Algumas competências profissionais ajudam a diferenciar colaboradores em empresas, dando mais destaque a uns do que a outros. Isso acontece porque, com um mercado cada vez mais competitivo, é importante desenvolver as habilidades certas para sair à frente da concorrência e, claro, ter uma carreira mais feliz. 

Desenvolva suas competências profissionais para ser um profissional relevante no mercado

Se o seu desejo é ser relevante em sua área de atuação, precisa conhecer as competências profissionais cruciais para se tornar uma verdadeira referência. O que diferencia os bons dos melhores são os detalhes, por isso, invista nas características que ? por mais simples que pareçam ? podem mudar a história da sua carreira.

1. Inteligência emocional

Ter o controle das emoções não é algo restrito à sua vida pessoal. Cada vez mais, a inteligência emocional é valorizada no ambiente corporativo, pois colaboradores que contam com um bom Quociente Emocional (QE) apresentam resultados melhores onde trabalham. 

É preciso ter um equilíbrio entre suas vivências fora do ambiente corporativo, para que elas não afetem seu desempenho. Além disso, lidar com situações desafiadoras no dia a dia pede que as emoções estejam sob controle.

2. Desejo por melhoria contínua

O mundo vive em constante transformação. Todos os dias existem atualizações tecnológicas e outras mudanças que impactam diretamente no trabalho das pessoas, independentemente do segmento. 

Por isso, nada melhor do que estar sempre em busca de novos aprendizados para não só acompanhar as novidades, mas também para se colocar à frente delas como um profissional inovador. 

3. Proatividade efetiva

Este é um ponto que merece atenção. Muitas pessoas se dizem proativas, mas apenas se colocam à disposição para assumir tarefas ou posições e, na hora de aplicarem seus conhecimentos, não atendem às expectativas.

É importante que você seja proativo (ou seja, ser um solucionador com antecedência), mas que arque com suas responsabilidades, resolvendo o que se propôs. Aqui o "mostrar serviço" precisa ser verdadeiro.

4. Positividade e motivação

A positividade não é uma característica qualquer. É uma das competências profissionais mais valorizadas, pois ela não impacta somente quem a carrega, mas contagia os outros colaboradores. 

Ter profissionais positivos ajuda a engajar a equipe, tornando o grupo mais motivado. O resultado não poderia ser diferente: mais força de vontade para trabalhar e bons resultados crescentes.

5. Visão sistêmica para criar soluções

Quem tem a capacidade de visualizar o cenário completo, e compreender as situações com suas respectivas etapas, tem a visão sistêmica. Isso significa que é possível tomar decisões mais assertivas, já que sabe quais serão as possíveis consequências.

Aproveite que já sabe quais as competências profissionais que podem ajudar você a se destacar e continue aprofundando seus conhecimentos com os artigos da SLAC® Coaching!

E-book Carreira

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!