Técnicas de PNL no dia a dia

A programação neurolinguística (PNL) auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional por meio de ferramentas, técnicas e exercícios que ajudam a gerar novos comportamentos, estabelecer rapport e empatia, desenvolver oratória para o medo de falar em público, lidar com limitações e fobias e usar a linguagem para perceber o mundo através da perspectiva de outra pessoa. Ela é um diferencial positivo, independente da área de atuação.

Um líder ou gestor que tenha um grau elevado de conhecimento em programação neurolinguística aumenta e muito sua capacidade de descrever e explicar o que quer para seus liderados, e também terá muito mais facilidade em treinar novos funcionários, usando de empatia e flexibilidade de conversação, maximizando e potencializando o desempenho de sua equipe.

Aprendendo a programação neurolinguística

Para que uma pessoa possa usar a PNL no dia a dia, deve primeiramente entender que essa ferramenta é baseada na forma como a mente trabalha para fazer alterações úteis.

Aprendendo a fazer mudanças durante o decorrer de uma conversa, de um modo que não pareça ser forçado ou terapêutico, tornando possível incorporar essa mudança em sua vida diária facilmente e sem problemas.

O ideal para aprender a usar as técnicas de PNL, é começar em casa, logo quando acordar, devendo se perguntar se está disposto a dar o melhor de si para garantir um bom dia e ter suas próprias respostas.

Para isso, é preciso visualizar coisas positivas que acontecerão no dia, sentando-se de olhos fechados e se vendo cumprindo todas as tarefas de forma tranquila e eficiente. A pessoa deve determinar a felicidade como um objetivo, sentar-se por cinco minutos e fazer uma lista de como alcançá-la no dia.

A importância do pensamento positivo

O ideal também é manter seus objetivos no positivo, afirmando sempre que manterá a calma e solucionará qualquer obstáculo que surgir no caminho. Pensar realmente em como realizar as metas diárias, deixando a imaginação passear por diferentes possibilidades, ainda que pareçam impossíveis.

Dividindo essa estratégia em partes mais curtas e exequíveis, projetando como esse dia perfeito impactará na sua semana, no mês, no ano da sua rotina e na de todas as pessoas a seu redor. Saindo de casa com a crença de ter a capacidade de mudar o dia para melhor, sempre, e perceber como essa nova atitude permitira o fluxo de novas ideias de atitudes.