O apresentador e professor Nélson Sartori continua a entrevista com o master coach e presidente da SLAC Coaching, Sulivan França.
Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching. Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. [SULIVAN] Bom dia, ouvinte do Programa Acertar é Humano, aqui é o Sulivan França
mais uma vez e aqui ao meu lado o nosso amigo Nélson Sartori. [NÉLSON] Bom dia, Sulivan, meus amigos, Evaldo Ribeiro, nosso sempre companheiro
da rádio nos ajudando, auxiliando, fazendo o seu trabalho técnico. Bom dia
Toninho, técnico, palmeirense convicto, grande companheiro. Muito bem. Sulivan França, o nosso companheiro da rádio,
como eu havia prometido a vocês, fiz uma entrevista no programa passado com ele
e esse ano o grupo do Sulivan e da SLAC tem propostas inovadoras para o
trabalho que vem realizando. Quero fazer uma pergunta a ele, porque dentro dessa
proposta vai trazer alguns aspectos que já comentamos em nosso programa e
muitas vezes fomos até contundentes no que diz respeito a exposição das
pessoas. Sempre falamos que as pessoas devem tomar muito
cuidado na hora de se exporem nas redes sócias, mas isso não mudou. O nosso
pensamento, o meu com certeza não mudou a respeito disso. O que acontece é que, hoje, as pessoas têm um
acesso muito contínuo, constante a tudo, estão o tempo inteiro observando e
sendo observadas e quem quer participar de um universo de empreendedorismo,
trabalho, tem que estar presente e precisa atuar dentro do universo da
tecnologia, das inovações de comunicação e a SLAC está participando disso. Quais são os projetos desse ano da SLAC? Nós sabemos que existem três projetos diferente. Eu
vou perguntar um por vez que é para não embolar. A primeira coisa interessante é que vai acontecer a
inversão para a TV do Programa Acertar é Humano? Fale para nós um pouco sobre
essa novidade. [SULIVAN] Em 2016, possivelmente estrearemos em março, existe todo um trabalho
por parte da assessoria da SLAC e não será um programa, mas será um quadro em
algum programa de TV de canal aberto e logo teremos novidades. Não posso falar
ainda, mas é certeza. [NÉLSON] Isso é o resultado de um processo de trabalho. Todo trabalho quando têm
uma meta, um projeto, buscar o envolvimento, acaba conquistando um resultado. A
prova disso é a conquista que o tema Acertar é Humano está atingindo. Agora, vai começar esse tipo de trabalho e isso
representa uma exposição, mas só que é uma exposição profissional. O que isso traz de positivo para um profissional do
coaching como você? Fale para nós
sobre isso. É uma exposição profissional, só que o que se busca, agora, é
exatamente o coaching, é isso? [SULIVAN] Não, acho que essa exposição, – que acontece até bem antes do que imaginávamos
– porque quando começamos o Programa Acertar é Humano, – está fazendo
aniversário agora, estamos completando dois anos do programa na rádio, então
todas as quintas-feiras às 7h00 da manhã – no ano de 2014 participei de todos
programas, no de 2105, por questões de agenda não consegui me fazer presente e
você, brilhantemente, tocou todos os programas, mas estamos voltando em 2016. Quando projetamos o Acertar é Humano lá atrás, nós
tínhamos essa meta de ir para uma emissora de televisão, mas com o objetivo de
ir nos próximos cinco anos e conseguimos com dois anos. Certamente a partir de
março teremos uma versão do Programa Acertar é Humano como o quadro de um
programa de televisão. Na verdade, será um quadro, não programa em si, já é um
grande passo para nós. [NÉLSON] Sim, mas é uma presença. [SULIVAN] Isso falando um pouco de tudo o que conseguimos fazer, você pergunta
qual é a questão dessa exposição profissional. Acho que mais do que a exposição
profissional fica o reconhecimento, fica notório a audiência do programa,
quanto cresceu nesses vinte e quatro meses no ar, vem crescendo a cada mês,
isso é uma prova de qualidade, credibilidade, de nossos ouvintes e de tantos que
nos acompanham nas quintas-feiras, tenho certeza que na televisão não será
diferente. Quando entrega um conteúdo de qualidade, um
conteúdo onde as pessoas possuem a percepção de ganho, ou seja, quando gera
valor para essas pessoas, estamos na era do protagonismo, então o que as
pessoas buscam, hoje, é um conteúdo, não querem uma conversa fiada, uma fala
onde, muitas vezes, está bom, entendi, o que faço com isso. Acho que a proposta
do Acertar é Humano sempre foi entregar conteúdo. Até o próprio nome do programa, esse trocadilho com
aquele ditado tão velho que é: Errar é Humano, não, está bom, errar é humano
não, acertar é humano, podemos acertar. [NÉLSON] É uma desculpa. [SULIVAN] Então trabalhando sempre com foco na solução e o que viemos fazendo,
acho que isso só tem a trazer esse reconhecimento e, por enquanto, será um
quadro de um outro programa, mas, certamente, caminhando para ser um programa. [NÉLSON] Pessoas precisam de referências, é importante que haja. Quando falamos
sobre isso é porque, muitas vezes, precisa se olhar no espelho, mas precisa se
olhar para o lado também, precisa conhecer o que está acontecendo à nossa
volta. Programas como esse que estão surgindo, que expõe a
figura de Sulivan França que é um referencial, são importantes para que nós
possamos ver as coisas acontecendo de fato, materialidade. Acho que a migração, – migração não, ou seja, o
complemento, porque o Programa Acertar é Humano de rádio continua, tem sua
marca – mas essa evolução também para um aspecto visual, trabalha novas
perspectivas de referência. A referência significa o seguinte: Quantas pessoas
de sucesso que conhecemos que podemos nos espelhar? É importante saber que
existem pessoas trabalhando, conquistando espaço a partir de seu trabalho e são
referências importantes. A exposição do profissional de coaching, ele pode trazer também essa referência? Ou seja, o
próprio coaching se apresentando traz
a referência possível de melhora do desenvolvimento do trabalho do coaching no país? Mesmo sabendo que esse
programa não aborde especificamente o coaching,
até pelo espaço que vai ter, mas ele vai trabalhar muitas questões da relação
humana, das relações sociais. Esse referencial de exposição, é um referencial
que, hoje, se faz necessário? [SULIVAN] Muita gente tem a percepção que o processo de coaching é para quem tem dinheiro, é só para organizações, são para
pessoas ricas ou coisa do tipo e que não é verdade. Você tem uma meta, precisa de um processo de coaching. Qual é a grande proposta de quando começamos o
Acertar é Humano há dois anos? Qual era a proposta de geração de valor para os
nossos ouvintes? Era pegar temas do dia a dia, – como a própria
vinheta do programa diz – converter isso com foco na solução. Enquanto todo
mundo fala de desgraça e do problema, pegaremos isso e converteremos em um foco
na solução e falaremos sobre esse determinado tópico, isso agradou muitas
pessoas. Enquanto pessoas pegam uma tragédia, um problema e
falam incessantemente daquilo, pegamos a tragédia e o problema e pensamos em
uma forma de solucionar aquilo. Essa é a proposta do coaching. O Acertar é Humano, na televisão não será
diferente, essa é a proposta, então é trazer sempre um conteúdo comportamental,
é fazer o sujeito pensar sobre o que não pensa, que é a proposta de um processo
de coaching. Diretamente falando de comportamento, mas
indiretamente estamos falando de coaching,
são questões comportamentais. Tanto que entregamos aqui no rádio quanto o que
temos como proposta de entregar na TV, no programa, é, justamente, gerar esse
valor para o nosso ouvinte ou telespectador. É fazer com que o sujeito que de
repente está te vendo ali por um, dois minutos, tenha uma percepção, ou quem
sabe um insight, uma ideia que possa
fazer diferença, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. [NÉLSON] Quanto tempo será que levará para virar um programa inteiro? [SULIVAN] Acredito que não muito tempo. Qual é nossa grande proposta dentro da
SLAC hoje? É o que viemos dizendo há algum tempo. Quando
começamos o programa de rádio lá atrás, há dois anos, não se falava na era do
protagonismo, só que já fazíamos isso se antecipando há uma necessidade futura.
Hoje, no final do ano passado, esse ano estão falando muito sobre o
protagonismo e a nossa ideia é gerar conteúdo, valor, fazer com que as pessoas
tenham uma percepção de valor. Conseguimos isso por diversos canais. Fonte número um: Através de todos os nossos programas
de formação. Fonte número dois: Através do programa de rádio gerar
conteúdo para as pessoas, elas buscam, hoje, conteúdo. A empresa que está no
mercado e não fornece conteúdo, está fadada ao fracasso em um curto espaço de
tempo, então o teu cliente, ouvinte, telespectador, aluno, seguidor em uma rede
social, quer conteúdo, as pessoas estão carentes disso, querem consumir esse
conteúdo e o que estamos fazendo no rádio, hoje, é gerando o conteúdo para
essas pessoas. Nós fazemos um programa que depois vai para o site
do programa, vai para o Facebook, que o cara pode baixar, ouvir. Tem gente, hoje, escutando o nosso programa de
metas que foi feito em janeiro de 2014 e que, certamente, vai fazer a diferença
para ele, agora em janeiro de 2016, se é um cara que não sabe traçar uma meta
direito. Então já fica a dica. Entre no site
www.acertarehumano.com.br e lá você tem todos os programas ao longo desses dois
anos e que, certamente, vai agregar valor a você em algumas de nossas falas,
alguns de nossos programas. Nós abordamos até ferramentas de desenvolvimento
pessoal e processo de coaching. Então dentro desses pilares viemos fazendo
programas de rádio, de desenvolvimentos nosso, de informação e, agora, viemos
também com um aplicativo. [NÉLSON] Essa era minha segunda pergunta, porque tenho que fazer minha parte
também. A tecnologia e comunicação são pontos importantes,
hoje em dia. A SLAC está lançando um aplicativo que é a forma da pessoa ter
essa informação que achamos tão importante que tenha essa informação no bolso. Já fiz há algum tempo, – só para podermos fazer uma
amarração – até no dia dos professores, uma entrevista em que falávamos muito
sobre a educação de bolso, não menosprezando, mas que, hoje em dia, as pessoas
levam a informação junto de si, onde estiverem. As pessoas têm pesquisa, tem
acesso às redes sociais, a fontes de pesquisa, a educação e, agora, estamos
vendo também saindo à frente, a SLAC trazendo esse aplicativo. Gostaria que você falasse um pouquinho sobre a
proposta do aplicativo e o que esse aplicativo traz mais uma vez de
contribuição, porque você sabe que nosso ouvinte daqui a pouco vai baixar. Convidamos todos a baixarem e conhecerem esse
aplicativo. Fale sobre ele para nós. [SULIVAN] A proposta do aplicativo foi colocar na mão do usuário, do aluno, do
membro, dos nossos ouvintes dos telespectadores de forma geral, um aplicativo
que gerasse conteúdo para ele. Essa é a ideia. Quantos de nós que pegamos o smartphone, baixamos
um aplicativo e depois em um curto espaço de tempo, uma, duas semanas, não
lembra nem para que baixou e acaba não fazendo nada, porque o aplicativo acaba
sendo inútil. O principal cuidado quando sentamos para pensar
nesse aplicativo, é como fazemos para ter um aplicativo que não seja passivo,
tem que ser ativo, que de uma certa forma gere uma interação, conteúdo, estamos
falando de conteúdo. Foi quando partiu a ideia do lançamento do aplicativo. O que fizemos? Dentro do aplicativo, por exemplo, hoje, você
encontra agenda de cursos, pode ser inscrever para receber informações, se
quiser fazer uma ligação para a SLAC, quiser chegar na SLAC, para quem já é
membro da SLAC tem a área de membros onde acessa e tem acesso a todo o conteúdo
dele que é o conteúdo privado do membro, tem nossa agenda, mapa da região onde
vai realizar os eventos e vê tudo que tem em volta dessa região, tem mural,
conexão com as redes sociais, diversos artigos que são publicados por nossos
membros, então artigos falando sobre desenvolvimento, liderança, gestão de
pessoas, que o sujeito pode acessar e tem uma coisa interessantíssima, em minha
opinião, que já recebemos excelentes feedback, que é o Minuto do Coaching. Então no final do programa fazemos o Minuto do
Coaching, onde eu, na ocasião, deixava uma pergunta que gerava reflexão e, às
vezes, até duas perguntas, para gerar reflexão no nosso ouvinte para o dia a
dia. Então o que estamos fazendo aqui? Existe o Minuto do Coaching, ele está programado,
todos os dias recebe às 9:00 da manhã uma pergunta sobre coaching. [SULIVAN] Por exemplo, a pergunta de, hoje, do Minuto do Coaching que veio via
aplicativo diz assim: DE QUE DEVE DESISTIR, OU DEIXAR DE FAZER,
PARA ATINGIR SEU OBJETIVO? No domingo de manhã pergunta foi a seguinte: PENSE EM TRÊS COISAS QUE PODERIA FAZER PARA
A SUSTENTAÇÃO EM BUSCA DE SEU OBJETIVO E PARA CONTINUAR SE APROXIMANDO DE SEU
OBJETIVO? Então são coisas que muitas vezes caem como uma
luva no dia a dia do indivíduo e que faz com que em um processo de reflexão,
que é a proposta do processo de coaching,
consiga, de repente, ter um insight,
uma ideia e fazer alguma coisa diferente. Então essa é a ideia da proposta, geração de valor
que estamos falando, sobre a ideia do aplicativo. [NÉLSON] É uma motivação a reflexão, acho que isso é importante, porque
precisamos ser cutucados. É isso que o coaching
faz, cutuca. [SULIVAN] O aplicativo veio para gerar nossa conexão com nossos alunos, membros e
até para quem não é. [NÉLSON] O que acho interessante é que não é um aplicativo passivo. O que é um
aplicativo passivo? Preciso buscá-lo para ter acesso as coisas. Aqui
não, ele me oferece, porque você pode habilita-lo para receber, será comunicado
sobre essa nova pergunta. [SULIVAN] Você recebe, religiosamente, todos os dias às 9h00 da manhã, uma
pergunta que gera reflexão que, certamente, vai fazer a diferença. É como se tivesse, ainda que não tenha, não passe
por um processo de coaching, um
minuto de coaching todos os dias e
como se no final de uma semana tivesse, ao invés de uma hora de coaching, pelo menos sete minutos, então
isso é geração de valor. Mesmo que ainda não esteja passando por um processo
de coaching, que nunca tenha passado,
se baixar o aplicativo, no final de uma semana terá passado por sete minutos de
coaching e gratuito. [NÉLSON] Vale a pena conhecer esse aplicativo, porque vai interagindo com o coaching, vai ver no que isso vai
transformar. Você quer descobrir como é antes de buscar alguma
coisa? Baixe o aplicativo e comece a participar desse
processo. Vai perceber o quanto isso pode transformar sua vida, se deixe levar,
ouça, participe ativamente. [SULIVAN] Faz cinco meses que fizemos o lançamento do aplicativo. Foi lançado em
agosto, então agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, hoje, já
atingimos, até o final de dezembro, a marca de 50 mil usuários. Então São 50
mil pessoas conectadas todos os dias através do aplicativo, sendo beneficiadas
com as perguntas de coaching, então
certamente estamos agregando valor a 50 mil pessoas. Essas 50 mil pessoas,
certamente nos acompanham, ouvem nosso programa, vão assistir o programa na TV,
que frequentam nosso site, que de alguma forma estão conectadas conosco todos
os dias. [NÉLSON] Hoje em dia, quando um empreendedor lança um produto, é importante que
atenda uma demanda do mercado e ofereça alguma coisa. Aquela concepção passada
de absorção absoluta do mercado não tem mais função hoje, porque existe uma
relação. Quanto pode me oferecer e que é importante para
mim, para que confie em você? Quem é você para que confie? O programa de hoje é sobre essa exposição e fala
que tenho que me expor, mostrar minha cara, o meu trabalho, de me mostrar para
que as pessoas me conheçam. Hoje em dia, as questões que já foram faladas no
passado como o marketing, uma série de fatores que demonstram quem é, que o
expõe, eles vão além, porque as pessoas estão espalhadas pelo mundo buscando
aquilo que necessitam. A demanda é muito grande e é preciso que se mostre
o trabalho, então as pessoas precisam mostrar o seu trabalho, precisam ser conhecidas,
apresentar aquilo que fazem de bom, porque sempre existe aquele que está
necessitando daquilo que está oferecendo, se for de boa qualidade. Então esse é o novo processo dentro do universo de
comunicação. Participar, conhecer, ver o que está sendo feito, é o que vai
permitir que você um dia também produza alguma coisa na mesma proporção, é uma
escola. [SULIVAN] Para quem quiser ter acesso a esse falado aplicativo que tanto
comentamos, tanto na Apple quanto na plataforma Android, no Google, você tem
acesso. É só colocar SLAC coaching,
lá vai achar o aplicativo, baixar gratuito e habilite para poder receber as
mensagens. Ele dá uma mensagem se autoriza ou não receber as informações, as
mensagens todos os dias e ao habilitar essa mensagem vai receber as perguntas
de coaching todos os dias pela manhã e
certamente vai agregar valor, vai fazer pensar sobre suas metas, seus
objetivos, refletir sobre tudo o que está colocando. Já aproveitando que falei do aplicativo e comentei
as duas últimas perguntas, quero comentar aqui a pergunta do dia primeiro de
janeiro. Foi uma pergunta muito interessante. Nós fizemos a seguinte pergunta
às nove da manhã do dia primeiro de janeiro. QUAL SEU PRINCIPAL DESAFIO PARA 2016? [NÉLSON] Fale porque que eu estava quietinho aqui, Sulivan. [SULIVAN] Porque acabou de derrubar um copo de água em cima da mesa, fez uma
lambança e teve que sair correndo para arrumar. [NÉLSON] Existem coisas que eu mesmo faço. [SULIVAN] Ainda bem que ninguém vê. [SULIVAN] Uma outra coisa que queria falar é o terceiro momento, objeto, quero
que você fale rapidinho sobre a terceira forma que é a revista da SLAC. [SULIVAN] Também lançamos a revista, agora, em novembro, bimestral, com uma
tiragem de 10 mil exemplares. Não é uma revista com o objetivo de vender a SLAC,
tanto que se pegar verá que só o nome é Revista SLAC, mas não traz propaganda
da SLAC. Tem um anúncio, claro, mas não é demasiado e o principal objetivo é
trazer conteúdo. Nessa primeira edição trouxemos na capa o Juliano
Seabra que é Diretor Geral da Endeavour
Brasil. Para quem não sabe, é uma organização sem fins lucrativos, mas
totalmente voltada para empreendedorismo em nosso Brasil e também está presente
em diversos países. A próxima edição que é janeiro e fevereiro, vai sair o
Daniel Goleman na capa e para quem não sabe ele é o pai da inteligência
emocional. Tem uma matéria fantástica com ele, o americano Daniel Goleman na
capa. Então a ideia é trazer gente de peso e conteúdo,
principalmente. [NÉLSON] Muito bem. Minha gente, quem quiser saber um pouco mais da revista,
entre em contato conosco pelas redes sociais e nós daremos mais informações a
respeito disso. Eu vou agradecer mais uma vez o meu amigo Sulivan
por essa entrevista, demonstração e essa explicação do que é a comunicação,
tecnologia, hoje, de empreendedorismo e profissão. Minha gente, até o nosso próximo programa. Um
grande abraço, Sulivan. Na próxima Sulivan já como parceiro do lado, nós
entrevistando alguém. Um abraço a todos, até mais. [SULIVAN] Um grande abraço a todos. Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.Programa Acertar é Humano (28/01/2016)
Nélson Sartori e Sulivan França
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♪ [tema acertar é humano] ♪
ENTREVISTA COM SULIVAN FRANÇA
MINUTO DO COACHING
♪ [tema acertar é humano] ♪
No Programa Acertar é Humano do dia 25/06 o professor Nélson Sartori comentou sobre “Acreditar em si mesmo para realizar algo”. Você sabia que o maior sabotador das suas conquistas é você mesmo? Autossabotagem é quando você coloca as próprias barreiras em volta de você. Ouça o Programa e saiba mais!
Neste Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori abordou a questão do "Tempo" – Você conhece alguém que diga que tem muito tempo e que o tempo tem demorado a passar, que o dia a dia tem sido muito longo? Dificilmente. O tempo é a grande preocupação de todos. Todos temos a sensação de que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Qual a justificativa da ciência sobre essa percepção?
Exemplos de como algumas ideias consideradas absurdas que se tornaram negócios de sucesso. Empreendedorismo, negócios, uma situação profissional diferenciada depende da sua ousadia, disposição e uma boa ideia. O professor Nélson Sartori aborda algumas ideias “estranhas” que deram muito certo como negócio.
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