Vamos falar sobre esse trio tão comentado no mundo corporativo. É importante saber que para desenvolver um planejamento estratégico é necessário iniciar pelo desenvolvimento de Missão, Visão e os Valores da organização. Não há como planejar um destino se não sabemos porque nosso empreendimento existe, o que ele entrega para os clientes, para aonde quer ir e quais os valores que permeiam esta caminhada.


Vou fazer uma analogia, comparando esta trajetória com uma viagem.


Imagine que você recebeu o convite para fazer uma viagem de alguns dias, no ímpeto e no calor da emoção você disse sim, eu aceito. Após sua decisão começa uma série de indagações: onde vamos? Quem vai? O que devo levar? Vai fazer frio? Será de ônibus ou avião? Que horas vamos sair? Que dia vamos voltar? 


Acredite, muitas empresas estão nesta situação, tomaram uma decisão, iniciaram um sonho, mas não sabem direito aonde querem chegar e nem planejaram a caminhada de desenvolvimento do seu negócio.


Para trilhar um caminho seguro em seus negócios é primordial estar preparado diante da globalização e da competitividade acirrada. São vários os fatores que interferem no mundo dos negócios, como, por exemplo, economia instável, volatilidade do mercado financeiro e cenário político. Todos esses fatores fazem com que os empresários brasileiros se movimentem de acordo com a necessidade e se reinventem a cada dia. 


Levando em consideração este cenário, as empresas que já desenvolvem de maneira consistente, dinâmica e responsável a missão, visão e valores, estão um passo à frente. Elas são mais preparadas para este movimento da economia e isso as tornam mais competitiva, pois vão caminhando de acordo com as necessidades de mudanças e do mercado.


Vou exemplificar um modelo de Missão que me chamou atenção pelas estratégias utilizadas, a rede Walmart tem como missão: economizar o seu dinheiro, proporcionando melhor qualidade de vida. Quem conhece a proposta da Walmart sabe da variedade de produtos oferecidos no mundo todo com vendas pela internet. Posso dizer isso com propriedade porque já tive experiências incríveis com este site e nunca fiquei insatisfeita, paguei mais barato, recebi rápido a mercadoria e superou as expectativas.


Se sua empresa não tem desenvolvido esse trio, você precisa desenvolvê-los urgentemente. Se já possuem, avalie para que ela está servindo e se a sua empresa está fazendo a entrega. 


Vocês cumprem com o que prometem? Sabem aonde querem chegar? Têm ressaltado quais os valores que permeiam esta trajetória? Os colaboradores têm claro em mente os conceitos de missão, visão e valores?


Atualmente, o mercado não aceita mais amadorismo, ou você é profissional, ou alguém será no teu lugar, porque se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.


Faça do jeito certo e usufrua dos resultados projetados!




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.