Liderança: do conceito a prática

Liderança pode ser definida como o ato de conduzir um grupo de pessoas, constituindo uma equipe que gera resultados.

Um líder tem habilidade para motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que eles contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos profissionais da equipe e da organização.

Mas na prática, liderar é uma tarefa complexa, pois o bom líder, além de habilidades técnicas para gerir colaboradores e a equipe, precisa desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações.

Diante desse cenário, o coaching pode ser utilizado como um grande aliado para apoiar o líder nesse desafio.

O coaching como ferramenta de liderança

coaching proporciona uma eficiente metodologia de desenvolvimento humano aos profissionais que buscam desenvolver essas habilidades essenciais a um grande líder e, consequentemente, alcançar bons resultados para a organização.

Conduzir e gerir pessoas de forma eficaz é uma tarefa bastante complicada, e exige muito controle emocional, autoconfiança, visão de futuro, planejamento estratégico, entre muitas outras habilidades fundamentais.

Líder coach

Por meio do coaching, os lideres podem conquistar a competência mais valorizadas pelas organizações atualmente, que é a liderança de alta performance.

líder coach é aquele que exerce sua liderança utilizando técnicas e ferramentas de coaching. Esse é um profissional que inspira pessoas e conquista pelo exemplo de suas atitudes, e não pelo autoritarismo ou imposição.

O líder coach dá feedbacks construtivos e assertivos, estimula o aprimoramento da comunicação entre sua equipe, bem como de aspectos como foco, produtividade, automotivação, negociação, inovação, criatividade, relacionamento interpessoal, planejamento, visão sistêmica, entre outras coisas.