Um bom Coach necessariamente terá a sua disposição um vasto repertório de perguntas. Durante a minha formação "Professional Coach Certification", o Master Coach e Trainer da SLAC, Fabrício Campos, utilizou um interessante exemplo da importância deste instrumento no exercício da profissão. Ele utilizava cartões para escrever as perguntas e depois os fixava em locais de fácil visualização em sua casa.

Dessa forma, ele poderia constantemente relembrar e memorizar as perguntas que seriam úteis nos processos de Coaching que conduzia. Certa vez, viajou e deixou suas perguntas tal como estavam e, logo depois, foi surpreendido com uma ligação de sua filha, que dizia: "pai, como o senhor vai trabalhar se deixou suas perguntas grudadas nas paredes daqui de casa?!".


Coaches precisam de perguntas

Isso é um perfeito reflexo da realidade: os coaches precisam andar com as suas perguntas, pois falam com seus clientes através delas desde o início até o fim da sessão. Como expliquei no artigo anterior, o objetivo de um coach é de auxiliar seu cliente a ter uma ampla perspectiva da mudança que deseja promover em sua vida e auxiliá-lo neste percurso, promovendo seu autodesenvolvimento. 

As perguntas fazem de um coach um verdadeiro coach. Ao contrário do que pode se pensar, um profissional de Coaching não deve trazer soluções, indicações, conselhos, críticas, sugestões, induções ou respostas. Sua postura deve ser de total neutralidade e imparcialidade. Não deve haver julgamento ou qualquer tipo de preconceito. O seu trabalho consiste em tão somente perguntar.

Mas como esse sujeito que apenas pergunta vai te auxiliar no processo de mudança? Como as perguntas irão te auxiliar a sair do estado atual para o estado desejado? Como essas perguntas impulsionarão seus resultados?


As chamadas "Perguntas Poderosas"

Sulivan França, Presidente da SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching, explica que as perguntas de um coach são poderosas e sempre causarão algum tipo de movimento no cliente, pois são elaboradas e sequenciadas por meio de uma escuta atenta e estruturada. 

As informações que o cliente apresenta na sessão são extremamente valiosas para o coach. A escuta atenta e estruturada permite ao coach capturar essas informações e elaborar a pergunta seguinte, gerando impulsão e movimento no processo. Por meio desse ciclo, é formada uma relação de empatia entre o cliente e o seu coach. Mas é importante deixar claro que não se trata de uma relação de confidências ou conselhos, mas sim para o desenrolar do processo.


A escala das "Perguntas Poderosas"

As perguntas de um coach têm níveis de força. Elas buscam extrair do coachee respostas importantes para revelar sua própria perspectiva sobre o assunto. Podemos figurar as perguntas em uma espécie de escala. Veja: 

- Perguntas sobre missão e papel. Essas perguntas estão no topo da escala. Atingem o aspecto de propósito da vida do indivíduo. 

- Perguntas sobre motivação. Atingem o aspecto de valores do indivíduo. Justificam o porquê o coachee faz o que faz. 

- Perguntas sobre estratégia. Procuram definir como o coachee irá agir para alcançar seus objetivos. 

- Perguntas sobre ação. Especificam o que será feito para atingir o objetivo. 

- Perguntas sobre espaço. Vão ao ponto mais prático, de quando, onde e com quem as ações serão tomadas. 

Respondendo essas e outras perguntas, o coachee terá mais e mais perspectiva acerca do que está sendo tratado na sessão e no processo de Coaching como um todo. Em outras palavras, o Coachee será colocado em um estado de consciência elevada.


A Consciência Elevada

O leitor por pensar o seguinte: "Ao invés de responder dezenas de perguntas não seria mais fácil contratar um consultor ou mentor? Afinal, ele me dirá exatamente o que fazer!". 

No livro "O jogo interior do tênis", o autor Timothy Gallwey relatou sua experiência com alunos de tênis. Percebeu que lhes dar sugestões, opinar ou fazer diretamente correções e instruções não gerava as mudanças esperadas em seus resultados. Resolveu então mudar a estratégia: passou a colocar os alunos em perspectiva, para eles próprios enxergarem seus estados atuais e tomarem consciência da realidade.

A partir daí os resultados efetivamente chegaram. Ou seja, o fator promotor da mudança não estava na entrega de uma solução pronta, mas sim no autodesenvolvimento do aluno advindo da elevação da consciência.

Esse é exatamente o efeito que as perguntas do Coach geram em seus clientes: Elevar suas consciências o máximo possível. 


A pergunta mais poderosa

E nesse ponto é feita a pergunta mais poderosa de todas: "O que você decide fazer?". 

Ao contrário da consultoria ou mentoria, em que a decisão e ações decorrentes são entregues prontas, no processo de Coaching o cliente decide, o cliente age, o cliente é o protagonista da mudança. 

Por essa razão que o processo de Coaching é em essência um processo cujo objetivo final é o desenvolvimento do cliente, auxiliando-o a tomar suas próprias decisões e maximizar seu desempenho. 



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.