Esse filtro de meta programa indica como a pessoa lida com instruções ou na execução das coisas – essa pessoa continuamente procura por alternativas ou elas preferem seguir procedimentos pré-estabelecidos? Por que nós estamos fazendo um trabalho específico ou atividade? O filtro de meta programa da “razão” nos diz se agimos como tendo escolha no que fazemos ou se nós apenas habitualmente seguimos regras/procedimentos. Este filtro nos diz POR QUE alguém está fazendo ou vai fazer alguma coisa. Eles operam a partir de escolhas ou instruções?

A) Opções – 40% São pessoas motivadas por oportunidades – fazer alguma coisa de maneira diferente. Gostam de criar procedimentos, mas elas não os seguem. Têm a tendência de ir contra regras e procedimentos que restringem suas opções. Adoram começar novos projetos, mas perdem o interesse em terminá-los. Adoram desenvolvimento e são interessadas no POR QUE as coisas são feitas, mas não COMO fazê-las.

B) Opções e Procedimentos igualmente – 20% São igualmente motivadas em estando livres para criar novos procedimentos ou para seguirem procedimentos já implantados. Entretanto, o equilíbrio de abordagem para os dois lados as mantém sem fazer com convicção tanto uma coisa quanto outra. Fariam trabalho bem feito onde têm que criar novos procedimentos simples ou adaptar procedimentos presentes e ser de certa forma flexível em sua abordagem.  


C) Procedimentos – 40% São pessoas que preferem seguir procedimentos estabelecidos para fazer as coisas. Seguem qualquer procedimento ou regras que já estejam estabelecidas. Tendem a acreditar que existe uma maneira certa e uma errada de ser fazer as coisas. Estão interessadas no COMO fazer as coisas e não no PORQUÊ. Uma vez elas comecem alguma coisa elas tendem a querer completá-las. Tendem a não quebrar regras e procedimentos estabelecidos. São excelentes em trabalhos onde elas sejam requisitadas a seguir procedimentos.