Nos tempos atuais, costuma-se dizer que tudo gira em torno da inovação. Serviços precisam ser reinventados, produtos são constantemente revistos e empresas buscam estratégias para avançar no marketshare, sob a pena de não sobreviverem à voracidade desta sociedade capitalista e pós-moderna. No centro dessas mudanças estão as pessoas. Elas serão as responsáveis por realizar a transição do estado atual para o estado desejado, tanto no âmbito de suas próprias vidas como nos seus locais de trabalho.

O Coaching pode ser definido como um processo que leva o cliente (coachee) do estado atual para o estado desejado, através do uso de ferramentas e técnicas apropriadas que facilitarão a tomada de decisão e maximizarão seu desempenho. Neste processo, o cliente é o responsável por definir sua meta, avaliar seu estado atual, levantar suas opções, escolher aquelas que parecem mais adequadas e executá-las dentro de um prazo. O coach, por sua vez, é o guardião da metodologia e assegura que todas as ferramentas e técnicas estão sendo empregadas com todo seu potencial.

Podemos perceber uma estreita relação entre as demandas de uma sociedade centrada em inovação e o que o Coaching pode oferecer. De um lado, temos uma constante necessidade de mudanças pessoais ou profissionais, ou seja, de partir do estado atual para um estado desejado. Do outro, temos um processo extremamente sólido e poderoso que é capaz de ampliar a perspectiva da mudança e criar uma trilha segura para que o estado desejado seja validado e atingido mediante profunda análise e planejamento.

Desta forma, é seguro afirmar que todas as pessoas e organizações diante de um processo de mudança podem encontrar no Coaching um esteio que certamente impulsionará seus resultados. Para isso, o Profissional de Coaching responsável por aplicar a metodologia deve estar devidamente preparado, possuindo familiaridade com as ferramentas e técnicas mais adequadas para cada contexto, seja no âmbito pessoal (Life Coaching), de carreira (Career Coach) ou de desenvolvimento de competências institucionais (Executive Coaching).




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.