icone podcasts

PROGRAMA ACERTAR É HUMANO

#054

“Dicas para o sucesso de um homem, segundo Bill Gates.” Esse foi o tema discutido no Programa Acertar é Humano de 30/04. Nélson Sartori comentou um reportagem em que Bill Gates fala sobre algumas regras para alcançar o sucesso.

054 - Programa Acertar é Humano: de 30/04/2015

Programa Acertar é Humano (30/04/2015)

Nélson Sartori e Sulivan França

Tempo de áudio
25 minutos e 32 segundos
Legenda
... ➔ pausa ou interrupção do discurso
[...] ➔ palavra/trecho incompreensível
[comentário] ➔ comentários do transcritor

♪ [tema acertar é humano] ♪

Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching.

Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori.

[NÉLSON] Bom dia, ouvintes. Aqui é o professor Nélson Sartori, desejando a vocês uma bela quinta-feira. Mais uma vez mono. Hoje é monorrádio. O estéreo não veio hoje.

Mais uma vez o meu companheiro de rádio, Sulivan França, está em suas peregrinações missionárias pelo coaching brasileiro. Está realizando suas palestras, então ele não pode estar aqui conosco hoje. Então nós vamos tentando fazer aqui a metade do que seria possível.

Hoje eu trouxe aqui uma reportagem que o Bill Gates deu, falando sobre dicas para o sucesso de um homem. O que uma pessoa precisa para ter sucesso, isso segundo a visão dele, é lógico. É importante que tenhamos sempre um filtro, já que se trata de uma visão pessoal, mas vejam bem, é uma visão respeitável.

É importante termos em mente que os grandes homens tiverem oportunidades, que talvez você não tenha, mas a maioria deles soube aproveitar oportunidades que outros não sabem. As oportunidades nos aparecem também, o difícil é o risco. Isso daí nós já falamos em outros programas. Correr riscos é importante. Não é uma vida inteira. Há coisas que você precisa saber onde colocar o pé. Há momentos em que você tem necessidade de segurança. Então não são riscos a vida inteira, mas se você procura em algum momento se destacar, vai ter de correr riscos.

Então eu trouxe dez pontos importantes que ele falou. Eu acho importante ouvirmos aqueles que tiveram experiências de sucesso, para que nós possamos ter nosso referencial. São frases que tentaremos analisar para ver se servem para nós.

DICAS DE SUCESSO

A primeira regra ele diz o seguinte: “A vida não é fácil, acostume-se com isso”. É importante avaliar em que sentido ela não é fácil, porque quando nós falamos que o Bill Gates diz que a vida não é fácil, imagina para os outros. Tem que haver um filtro. Ela não é fácil a partir do momento que as coisas não caem do céu.

Essa época da nossa existência o trabalho é a grande realização do homem. Ele tem de acordar cedo, ele tem de suar a testa se ele quiser conseguir alguma coisa. Aquele que recebe tudo de mão beijada não tem competência para administrar, ele vai ter de buscar a sua competência.

A competência não nasce com você. Você tem de programa-la, você tem de estudar, se preparar para poder ter esse tipo de competência. Então nesse sentido você tem de se movimentar. Quando ele fala que a vida não é fácil e você tem de se acostumar é porque as coisas não virão facilmente. Ninguém vai ficar oferecendo o tempo inteiro a você tudo aquilo que você precisa. Nós não seremos eternamente filhos de pais dedicados. A vida é mãe, mas é uma mãe que educa muitos filhos e nem sempre é possível agradar a todos. De vez em quando uma palmadinha todo mundo leva e a vida não cansa de dar palmada em nós.

É importante você aprender que o dia a dia de existência é muito mais fácil hoje do que já foi no passado para a humanidade, mas ainda assim as coisas não acontecem sozinhas. Você quer ter uma vida confortável, você vai ter de trabalhar por isso. Você quer ter prestígio, você vai ter de conquistar isso. E esse prestígio não vem só pelos belos olhos, até mesmo porque os belos olhos um dia se embaçam.

Nós queremos reconhecimento pelas realizações. E realização gramaticalmente falando você tem a ação real, uma real ação, é a realização. Você realiza de fato. Então o fato só acontece se você trabalhar. As coisas não vem sozinhas.

Então a primeira regra dele é você avaliar a vida, avaliar o mundo, de uma maneira geral, sabendo que você vai ter de trabalhar, que cada sonho que você tem é na verdade o estopim para que você dê o primeiro passo. O sonho não significa a conquista, o sonho significa a direção. Eu tenho um sonho e eu quero conquistar esse sonho, ele me aponta para tal direção e assim que eu tenho que fazer, caminhar. A reflexão está ligada à caminhada. Disso não se pode desistir.

Segunda regra. “O mundo não está nem um pouco preocupado com a sua autoestima. Ele espera que você faça alguma coisa útil por ele, antes de se sentir bem consigo mesmo”. Às vezes a pessoa está sempre preocupada com ela mesma, eu não sou reconhecido, eu gostaria de ser reconhecido e admirado por todos. O mundo e as pessoas não vão simplesmente abraçar você só porque você está carente o tempo todo. Não que o mundo não faça isso, não que as pessoas não façam isso. Sempre existe um braço amigo para acolher você, agora não pense que isso é vida.

Existem aqueles que precisam de você e na hora da troca você vai ter de fazer a sua parte. Então quando ele diz que você para se sentir bem consigo mesmo, você tem de procurar a ser útil, é porque na verdade é a ação que faz da nossa vida valer a pena, ou seja, se você não faz nada, não faz coisa alguma pelos outros, não faz coisa alguma pelo mundo, o que você espera do mundo, porque ele faria algo com você.

Existem tantos movimentos que nós vemos por aí de ação, de preocupação. Tem pessoas que não estão preocupadas com o mundo em que ele está. Pessoas que não são capazes de gostar de um animal, de um bicho. São coisas simples, mas importantes na sua vida. Você se sente realmente importante quando você também cuida dos outros. Tem gente que espera que o mundo cuide dele. E a outra parte? A continuidade é essa. Eu fui educado pelos meus pais e tenho os meus filhos que merecem e contam com o meu trabalho de educação e eu tenho que prepará-los para os que um dia virão através deles. Então esse trabalho é contínuo, não adianta ficar lamentando.

Não adianta ficar achando que o mundo olhou para você e o esqueceu. As pessoas às vezes transferem todo o seu fracasso como culpa alheia. Então pensa bem nisso. O mundo não está preocupado se você está sofrendo com a sua autoestima. Essa é a visão do Bill Gates, de alguém que teve que abandonar tudo isso. Teve que superar essa ideia. Aquele menino que teve uma ideia poderia ter ficado só nela. Todos nós temos ideias. Agora você ir adiante e transformar isso daí em fato, exige organização, dedicação e foco.

Terceira regra. Essa é interessante porque trabalha com ilusão. Ele diz o seguinte: “Você não ganhará 10 mil por mês assim que sair da escola. Nem será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que tenha suado dia e noite”.

As pessoas acreditam, tem aquele seu sonho e todo mundo se vê bonito. Todo mundo se vê de paletó e gravata, atrás de uma mesa bonita, com prestígio. Todo mundo se vê como o Evaldo. O Evaldo está aqui na minha frente. É um ícone, uma referência de sucesso humano.

Agora vejam só. Quem consegue isso o tempo inteiro? Sem sair de lá da terrinha e vir aqui capinando, sofrendo. Você conquistou o seu sucesso com trabalho. É disso que ele fala. Não pense que você vai sair do seu estado de estagnação e a partir de agora eu quero sucesso. Só deu a partida para muito trabalho.

O importante é entender que nós falamos tanto de trabalho porque é isso que traz a realização. Eu sempre lembro dos meus 18 anos, quando eu quis o meu primeiro carro. A minha família não era uma família com posses a ponto de poder me dar o carro do sonho. Eu sabia disso, por isso quando eu cheguei aos meus 16 anos, que meu sonho começou a se modelar na minha cabeça, eu pensei não adianta nada esperar pelo meu pai, porque ele mata um leão todo dia para poder garantir o trabalho, a manutenção da família dele. Eu já estou buscando minha independência, é hora de eu começar a construí-la. Então não deu outra, vai devagarzinho, juntando um dinheirinho dois anos para dar entrada, não era para comprar, não fique pensando que em 2 anos juntou e comprou o carro, acho que nem hoje dá para fazer isso.

Vou comprar um carro zero. Vou juntar dinheiro dois anos. Dois anos é o que você paga da prestação da outra metadezinha e olhe lá, não é baixo. Mas a realização foi justamente essa. O primeiro carro conquistado e trabalhado. Era pequenininho, velhinho, eu passava o final de semana lavando ele, que era uma beleza. Nem tinha o que lavar. Lavava ferrugem, mas não faz mal, eu lavava mesmo assim, passava uma graxinha, fazia ele funcionar bonitinho. Essa era uma grande realização.

Eu tinha amigos que tiveram oportunidades, não estou criticando absolutamente, que o pai teve condições e deu um carro para eles muito melhor do que o meu. Não era o carro em si, mas era a conquista. Eu havia conquistado, eu havia comprado o meu carro. Eu acordava e falava que importante essa pequena realização. Era uma das minha realizações. Eu estava começando a somar coisas na minha vida. Está certo que roubaram o meu carrinho, era para mostrar que eu tinha condições de comprar outro depois, trabalhando de novo. A vida às vezes rouba da gente as coisas, mas ela dá oportunidade para você conquistar de novo. É para que você não se esqueça que se você conseguiu um, consegue o segundo.

Você pode conseguir muita coisa ou não conseguir coisa alguma. Depende justamente de você acordar cedo e ir trabalhar. Então quando ele fala que você vai ter de suar bastante o tempo inteiro, ele está dando um valor bastante positivo. É o trabalho, a conquista, a realização e não importa se foi aquele tênis, porque também tinha isso quando era pequeno. Juntava dinheiro para comprar um tênis, não dava para ficar pedindo para os pais.

Então tinha que fazer um bico. Vendia pipa na feira, vendia muita pipa na feira. Lavava os carros dos vizinhos. Naquela época podia, não tinha tanta falta d’água. Nós íamos para rua e já tinha até clientela. Chegava sábado, trabalhava das sete ao meio dia. Quando chegava ao final de 2, 3 meses, eu tinha dinheiro para comprar o meu tênis. Foi sempre feito dessa maneira. Não que eu seja um exemplo, eu tive todos os meus fracassos também na vida, mas nós pegamos aquilo que foi positivo.

Essa quatro, eu adorei. Ele diz assim: “Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você”. O professor espera algo de você porque ele está dando algo a você. Ele tem uma perspectiva bem diferente, o professor não é o seu padrão. Ele na verdade quer ensinar você. Ele se realiza com a sua conquista e se frustra com o seu fracasso porque o seu fracasso é dele. Ele que não teve também condições, não conseguiu capturar você, não conseguiu te resgatar. Não foi capaz de dar a você o que você precisava ou porque você não queria ou porque ele não foi capaz naquele momento. Então não importa a avaliação, por mais que ele faça, ele se frustra.

O seu chefe, não, minha gente. O seu chefe está trabalhando com você e ele tem uma meta a ser cumprida e você faz parte de tudo aquilo que ele precisa para atingir aquela meta. Ele vai forçá-lo para que aquela meta seja atingida. Afinal de contas você já recebe algo em troca daquilo que você está se despondo. Você buscou o seu sustento em troca de seu trabalho e ele irá exigir que seu trabalho seja muito bem feito. Então não existe essa relação de pena, de dó, de compaixão.

É trabalho, só que vejam a grande diferença, o seu professor dá algo a você, o seu patrão quer algo de você. Muda muito. Às vezes nós temos de reconhecer um pouco dessa questão da hierarquia. Nós falamos isso para os jovens e é importante. Cada coisa ao seu tempo. Também eu acho que exigir que um adolescente tenha a consciência de um adulto é exigir demais. Não está no tempo dele. Às vezes eu via isso dos meus alunos. Eu comentava às vezes, não diretamente a eles, porque também não podia dar essa bandeira, mas eu falava: “É totalmente compreensível, tantos meninos bonitos, tantas meninas bonitas, eles vão ficar olhando para mim. Eles têm que olhar um para o outro”. Iam muitas vezes mal na prova, não tinham o resultado esperado, mas até que eles tinham uma boa justificativa. Para mim, pelo menos servia para eu não me frustrar tanto. Eu falava que estava tentando oferecer o melhor só que melhor do que eu existe muita coisa por aí, principalmente para atenção durante a juventude, durante a adolescência. Está certo que eles tinham de ter um momento para mim também, alguns não queriam saber de mim em momento algum, mas mesmo assim ali nós oferecíamos.

Dentro do trabalho não existe essa relação branda. Dentro do trabalho existe uma relação de compromisso. É justamente por isso que não haverá essa relação de afetividade de pena. Você realiza o trabalho, você é aceito. Você não realiza o trabalho, tchau.

Regra número 5. Essa daqui é uma regra interessante. Ele diz assim: “Fazer bicos ou trabalhar durante as férias não está abaixo de sua posição social”. Seus avós têm uma definição diferente para isso. Tem gente que tem medo de trabalhar além daquilo que está predisposto, que está lá no seu registro. Não, minha gente. Conquista é trabalho. Muitas vezes nós trabalhamos muito mais do que o horário que é devido. Você sai do trabalho, vai para casa e continua trabalhando.

Regra número 6. “Se você fracassar não é culpa de seus pais”. Então não lamente pelos erros deles. Tem muita gente que diz não ter oportunidades porque os pais era pobres, eram isso, eram aquilo. Muita gente teve pai pobre e foi atrás do seu próprio mundo. Foi atrás da sua própria conquista, do seu próprio sonho. Ao invés de ter neles a desculpa do seu fracasso, aprenda com eles. Se eles cometeram erros, aprenda com esses erros e dê a volta por cima.

Essa daqui eu acho ótima. “Televisão não é vida real”. Na realidade as pessoas não vivem em barzinhos, boates, porque eles precisam trabalhar. Você pega novela de televisão, ninguém trabalha. Eu acho incrível. Sempre comentei uma coisa, não isso, não estou plagiando o Bill Gates, mas uma coisa que eu achava interessante era que todo mundo acordava de manhã e tinha um tempo para tomar café da manhã. As pessoas na televisão acordam, não importa a condição social, eles se sentam a mesa, todos em família, juntos, eles comem fruta, tomam café. Eu acho que eu sou meio gauche na vida, eu sou torto.

Eu sempre acordo correndo, em horário diferente dos outros, é aquele pãozinho ou se tiver na geladeira ou então ele está murcho, porque é do dia anterior. Quando dá tempo de ir à padaria tudo bem. Então a vida real é bem diferente. Garanto que os artistas de televisão têm a mesma vida que nós. Tem gente que acha que gravar um filme, gravar uma novela, é fácil. Eu falo isso daí porque hoje em dia eu trabalho muito com a gravação de aulas. E às vezes você fica dentro de estúdio seis horas. Parece uma eternidade, minha gente. É uma solidão. Parece que é rapidinho. Você fica seis horas, não fique pensando que você gravou seis horas, aquelas seis horas foi para sair meia horinha.

A vida real é outra coisa, mesmo para aqueles que você vê ali. Aquela moça bonita da televisão, para continuar bonita vai ter que malhar muito. Então as coisas não vêm fáceis de maneira nenhuma.

Número 8. “Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim”. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isso não se parece absolutamente nada com a vida real. Se pisar na bola, está despedido. Portanto faça certo da primeira vez.

É bem radical o que ele falou. Ele está fazendo uma comparação entre dois momentos. O momento do aprendizado e o momento do trabalho, de assumir a posição na vida. Tem de realmente saber o que é uma coisa e o que é outra em cada momento. São momentos diferentes de responsabilidade.

A nona. “A vida não é dividida em semestres”. Nem sempre você tira férias e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período. A vida não tem férias. Ela começa e vai em frente. É o tempo todo.

E a última. “Seja legal com os CDFs”. CDF eu não vou traduzir para nós. Todo mundo sabe o que é. Aqueles estudantes que os demais julgam serem os babacas. Ele falou assim: “Existe uma grande possibilidade de você vir a trabalhar para um deles um dia”. Essa é a história do próprio Bill Gates que era um desses nerds, como se chama também, e visto lá o bobão, que hoje é uma das grandes fortunas do mundo.

Nós vimos um pouquinho da fala de alguém de prestígio e sucesso que teve conquista e por mais que não seja unânime e absoluta a visão dele, muito de tudo isso que ele tem a falar serve para que nós possamos refletir. E é em cima disso, de carreira, de reflexão e de meta na vida que nós nos programamos o tempo inteiro.

Foi esse o nosso recadinho de hoje. Para vocês, o nosso trabalho com as dicas do Bill Gates. Nos vemos novamente na próxima semana. Todos juntos aqui e se possível, com o nosso amigo Sulivan França.

Um abraço a todos. Até mais.

♪ [tema acertar é humano] ♪

Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.

Outros Podcasts

076 - Programa Acertar é Humano: de 17/03/2016

#076

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o poder que a mídia tem atualmente, sendo ao mesmo tempo a heroína e vilã.

075 - Programa Acertar é Humano: de 10/03/2016

#075

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o tema "virar a mesa", ou, dar a volta por cima, transformar alguma coisa ruim em algo bom. O que é preciso fazer para virar a mesa?

074 - Programa Acertar é Humano: de 03/03/2016

#074

"Escrevendo nossa história" - você é passivo ou ativo quando se fala da história da sua vida? O professor e apresentador Nélson Sartori traz esse tema no programa do dia 03/03/2016.

073 - Programa Acertar é Humano: de 18/02/2016

#073

O professor e apresentador, Nélson Sartori, fala neste programa sobre "juventude eterna". Como as pessoas têm tratado esse tema como um sonho, um desejo, que, muitas vezes, pode trazer sérias consequências.

071 - Programa Acertar é Humano: de 04/02/2016

#071

No Programa de véspera de carnaval, o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre as relações humanas e comunicação nas redes sociais.

070- Programa Acertar é Humano: de 28/01/2016

#070

O apresentador e professor Nélson Sartori continua a entrevista com o master coach e presidente da SLAC Coaching, Sulivan França.

069 - Programa Acertar é Humano: de 21/01/2016

#069

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori entrevista o presidente da SLAC Coaching, Sulivan França. O profissional conta sua história como profissional de coach.

068 - Programa Acertar é Humano: de 31/12/2015

#068

No último dia do ano de 2015, o apresentador Nélson Sartori faz uma retrospectiva dos temas destaques que foram abordados durante o ano.

067 - Programa Acertar é Humano: de 03/12/2015

#067

Dando continuidade ao projeto de esclarecimento de pesquisa o apresentador Nélson Sartori traz mais uma vez ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva.

066 - Programa Acertar é Humano: de 19/11/2015

#066

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori bate um papo com o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. Neste programa o tema foi conflitos no Oriente Médio.

065 - Programa Acertar é Humano: de 12/11/2015

#065

No Programa Acertar é Humano de 12 de novembro o professor Nélson Sartori leva ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. O tema abordado foi a tragédia de Mariana.

064 - Programa Acertar é Humano: de 01/10/2015

#064

O apresentador e professor Nélson Sartori fala sobre um tema muito importante na vida de todos: a esperança. Quem tem esperança tem dentro de si otimismo e felicidade. Como seria possível projetar uma história para a sua vida sem ter esperança?

063.1 - Programa Acertar é Humano: de 24/09/2015

#063.1

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori traz uma reflexão sobre a passagem que todos farão. Como você tem cultivado o que é importante para você? Como será a sua partida? Como você gostaria que ela fosse?

063.0 - Programa Acertar é Humano: de 17/09/2015

#063.0

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori aborda o tema “medo de mudar”. Como lidar com momentos de necessidade de mudança? Como deixar a zona de conforto?

062 - Programa Acertar é Humano: de 10/09/2015

#062

Neste Programa Nélson Sartori aborda o tema “missão de vida e como lidamos com ela”. Todo nós temos uma missão de vida e criamos projetos. Como administrar esses projetos para que a missão não falhe?

061 - Programa Acertar é Humano: de 25/06/2015

#061

No Programa Acertar é Humano do dia 25/06 o professor Nélson Sartori comentou sobre “Acreditar em si mesmo para realizar algo”. Você sabia que o maior sabotador das suas conquistas é você mesmo? Autossabotagem é quando você coloca as próprias barreiras em volta de você. Ouça o Programa e saiba mais!

060 - Programa Acertar é Humano: de 18/06/2015

#060

Neste Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori abordou a questão do "Tempo" – Você conhece alguém que diga que tem muito tempo e que o tempo tem demorado a passar, que o dia a dia tem sido muito longo? Dificilmente. O tempo é a grande preocupação de todos. Todos temos a sensação de que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Qual a justificativa da ciência sobre essa percepção?

059 - Programa Acertar é Humano: de 11/06/2015

#059

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori falou sobre “Alguns dos grandes empresários que foram referência no mundo pelos grandes feitos. E esses cometeram erros? Quais?”. Conheça um pouco da história de homens de sucesso!

058 - Programa Acertar é Humano: de 04/06/2015

#058

No feriado de 04/06 o professor Nélson Sartori abordou o tema “As principais queixas dos empreendedores”. Quais são as dificuldades que o novo empreender enfrenta quando vai abrir um negócio?

057 - Programa Acertar é Humano: de 28/05/2015

#057

Exemplos de como algumas ideias consideradas absurdas que se tornaram negócios de sucesso. Empreendedorismo, negócios, uma situação profissional diferenciada depende da sua ousadia, disposição e uma boa ideia. O professor Nélson Sartori aborda algumas ideias “estranhas” que deram muito certo como negócio.

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

0800 885 5604

info@slacoaching.org

Sociedade Latino Americana de Coaching

0800 885 5604
info@slacoaching.org

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!

Olá! Seja atendido via Whatsapp