Qual a Diferença Entre Líder e Chefe? Entenda Como Ter Um Perfil Equilibrado


Um chefe com mente fechada não consegue ser um bom líder, mas um bom líder tem aptidões suficientes para também ser um bom chefe. Essa frase nos conduz a dois perfis diferentes que, se encontrarem um equilíbrio, podem render excelentes resultados. Veja agora a diferença entre líder e chefe e algumas dicas práticas de como desenvolver suas habilidades.


Qual a real diferença entre líder e chefe?

Posso partir do significado literal das palavras. Chefe é aquele que tem o poder de decisão e está em uma posição estratégica para a tomada de atitudes. O líder é quem exerce influência sobre um grupo, coordenando-os para os melhores resultados.


Muito se fala sobre o perfil comportamental de ambos, colocando o chefe como alguém que não é um bom gestor de pessoas e tem dificuldade de relacionamento. É preciso ter cautela para fazer esse tipo de delimitação, já que pelo significado expresso de cada termo, vemos que este profissional é caracterizado pelo seu poder de comando.


Nesse caso, a diferença entre líder e chefe não se trata de algo entre bom e mau, mas sim sobre detalhes que podem afetar diretamente a produtividade de uma empresa. Um chefe que não sabe influenciar pessoas, não terá decisões assertivas, pois faltará a motivação do grupo.


Por outro lado, um líder que exerce boa influência sobre os colaboradores e os fazem trabalhar com mais vontade, também precisa ter autonomia para lidar com questões diárias que exigem posturas mais firmes.


Com base nos dois perfis e analisando a primeira frase deste artigo, alguém que só consegue tomar decisões e ainda não desenvolveu habilidades de comunicação interpessoal, não conseguirá lidar adequadamente com desafios diários. Porém, um bom líder tem grandes chances de complementar suas aptidões com mais incisão para, também, ser um bom chefe.


Quais os benefícios de uma boa liderança?

Uma liderança assertiva pode gerar impactos positivos às empresas, e alguns deles são:


  • motivação no clima organizacional ? um coordenador ou gestor que entende as capacidades e habilidades de cada um, ajuda a motivar e direcionar as atividades de forma natural, reduzindo a negatividade e gerando mais motivação;

  • menos conflitos internos ? pequenos atritos podem ser resolvidos com um olhar menos crítico e mais solucionador. Um bom líder não foca tanto nos problemas, mas sim nas resoluções rápidas;

  • melhoria contínua dos colaboradores ? uma liderança eficaz preza pelo desenvolvimento da equipe, incentivando estudo, troca de conhecimentos e outras práticas que cooperam com o crescimento profissional do grupo;

  • funções bem distribuídas ? o líder consegue delegar tarefas com facilidade, destravando fluxos e acelerando os processos internos;

  • resultados efetivos ? os tópicos anteriores revelam mais capacidade interna, ou seja, os resultados da empresa tendem a melhorar cada vez mais, com uma equipe integrada, motivada e que só se desenvolve para oferecer o melhor trabalho possível.


Como ser um bom líder?

A boa notícia é que não só quem já tem perfil de líder pode atuar bem no mercado. Aqueles que se identificaram como chefes podem investir em novos conhecimentos e hábitos diferentes.


O primeiro passo é se conscientizar de que precisa melhorar e, principalmente, se desenvolver. Depois dele, os próximos devem ser em busca de uma nova visão, de mais conhecimento e aptidões para aplicar no dia a dia.


A SLAC® Coaching conta com treinamentos que vão além de estímulos e traz realmente um desenvolvimento para você, gerando excelentes frutos na sua vida pessoal e profissional. Conheça e entre em contato para maiores informações!


Aproveite e descubra como desenvolver competências para gerar resultados concretos!

E-book Relacionamento

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!