icone podcasts

PROGRAMA ACERTAR É HUMANO

#056

Em mais um Programa Acertar é Humano o Professor Nélson Sartori explorou “O que pensa um homem de sucesso?” O que grandes empreendedores pensam sobre a forma de agir e se posicionar para uma pessoa ser bem-sucedida?

056 - Programa Acertar é Humano: de 14/05/2015

Programa Acertar é Humano (14/05/2015)

Nélson Sartori e Sulivan França

Tempo de áudio
24 minutos e 15 segundos
Legenda
... ➔ pausa ou interrupção do discurso
[...] ➔ palavra/trecho incompreensível
[comentário] ➔ comentários do transcritor

♪ [tema acertar é humano] ♪

Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching.

Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori.

[NÉLSON] Bom dia, ouvintes. Aqui quem fala é o Professor Nélson Sartori. Hoje nós estamos novamente sozinhos, abandonados, jogados às traças, pelo Sulivan. O Evaldo não se aguenta em lágrimas de tanto que ele chora a falta do Sulivan.

Mas o meu amigo está em sua longa peregrinação pelos estados brasileiros com o seu trabalho de coaching e isso é um mérito dele e é logico que nós temos que aplaudir. Ele é um dos mais importantes profissionais da área no Brasil e porque não dizer da América.

A SLAC é a Sociedade Latino-Americana de Coaching. O grande fundador.

Eu ainda vou trazê-lo aqui para uma entrevista. Já que ele está sempre ocupado, eu vou agendar uma entrevista. Eu vou entrevistá-lo como grande empreendedor que é.

E é justamente disso que nós estamos falando. Em nossa série de programas, viemos falando sobre o pensamento dos grandes empreendedores.

Como pensa o homem de sucesso? O que o fez ter sucesso? Qual foi a atitude dele?

O PENSAMENTO DOS GRANDES EMPREENDEDORES

Eu acho muito interessante, porque muitas vezes o pensamento de um é conflitante com o pensamento do outro. E é aí que está a importância disso: você perceber que não há obrigatoriedade de seguir um padrão, que às vezes uma coisa que dá certo para um, não dá certo para o outro. Experiências diferentes trazem aprendizados diferentes. Essa é a intenção dessa nossa série.

Agora nós estamos fazendo uma pincelada em alguns nomes importantes e depois nós vamos procurar trabalhar paralelamente cada um desses grandes empreendedores, sabendo um pouco mais sobre o que eles têm a falar.

Nós estamos fazendo uma apresentação dos pensamentos gerais e depois vamos conhecer um pouquinho sobre a receita de cada um deles.

Como foi a história dele? O que ele fez para poder conquistar tudo isso e as particularidades disso tudo?

Existem muitas particularidades.

Em nosso último encontro, nós falamos sobre o Steve Jobs, Bill Gates, Abílio Diniz, Romero Rodrigues e hoje nós vamos começar falando sobre o Marcos Galperin, do MercadoLivre.

Marcos Galperin

Qual é o pensamento dele?

Ele diz:

— Pense em um longo prazo.

Porque ele fala pensar a longo prazo?

A nossa perspectiva não pode ser imediatista o tempo inteiro. É lógico que nós não devemos ser apenas o sonhador do futuro. Nós temos que viver o presente. O momento atual é muito importante. É hoje que nós vivemos, comemos, realizamos as coisas. Só que essas realizações têm de continuar. Então o nosso pensamento tem de estar no presente e no futuro.

Quando ele fala pensar a longo prazo, é porque muitas coisas podem dar errado. Então nós temos que saber, caminhando, dar um passo por vez, sabendo que as conquistas vêm, umas com maior dificuldade e outras mais fáceis. Há surpresas no meio do caminho.

Existem projetos que nós produzimos, criamos um projeto e ele acaba imediatamente dando certo. Fantástico, isso é maravilhoso quando acontece. Tanto que esse projeto acaba tomando tanto espaço em nossa vida, que deixa as outras coisas de lado. Acontece com todo mundo.

Às vezes você tem uma viagem que quer fazer, programa a viagem, compra o pacote pronto. Viagem programada. Você começa a viver aquilo, comprar roupa, preparar o seu roteiro e de repente esquece outras coisas, uma dedicação menor ao trabalho, aos investimentos. E o resultado: quando chega o dia da viagem, você está no vermelho. As coisas têm de ter uma projeção em todos os sentidos.

Quando ele fala em pensar a longo prazo, é importante saber que você não vai do dia para à noite fundar uma grande corporação. Não é assim que acontece. Você não vai ter à noite um pensamento e no dia seguinte já colocá-lo em prática efetivamente. As coisas têm de acontecer no seu tempo. Você não pode desistir jamais, mas nem tudo acontece da noite para o dia, como ele disse. Ele até cita um exemplo que eu acho interessante.

— Não é da noite para o dia que você vai fundar uma startup e ganhar milhões.

Não será assim. Ele, como fundador do MercadoLivre, tem um lucro líquido de mais de 55 milhões. Mas será que foi sempre assim? Ou seja, que ele tem esse lucro o tempo inteiro? É lógico que não.

Ele começou com uma empresa pequena de vendas, um site. A coisa foi crescendo e se desenvolvendo.

Mas você tem de ter essa perspectiva. Tem muita gente que se acomoda. Ele cria o seu sonho, é um sucesso, só que ele prefere desenvolver e construir a sua estrutura, dentro daquela perspectiva básica, pequena, algo que vai inspirar muita gente e que de repente, ele que foi o criador da ideia, acaba não conquistando todo o espaço que tinha de merecimento porque teve medo, não projetou, não se dedicou ao trabalho mais para o futuro. Isso precisa acontecer. Eu vejo isso em nossa vida.

Eu acho muito importante aprendermos com esses grandes empreendedores porque são grandes construções de vida e nós construímos a nossa vida o tempo inteiro. Nós temos planos.

Os sonhos nunca terminam. Nós queremos um carro, uma viagem, uma casa, um relacionamento e nós construímos a perspectiva imediatista.

Eu conheci a pessoa ideal; mas e o futuro? Como é o dia a dia?

Eu costumo falar para alguns amigos que nós não pensamos muito na velhice, nós pensamos no momento da chama da paixão. Esse momento interessante, porque você vive intensamente. Deve vivê-lo. Só que desrespeita o amanhã e ao desrespeitar o amanhã, você não promove futuro.

Aquela época em que a beleza física não vai existir mais, a disposição não é a mesma e que você precisa, agora sim, é de um companheiro, uma companheira, para fazer parte da sua vida. Então até no relacionamento e na vida, nós temos que ter uma perspectiva a longo prazo, investir nisso.

Você sabe que a briga de hoje tem de ser solucionada rapidamente, porque no amanhã você continua com a mesma pessoa.

Então como é possível aquelas pessoas que vivem em conflito?

Vivem em conflito e não tem perspectiva de futuro.

Qual é o futuro que eu quero com essa pessoa?

Se eu quero um futuro com essa pessoa, tenho essa perspectiva, tenho de trabalhar desde já para isso.

Se eu tenho uma projeção para o meu amanhã, tenho de exercitar e trabalhar isso desde hoje, saber que algumas coisas não mudarão e outras mudarão, que eu posso conviver sim com essa pessoa, mesmo ela não sendo a pessoa perfeita, lembrando que eu também não sou e nunca vou ser, graças a Deus. Viver com uma pessoa perfeita deve ser extremamente chato. Tudo o que você fala a pessoa já sabe.

Pensar a longo prazo, essa é uma perspectiva para tudo o que se faz. Não significa que você não realize agora, mas sempre faça a projeção de como isso deve estar daqui há algum tempo, ou então se isso for só o primeiro passo, qual o próximo passo a ser dado.

Você sempre tem de ter um projeto de vida, um sonho. É isso que nos faz deitar à noite e acreditar que vamos acordar de manhã. O dia em que não tiver razão alguma para levantar no dia seguinte, você não vai levantar.

Agora um pensamento do Guilherme Paulus, da CVC, uma das mais importantes agências de turismo do Brasil, que nasceu no interior de São Paulo e que teve essa mesma projeção.

Guilherme Paulus

A fala dele é quase que inédita.

— Aprenda com os seus erros.

Isso é o obvio. Aprenda, não coloque o erro como um fracasso na vida, coloque como uma oportunidade.

"Se eu errei, tenho o direito de errar, faz parte da minha natureza" e reverter tudo sem medo de falar que errou. Nós temos medo de falar que erramos. "Poxa, errei".

Nós ouvimos muito isso, às vezes até de professor. O pessoal persegue o professor de português. Ele não pode errar quando fala, escreve. Pode sim, erra e eu erro. Eu assumo, não sei tudo. Há coisas que eu me confundo, principalmente na fala. Quando você está convivendo com as pessoas, de repente eu pego cada falha minha que dentro de um texto eu corrijo e que na minha fala sai errado. Um erro de concordância, o emprego de uma palavra indevida, faz parte. Sim, eu erro.

E nós aprendemos até com a correção dos outros. Não é delicado você sair corrigindo as pessoas, mas às vezes elas se assustam.

"Nossa! Um professor de português fez esse erro, comeu o R do finalzinho da palavra do verbo no infinitivo". Eu faço isso sim. Quando eu estou alegre, então eu faço mais ainda. Aprender com o erro significa estar atento, é atenção.

O que é aprender com o erro?

É ficar atento com as coisas. Tanto erro em nossa vida. Na proporção de nossa vida, mais erramos do que acertamos. Se fosse assim todo mundo ganharia na Mega-Sena no primeiro momento. Seria só um namoro na vida. Conhecer uma pessoa e já iria adiante e não é verdade. Nós erramos muito, o tempo inteiro e é com esse erro mesmo que nós aprendemos. E consequentemente nós aprendemos muito mais do que nós esquecemos as coisas, porque o tanto que erramos, eu acabo vendo isso acontecer conosco o tempo todo.

Erra no investimento ao esquecer alguma coisa, ao ser afoito, falar sem pensar, na briga, no trânsito.

Não erra no trânsito? É lógico que erra. Quantas vezes distraído já cheguei a tomar multa no radar, porque cansado, à noite, voltando para casa, com a cabeça distante, você pega uma estrada vazia e vai indo. Na hora em que viu, passou da velocidade. Você só sente o calor na nuca. Pronto, tomou uma multa. É erro. Passa um pouquinho da velocidade, desvia, se aproxima mais de um carro, ou alguma coisa assim e erra. Então o erro é constante. É essa concepção.

Tem gente que se pune pelo erro. Ele é autopunitivo. Se pune o tempo inteiro, se condena. "Eu só erro"

, só que não percebe o quanto ele aprende com todo esse erro e é isso o que ele tem de valorizar, de ensinar, de mostrar para as pessoas. Minha gente, todo mundo erra. Os nossos erros são constantes, só que se não refletirmos a respeito deles, não adianta nada.

Então isso não é nenhuma novidade. É mais uma pessoa se mostrando humano. Quando o Guilherme Paulus diz: "Aprenda com os seus erros", ele está falando de vida. Não é só de um empreendimento que ele está falando. Ele está falando de tudo. Na vida ele investiu.

Quanto não se erra no começo? Quanto você não investe em uma agência?

Você aposta em coisas que podem não dar dinheiro e outras que podem. Tem muita gente que aposta na sofisticação, acaba sendo extremamente seletivo e tem problemas. Outros na popularização e acabam banalizando o seu negócio. Tudo vai da medida, avaliar as coisas, entender, aprender. Nem tanto para um lado nem tanto para o outro.

William Rosenberg

O segundo acompanha o primeiro, que é William Rosenberg, que é do Dunkin' Donuts. Ele diz o seguinte:

— Não tenha medo de errar.

O Guilherme Paulus fala: "Aprenda com o seu erro," e o outro: "Não tenha medo de errar.".

Se você tiver medo de errar, não arrisca, não ousa, tem medo de viver. Eu tenho medo de errar.

Tem gente que não aceita um relacionamento, busca um novo emprego, pega uma nova oportunidade, porque tem medo de fracassar naquela situação. Nós fracassamos muito em tudo na vida. Fracassa quando pisa errado na rua em cima de uma pedra e torce o pé. Cometeu um erro. Acontece o tempo inteiro. Você vai falar que não pode mais pisar em pedra. Foi um acidente. Eu tenho de ser um pouco mais atento, mas isso acontece.

E ele diz assim: "Mostre alguém que nunca errou e vou mostrar a você alguém que nunca fez coisa alguma.".

"Eu nunca errei", então você não fez nada na sua vida. Como pode ser? Como funciona isso?

Aquilo que nós fazemos com rotina, erramos.

Quantas vezes eu não saio para vir para rádio e acabo indo para outro lugar porque entrei no carro e parece que ele foi sozinho? Parece cavalo velho. O cara sobe no lombo dele depois de tomar um monte de cachaça lá no boteco, na vendinha, sobe no cavalo e o cavalo leva ele para casa.

O meu avô contava essa história que ele tinha essa vantagem: um cavalo treinado, que ele sofreu muito quando ele morreu porque ele ficava jogado no boteco. Na sexta-feira, quando ele ia para a farra quando era solteiro, aí o cavalo levava ele para casa. Aí quando o cavalo morreu, precisava contar com os amigos. Era mais fiel nessa hora porque levava, bem ou mal não questionava.

Então não tenha medo de errar. Vai errar sim. Tenha certeza disso. Você vai errar e precisar caminhar, ir adiante e vai aprender com tudo isso.

Essa daqui já é de alguém não tão conhecido, Walt Disney.

Walt Disney

Será que ele foi um grande empreendedor? E a fala dele foi bem simples.

— É preciso coragem.

E é verdade. Você tem de ter muita coragem.

Só para você ter uma ideia, a Walt Disney Company possui um valor estimado de 45,5 bilhões de dólares. Será que o sonho dele valeu, foi adiante? E a coragem dele de investir em desenho animado? Investiu para crianças.

Hoje em dia nós vamos dizer que os desenhos da Disney conquistam só crianças?

Muito pelo contrário.

Os estúdios da Disney têm um acordo e trabalham muito com brasileiros, por causa desse espírito brasileiro de ir adiante, de não se prender a preconceitos, conviver com a crise. Você quer mais coragem e convivência com o erro do que o brasileiro? Nós estamos acostumados a conviver com tantos erros que se cometem junto de nós. É preciso ter coragem sim.

Então na fala dele, nós encontramos muito daquilo que nos freia, a falta de coragem, o medo de errar, que nós falamos. Você não pode ter medo de errar, então precisa ter coragem sabendo que vai errar. Sem ser irresponsável, mas atento. Eu preciso testar, fazer algo, para que isso dê certo. Dando certo, ótimo. Não dando certo, eu revejo o erro, corrijo e continuo adiante.

Nós temos o próximo que é o Jeremy Liew.

Jeremy Liew

Ele é sócio da Lightspeed Venture Partners. É alguém que tem uma concepção bastante clara sobre a questão de desistir. Ele falou assim:

— Não desistir é uma mentira.

Lembre-se que eu falei a vocês que muitas vezes a fala de um entra em conflito com a fala de outro.

Ele diz aqui o seguinte: "Que não desistir é uma mentira, é preciso sim.".

Ele também diz:

— Sabe aquela história de nunca desistir dos seus sonhos? Isso é mentira. Você tem de saber a hora de desistir, reverter a situação e ir para o outro lado, porque às vezes nós vivemos a ilusão.

Então é importante você saber diferenciar a ilusão da realidade. É conceber tudo isso.

E ele diz que muitas vezes a pessoa constrói uma concepção que diz o seguinte: "Trabalhar duro é importante.". Ele falou que não. Trabalhar duro normalmente não é a solução. Muita gente trabalha duro a vida inteira, agora fazer algo diferente é quase sempre a resposta correta.

Qual é a concepção?

"Eu vou trabalhando duro e não tenho resultado". É importante saber a hora de mudar, de abandonar o barco e de reconstruir a sua trajetória.

E a última de nossa série que é do Mark Otero, da CEO.

Mark Otero

Ele diz o seguinte:

— Erre rápido.

Olha que interessante. Nós falamos sobre erro. Quantos falam sobre o erro? Só que ele diz o seguinte:

— Erre rapidinho. Não interessa quanto esforço você investiu em uma ideia, ela pode dar errado.

E é verdade. Vai dizer que não? Pode dar errado sim.

Então ele falou assim:

— Comece logo para poder errar logo.

Então não fique com medo.

"Será que eu vou errar?". Ele falou: "Comece.". Você teve uma ideia, organizou? Comece. É melhor você errar rapidamente colocando em prática, podendo reverter tudo isso e renovar essas estruturas com bastante rapidez. Quando você erra, pode ajustar. Se você não vê o seu erro ou não acredita nisso, você pode construir um erro cada vez maior.

Então o que ele diz?

— Tente logo. Erre rápido. Conheça, saiba que você vai errar. Comece rapidamente as modificações, as alterações e continue no seu projeto no mesmo ritmo.

Então, para ele, errar rápido é um risco.

Então vejam como essas conversas se cruzam com bastante intensidade. Eu acho que o que mais ficou claro aqui para nós é quanto à ousadia, o espírito empreendedor, de coragem e ao mesmo tempo ter a consciência de que o erro existe e de que com ele você vai aprender, não pode ter medo de errar. Tem de ter sempre um espírito pronto às conquistas e essas conquistas devem vir do produto desse investimento.

Está bom? Minha gente, foi um grande prazer estar aqui hoje com vocês e nos vemos na próxima semana. Um grande abraço a todos nessa manhã fria de São Paulo.

♪ [tema acertar é humano] ♪

Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.

Outros Podcasts

076 - Programa Acertar é Humano: de 17/03/2016

#076

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o poder que a mídia tem atualmente, sendo ao mesmo tempo a heroína e vilã.

075 - Programa Acertar é Humano: de 10/03/2016

#075

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o tema "virar a mesa", ou, dar a volta por cima, transformar alguma coisa ruim em algo bom. O que é preciso fazer para virar a mesa?

074 - Programa Acertar é Humano: de 03/03/2016

#074

"Escrevendo nossa história" - você é passivo ou ativo quando se fala da história da sua vida? O professor e apresentador Nélson Sartori traz esse tema no programa do dia 03/03/2016.

073 - Programa Acertar é Humano: de 18/02/2016

#073

O professor e apresentador, Nélson Sartori, fala neste programa sobre "juventude eterna". Como as pessoas têm tratado esse tema como um sonho, um desejo, que, muitas vezes, pode trazer sérias consequências.

071 - Programa Acertar é Humano: de 04/02/2016

#071

No Programa de véspera de carnaval, o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre as relações humanas e comunicação nas redes sociais.

070- Programa Acertar é Humano: de 28/01/2016

#070

O apresentador e professor Nélson Sartori continua a entrevista com o master coach e presidente da SLAC Coaching, Sulivan França.

069 - Programa Acertar é Humano: de 21/01/2016

#069

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori entrevista o presidente da SLAC Coaching, Sulivan França. O profissional conta sua história como profissional de coach.

068 - Programa Acertar é Humano: de 31/12/2015

#068

No último dia do ano de 2015, o apresentador Nélson Sartori faz uma retrospectiva dos temas destaques que foram abordados durante o ano.

067 - Programa Acertar é Humano: de 03/12/2015

#067

Dando continuidade ao projeto de esclarecimento de pesquisa o apresentador Nélson Sartori traz mais uma vez ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva.

066 - Programa Acertar é Humano: de 19/11/2015

#066

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori bate um papo com o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. Neste programa o tema foi conflitos no Oriente Médio.

065 - Programa Acertar é Humano: de 12/11/2015

#065

No Programa Acertar é Humano de 12 de novembro o professor Nélson Sartori leva ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. O tema abordado foi a tragédia de Mariana.

064 - Programa Acertar é Humano: de 01/10/2015

#064

O apresentador e professor Nélson Sartori fala sobre um tema muito importante na vida de todos: a esperança. Quem tem esperança tem dentro de si otimismo e felicidade. Como seria possível projetar uma história para a sua vida sem ter esperança?

063.1 - Programa Acertar é Humano: de 24/09/2015

#063.1

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori traz uma reflexão sobre a passagem que todos farão. Como você tem cultivado o que é importante para você? Como será a sua partida? Como você gostaria que ela fosse?

063.0 - Programa Acertar é Humano: de 17/09/2015

#063.0

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori aborda o tema “medo de mudar”. Como lidar com momentos de necessidade de mudança? Como deixar a zona de conforto?

062 - Programa Acertar é Humano: de 10/09/2015

#062

Neste Programa Nélson Sartori aborda o tema “missão de vida e como lidamos com ela”. Todo nós temos uma missão de vida e criamos projetos. Como administrar esses projetos para que a missão não falhe?

061 - Programa Acertar é Humano: de 25/06/2015

#061

No Programa Acertar é Humano do dia 25/06 o professor Nélson Sartori comentou sobre “Acreditar em si mesmo para realizar algo”. Você sabia que o maior sabotador das suas conquistas é você mesmo? Autossabotagem é quando você coloca as próprias barreiras em volta de você. Ouça o Programa e saiba mais!

060 - Programa Acertar é Humano: de 18/06/2015

#060

Neste Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori abordou a questão do "Tempo" – Você conhece alguém que diga que tem muito tempo e que o tempo tem demorado a passar, que o dia a dia tem sido muito longo? Dificilmente. O tempo é a grande preocupação de todos. Todos temos a sensação de que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Qual a justificativa da ciência sobre essa percepção?

059 - Programa Acertar é Humano: de 11/06/2015

#059

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori falou sobre “Alguns dos grandes empresários que foram referência no mundo pelos grandes feitos. E esses cometeram erros? Quais?”. Conheça um pouco da história de homens de sucesso!

058 - Programa Acertar é Humano: de 04/06/2015

#058

No feriado de 04/06 o professor Nélson Sartori abordou o tema “As principais queixas dos empreendedores”. Quais são as dificuldades que o novo empreender enfrenta quando vai abrir um negócio?

057 - Programa Acertar é Humano: de 28/05/2015

#057

Exemplos de como algumas ideias consideradas absurdas que se tornaram negócios de sucesso. Empreendedorismo, negócios, uma situação profissional diferenciada depende da sua ousadia, disposição e uma boa ideia. O professor Nélson Sartori aborda algumas ideias “estranhas” que deram muito certo como negócio.

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

0800 885 5604

info@slacoaching.org

Sociedade Latino Americana de Coaching

0800 885 5604
info@slacoaching.org

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!

Olá! Seja atendido via Whatsapp