Técnicas de Coaching para Empreendedores

Para obter resultados no empreendedorismo, é preciso utilizar algumas técnicas que ajudam o empresário a manter o foco e cumprir suas metas.

O plano de ação é uma solução de coaching que dá o suporte necessário para o indivíduo planejar seu desempenho, com disciplina e etapas bem definidas para se alcançar determinado objetivo. As empresas que buscam excelência em gestão e nos processos de qualidade seguem pautadas num plano de ações em todas as esferas e atividades.

O plano de trabalho é uma ferramenta simples e decisiva para se planejar e acompanhar qualquer tarefa, devendo ser usado como garantia de que nenhuma atividade fique para trás nem seja esquecida.

Características do Plano de Ação

Geralmente, alguns itens são necessários para constar no plano, pois ajudam as pessoas a manter o foco.

Entre eles, o objetivo geral que se pretende ser alcançado com o plano de trabalho, o período de realização com início e fim previsto para as atividades, a relação das ações que serão realizadas, um orçamento de recursos que deverão ser alocados em cada uma das ações, os objetivos específicos das atividades, a pessoa responsável por realizar e, por fim, os riscos calculados para a realização, bem como os planos de contingência necessários para mitigá-los.

De certa maneira, o plano de ação funciona como uma ferramenta para se administrar o tempo, consolidando e detalhando todas as informações a respeito do objetivo que se pretende alcançar. Ele possibilita que as decisões sejam tomadas antes de serem realizadas, propiciando grande taxa de acertos e ajustes prévios de possíveis problemas.

Se o empreendedor precisa de soluções em curto prazo, quer atingir uma meta específica no seu negócio, ou investir em situações mais complicadas, essa ferramenta é básica, deve ser colocada em prática e atualizada diariamente.

Plano de Ação para Empreendedores

No coaching, as tarefas precisam ser colocadas em prática numa sequência pré-programada, de maneira previamente delimitada, para que os objetivos sejam alcançados com maior rapidez e praticidade.

Por meio de um bom plano de trabalho, isso se torna mais efetivo, principalmente porque as estratégias do indivíduo podem ser montadas e postas em prática por um período estipulado junto com o coach.

Dessa maneira, o empreendedor não fica perdido, sem saber que rumo seguir e consegue estabelecer prioridades. Geralmente, os empreendedores precisam que seu negócio tenha desempenho de maneira acelerada e saudável, mantendo controle acirrado sobre os gastos.

O planejamento de ações possibilita economia de tempo e recursos, porque elimina dúvidas relacionadas à factibilidade dos planos e ajuda a canalizar mais tempo para a produtividade. Quem se planeja, gasta menos, além da atividade atribuída a cada colaborador também ficar mais clara.

O Coaching para Empreendedores

Os envolvidos em um determinado projeto ficam cientes de suas atribuições e como deverão cumpri-las, melhorando a cultura organizacional da empresa. Dessa maneira, o empreendedor consegue obter sinergia e engajamento, características importantes para o bom desempenho de qualquer empresa.

Como Iniciar o Plano de Ação?

Para dar início a um plano de ação, é preciso deixar claro qual será seu objetivo, porque a partir dele será definido todo o restante de ações.

O empreendedor deve ter um bom conhecimento do que serão essas ações, organizando o projeto e identificando com antecedência possíveis problemas que possam ser prejudiciais às atividades.

Esse prévio conhecimento também é essencial para que se estabeleça o tempo ideal que cada atividade requer. Em seguida, deve ser elencado o planejamento das atividades, que requer clareza e dá a base necessária para a estruturação completa.

Na etapa seguinte deve ser descrita a execução, onde deve ser relacionado o consumo de orçamento adequado para cada atividade, incluindo os recursos humanos e tecnológicos. Em seguida, deve constar o monitoramento, que é essencial para se desenvolver estratégias e acompanhar como o plano de ação evolui.

Na etapa final deve constar o encerramento, que muitas vezes é negligenciada pelo empreendedor. Nessa fase, o plano precisa ser revisto e as informações transferidas para um documento onde se possa fazer o acompanhamento. Todas as pessoas envolvidas no projeto devem ter uma cópia com suas atribuições.