Um dos grandes desafios do empreendedor moderno que deseja manter a vantagem competitiva do seu negócio está em garantir altos níveis de produtividade.

Esse conceito é amplo e indica a capacidade de uma empresa em gerar valor de acordo com medidas ideais de qualidade e quantidade.

Os dados usados para definir a produtividade (velocidade, quantidade e capacidade de personalização, entre outros) vão mudar conforme o tipo de produto ou serviço vendido pela organização.

Mas há uma certeza para qualquer que seja a área de atuação ou porte da empresa: tanto individual quanto coletivamente, dá para maximizar a performance e fazer mais e melhor.

Como uma metodologia voltada para o desenvolvimento de habilidades estratégicas para o crescimento pessoal e profissional, o Coaching é a ferramenta ideal para garantir que seus comportamentos e ações estejam direcionados para os ganhos em produtividade. 

Neste artigo, trago mais detalhes sobre o assunto.

Acompanhe!

O que é produtividade?

De maneira resumida, a produtividade é a medida usada para indicar a capacidade produtiva de uma máquina, aparato, equipe ou indivíduo.

A quantidade indicada pode se referir tanto a produção ou processamento de um produto, quanto a prestação de um serviço.

Essa medida sempre vem junto a um indicador de produtividade, o qual leva em consideração a quantidade produzida e os recursos utilizados.

Por exemplo, "50 biscoitos fabricados por hora", ou ainda, "três eventos realizados com um time de 10 pessoas".

Quando falamos no desafio da produtividade, nos referimos à tarefa de otimizar a produção para gastar o mínimo possível de recursos (insumos, tempo e mão de obra) e, ainda assim, manter as entregas na mesma quantidade.

Na hora de otimizar a produção, o foco na quantidade não pode nunca ofuscar o cuidado com a qualidade.

E os aumentos em produtividade devem ser escalonados de maneira a manter o que é padrão de entrega para a empresa.

Por que ela é importante?

Hoje em dia, muito se tem falado sobre a importância da tecnologia e da inovação dentro do meio empreendedor.

Ainda que importantes, essas novas ferramentas só funcionarão de maneira satisfatória se, por trás delas, houverem profissionais capacitados para dali extrair o máximo de valor, com o mínimo de recursos.

Para garantir a vantagem competitiva de um empreendimento, é preciso de atenção constante como indicadores de produtividade, sem nunca abrir mão da qualidade.

Como ser mais produtivo?

Um dos métodos mais usados para medir produtividade é a definição dos chamados KPIs -  Key Performance Indicators, comumente traduzidos como "indicadores-chave de performance".

Esse passo é fundamental, pois são os KPIs que indicarão o que é considerado como ganho em produtividade dentro daquela organização, dependendo se a sua intenção é entregar em maior quantidade, em menor tempo ou ainda realizar entregas gastando menos recursos.

Feito isso, é preciso elencar as prioridades e urgências para que, então, você consiga desenhar o seu plano de ação dali para frente.

Faça uma lista com todas as suas tarefas e afazeres na ordem de entrega, e busque organizar sua agenda a partir daí.

E uma vez que você tem a agenda formatada, resista à tentação de responder imediatamente às demandas que não são urgentes, focando na entrega final - não perca tempo demais com rascunhos e esboços.

No âmbito pessoal, procure usar o sábado e o domingo para organizar o resto da semana: prepare seu uniforme ou roupa de trabalho, organize suas refeições e coloque em dia as questões mais simples do cotidiano doméstico.

A raiz da produtividade está no planejamento e, por isso, é importante se organizar da melhor possível e seguir essa organização até o fim.

Como aumentar a produtividade nas empresas?

Quem é empreendedor ou exerce um cargo de gerência, provavelmente, já gastou algumas horas pensando em como aumentar a produção, gastando o mínimo possível.

A boa notícia é que, com suporte de profissionais capacitados para Coaching, algumas ações simples podem garantir ganhos expressivos em produtividade.

O ponto de partida é o estabelecimento das metas de acordo com seu objetivo de produção e, a partir disso, definir os indicadores (KPIs) que serão usados para medir o desempenho.

Tendo os objetivos claros, é preciso levantar quais são as habilidades e competências necessárias para atingi-los e, se for o caso, investir em treinamentos para a equipe.

Estabelecer canais de comunicação diretos e horizontalizados também deve ser uma prioridade para o gestor, certificando-se sempre de que os colaboradores estejam sendo reconhecidos por seu trabalho.

Por fim, os processos precisam ser otimizados de maneira a economizar tempo e insumos em sua produção e evitar o desperdício por meio de uma produção enxuta.

Principais habilidades que estimulam a produtividade

Com certeza, ter uma mente empreendedora é uma das maiores habilidades que o gestor pode ter no mundo de negócios, e isso aparece também no sentido de aumentar a produtividade. Quem segue este mindset entende que nada está escrito em pedra.

Também entende que para garantir o resultado é preciso testar os diferentes caminhos e hipóteses até encontrar o que melhor se encaixa.

Para os profissionais, uma boa dose de autocrítica é necessária para avaliar sempre: será que eu estou fazendo o meu melhor dentro das condições oferecidas?

E para que o colaborador consiga fazer essa avaliação, ele deve contar com autonomia para organizar suas demandas dentro do tempo que tem dentro da empresa.

É só a partir da liberdade trazida por esse autogerenciamento que a inovação pode, enfim, aflorar.

Isso porque é preciso ter certa independência e confiança no que se faz para conseguir olhar o todo e perguntar: será que o processo funcionaria se tentássemos por aquele outro caminho?

E ainda mais importante: será que o processo seria melhor, mais rápido ou mais barato se tentássemos outro caminho?

Coaching no desenvolvimento de profissionais e equipes produtivas

A motivação da equipe é parte fundamental para manter altos os indicadores de produtividade dentro da organização.

Neste sentido, o Coaching é uma ferramenta valiosíssima para estabelecer canais de comunicação honestos, mantendo as demandas claras e reconhecendo o esforço dos membros do seu time.

Além disso, ele trabalha competências essenciais para o desenvolvimento do foco, da produtividade e da gestão do tempo dentro e fora do ambiente de trabalho, orientando o profissional sobre como dividir melhor seus esforços

Com técnicas cientificamente comprovadas, a metodologia ajuda o desenvolvimento de ações estratégicas que vão encaminhar empresas e equipes a moldarem seus comportamentos, tendo em mente o aumento da produtividade.

Como despertar produtividade na sua equipe

Um assunto que ainda rende muita discussão, a produtividade é uma preocupação para praticamente todo gestor.

O conceito é subjetivo e aponta para a necessidade de estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) capazes de medir os níveis de produção de acordo com o objetivo final da organização.

Assim, sempre que falarmos de índices de produtividade, estaremos falando da quantidade de produtos ou serviços entregues versus a quantidade de recursos utilizado em sua produção (insumos, mão de obra, tempo, etc.).

De fato, essa é uma questão que trabalha com a economia de recursos, que intenciona gastar o mínimo possível sem que essa economia em recursos ocasione em perdas em quantidade ou qualidade.

A verdade é que não existe uma receita pronta para aumentar a produtividade. O que existem são técnicas que podem ser aplicadas com a consultoria de um profissional.

Então, o coach entra em cena não como parte integrante do time que vai ajudar a melhorar os KPIs, mas um agente externo que atua como suporte na tomada de decisão e na gestão do tempo.

Não importa se sua empresa é grande ou pequena, se entrega produtos ou serviço: com certeza, o Coaching é o caminho para encontrar uma maior produtividade.