Nos últimos anos, a alta performance no ambiente profissional deixou de ser um bônus para se tornar um requisito para todos que almejam o crescimento profissional.

A verdade é que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, nesse cenário, aquele que deseja se manter ativo precisa estar sempre evoluindo e desenvolvendo habilidades e competências - não apenas técnicas, como também comportamentais.

Assim, o desafio de alcançar a alta performance se lança para trabalhadores e empresas.

Os primeiros se valem dela para crescer na carreira, enquanto os segundos experimentam os benefícios nos resultados.

Seja de qual lado você está, neste artigo, vou ensinar tudo que você precisa saber sobre o assunto para qualificar seu desempenho e atingir o sucesso.

O que é alta performance?

O conceito de alta performance compreende as ações e as estratégias necessárias para garantir a dedicação máxima em seus projetos.

No meio profissional, isso significa ser uma pessoa que busca o tempo todo se qualificar com treinamentos e capacitações para garantir estar sempre em sua "melhor forma" para atuação no mercado.

A alta performance se manifesta ainda na postura do dia a dia. Ou seja, o indivíduo trabalha com grande motivação, pois age com confiança e firmeza para alcançar seus objetivos.

Esses objetivos devem ser determinados de maneira ambiciosa, sempre vislumbrando o melhor resultado possível e trabalhando para alcançá-lo.

É importante dizer que a alta performance não deve ser definida pelos resultados atingidos, muito menos pelo reconhecimento e remuneração recebidos.

A paciência é uma qualidade importante aqui, já que os resultados são uma consequência do esforço, mas não aparecem de forma imediata.

Assim, a alta performance é muito mais sobre ter uma mentalidade e um comportamento voltados para o sucesso e o crescimento de forma resiliente, do que sobre os resultados de suas ações.

Garanta agora o seu ingresso para o evento que vai mostrar o passo a passo para você transformar os seus sonhos em metas alcançáveis!

30 de novembro e 01 de Dezembro de 2019 - 9h às 18h
Centro de Convenções do Expo Center Norte


O que caracteriza um profissional de alta performance?

A atual situação da economia fez com que as empresas se tornassem cada vez mais exigentes em seus processos seletivos, a alta performance assumiu um papel ainda mais importante para o profissional que quer garantir seu espaço no mercado de trabalho.

No entanto, é preciso separar a cobrança por desempenho da ideia de viver a vida com pressa e ansioso, sucumbindo ao estresse por ter de trabalhar à exaustão.

Não é nada disso que se trata a busca pela alta performance, até porque o esgotamento segue em direção a um resultado oposto.

Você deve saber onde investir seu tempo e energia de maneira estratégica, para obter os melhores resultados possíveis e garantir que nenhum esforço seja em vão.

A palavra-chave aqui é o equilíbrio, já que de nada adianta gastar todas as energias com o trabalho e deixar de lado as relações sociais, a família e o cuidado com saúde.

A alta performance real deve pensar em todos os aspectos da vida e buscar trabalhar cada um da melhor maneira possível e de maneira equilibrada.

E uma equipe de alta performance?

Trabalhar com uma equipe de alta performance tem vantagens que vão além de resultados em produtividade, facilitando também as tarefas do dia a dia.

Um dos primeiros pontos para atingir este patamar é contar com uma gestão que aja com autoridade e seja capaz de trazer todos os membros do time para a mesma página, genuinamente alinhados com os valores da organização.

O gestor deve ser muito mais um líder do que um chefe, possibilitando às pessoas exercerem as suas funções com autonomia e implantando processos de autogerenciamento pelo caminho.

Uma equipe de alta performance trabalha motivada, pois acredita na visão da empresa e, por isso, antecipa-se a problemas futuros.

Também age com proatividade para superar os obstáculos que surgem pelo caminho.

A comunicação clara e assertiva é outra característica desses times.

Até os funcionários mais tímidos devem se sentir à vontade para contribuir com sua opinião em um clima descontraído que ajuda a aliviar a tensão do dia a dia. 

Os benefícios da alta performance

A alta performance traz benefícios tanto para a empresa que consegue alcançar a condição quanto para o profissional, que passa a executar seu trabalho de maneira mais assertiva.

A seguir, falo sobre os ganhos que cada um experimenta. 

Para profissionais

A valorização dos esforços é uma das principais vantagens para o profissional que trabalha em um ambiente de alta performance.

A comunicação aberta com os diretores e gerentes permite um fluxo constante de feedbacks. Eles, por sua vez, vão garantir o seu crescimento profissional e torná-lo um profissional altamente competitivo, pois você aprende a evoluir e adaptar seus esforços.

Tudo isso aliado a um clima saudável, em que todos estão envolvidos com o projeto, acreditam nos mesmos valores e trabalham juntos para a construção coletiva.

Para empresas

A empresa que investe em ações para garantir a alta performance de sua equipe tem benefícios que vão muito além do ganho em números de produtividade.

Mais uma vez, a comunicação é ponto de partida, já que o profissional que se vê livre para expressar suas opiniões e ideias trabalha muito mais motivado por enxergar no trabalho que desempenha.

É a tal sensação de pertencimento.

Toda essa motivação vai se traduzir em um maior comprometimento com a empresa, e levar os colaboradores a trabalhar com maior entusiasmo para garantir os resultados deles esperados.

Como alcançar a alta performance nas organizações?

Se você deseja guiar sua equipe para atingir a alta performance, deve começar estabelecendo metas claras, objetivas e viáveis de serem atingidas.

Dentre essas metas, defina quais são prioridades e quais devem ser secundárias, deixando claro para todos os membros do time em que eles devem focar seus esforços primeiro.

A motivação dos funcionários também deve ser observada, e é papel do líder oferecer incentivos e inspirar - sendo ele próprio o exemplo a ser seguido.

É possível fazer isso apresentando também cases de sucesso que demonstrem como outras equipes superaram desafios parecidos.

Por fim, é preciso transmitir confiança no trabalho que está sendo executado, lembrando sempre os profissionais que estão sob sua liderança que você acredita na capacidade deles de entregar o melhor resultado possível.

Coaching e a promoção da alta performance

Se você se interessou pela alta performance, mas não sabe muito bem por onde começar, o Coaching é o caminho que você precisa para aplicar essa metodologia na sua vida pessoal e profissional.

Esse é um processo voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais, o que ocorre de maneira assertiva para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Tudo começa pelo autoconhecimento, que vai oferecer um cenário claro sobre em qual situação você se encontra hoje, suas fortalezas e as fraquezas que o distanciam da alta performance.

A partir daí, é possível definir metas de maneira clara e desenvolver as habilidades necessárias para alcançá-las.

Seu maior aliado: Coaching 

As transformações na economia dos últimos anos fizeram com que a alta performance deixasse de ser um diferencial para ser um requisito para a competitividade de todo profissional e empresa.

O que pode parecer uma tarefa complicada, à primeira vista, torna-se mais fácil de alcançar com o suporte do Coaching, metodologia focada no desenvolvimento de competências.

Seja para profissionais ou organizações, a alta performance é uma grande aliada. E quanto antes você começar o processo de Coaching, mais rápido os resultados virão.

No MUDE SEUS RESULTADOS você aprenderá como se tornar um profissional de alta performance, de modo que abra caminhos para conquistar tudo que sempre almejou. 

Que tal dar o próximo passo agora mesmo?