

074 - Programa Acertar é Humano: de 03/03/2016

#074

"Escrevendo nossa história" - você é passivo ou ativo quando se fala da história da sua vida? O professor e apresentador Nélson Sartori traz esse tema no programa do dia 03/03/2016.

073 - Programa Acertar é Humano: de 18/02/2016

#073

O professor e apresentador, Nélson Sartori, fala neste programa sobre "juventude eterna". Como as pessoas têm tratado esse tema como um sonho, um desejo, que, muitas vezes, pode trazer sérias consequências.

071 - Programa Acertar é Humano: de 04/02/2016

#071

No Programa de véspera de carnaval, o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre as relações humanas e comunicação nas redes sociais.

070- Programa Acertar é Humano: de 28/01/2016

#070

O apresentador e professor Nélson Sartori continua a entrevista com o master coach e presidente da SLAC Coaching, Sulivan França.

069 - Programa Acertar é Humano: de 21/01/2016

#069

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori entrevista o presidente da SLAC Coaching, Sulivan França. O profissional conta sua história como profissional de coach.

068 - Programa Acertar é Humano: de 31/12/2015

#068

No último dia do ano de 2015, o apresentador Nélson Sartori faz uma retrospectiva dos temas destaques que foram abordados durante o ano.

067 - Programa Acertar é Humano: de 03/12/2015

#067

Dando continuidade ao projeto de esclarecimento de pesquisa o apresentador Nélson Sartori traz mais uma vez ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva.

066 - Programa Acertar é Humano: de 19/11/2015

#066

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori bate um papo com o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. Neste programa o tema foi conflitos no Oriente Médio.

065 - Programa Acertar é Humano: de 12/11/2015

#065

No Programa Acertar é Humano de 12 de novembro o professor Nélson Sartori leva ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. O tema abordado foi a tragédia de Mariana.

064 - Programa Acertar é Humano: de 01/10/2015

#064

O apresentador e professor Nélson Sartori fala sobre um tema muito importante na vida de todos: a esperança. Quem tem esperança tem dentro de si otimismo e felicidade. Como seria possível projetar uma história para a sua vida sem ter esperança?

063.1 - Programa Acertar é Humano: de 24/09/2015

#063.1

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori traz uma reflexão sobre a passagem que todos farão. Como você tem cultivado o que é importante para você? Como será a sua partida? Como você gostaria que ela fosse?

063.0 - Programa Acertar é Humano: de 17/09/2015

#063.0

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori aborda o tema “medo de mudar”. Como lidar com momentos de necessidade de mudança? Como deixar a zona de conforto?

062 - Programa Acertar é Humano: de 10/09/2015

#062

Neste Programa Nélson Sartori aborda o tema “missão de vida e como lidamos com ela”. Todo nós temos uma missão de vida e criamos projetos. Como administrar esses projetos para que a missão não falhe?

061 - Programa Acertar é Humano: de 25/06/2015

#061

No Programa Acertar é Humano do dia 25/06 o professor Nélson Sartori comentou sobre “Acreditar em si mesmo para realizar algo”. Você sabia que o maior sabotador das suas conquistas é você mesmo? Autossabotagem é quando você coloca as próprias barreiras em volta de você. Ouça o Programa e saiba mais!

060 - Programa Acertar é Humano: de 18/06/2015

#060

Neste Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori abordou a questão do "Tempo" – Você conhece alguém que diga que tem muito tempo e que o tempo tem demorado a passar, que o dia a dia tem sido muito longo? Dificilmente. O tempo é a grande preocupação de todos. Todos temos a sensação de que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Qual a justificativa da ciência sobre essa percepção?

059 - Programa Acertar é Humano: de 11/06/2015

#059

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori falou sobre “Alguns dos grandes empresários que foram referência no mundo pelos grandes feitos. E esses cometeram erros? Quais?”. Conheça um pouco da história de homens de sucesso!

058 - Programa Acertar é Humano: de 04/06/2015

#058

No feriado de 04/06 o professor Nélson Sartori abordou o tema “As principais queixas dos empreendedores”. Quais são as dificuldades que o novo empreender enfrenta quando vai abrir um negócio?

057 - Programa Acertar é Humano: de 28/05/2015

#057

Exemplos de como algumas ideias consideradas absurdas que se tornaram negócios de sucesso. Empreendedorismo, negócios, uma situação profissional diferenciada depende da sua ousadia, disposição e uma boa ideia. O professor Nélson Sartori aborda algumas ideias “estranhas” que deram muito certo como negócio.

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

0800 885 5604

info@slacoaching.org

Sociedade Latino Americana de Coaching

0800 885 5604
info@slacoaching.org

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!

Olá! Seja atendido via Whatsapp