icone podcasts

PROGRAMA ACERTAR É HUMANO

#039

No Programa do dia 18/12, o apresentador Sulivan França falou sobre “Como traçar metas para 2015”.

039 - Programa Acertar é Humano: de 18/12/2014

Programa Acertar é Humano (18/12/2014)

Sulivan França

Tempo de áudio
24 minutos e 38 segundos
Legenda
... ➔ pausa ou interrupção do discurso
[...] ➔ palavra/trecho incompreensível
[comentário] ➔ comentários do transcritor

♪ [tema acertar é humano] ♪

Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching.

Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori.

[SULIVAN] Bom dia ouvinte mundial. Aqui é o Sulivan França. E este é o Evaldo, aqui.

O que são essas palmas aqui, Evaldo? É por que eu voltei?

O Evaldo está gritando que era saudade de mim. Eu também estava com saudade de você, Evaldo. Também estava com saudade da Mundial, também com saudade de todos os nossos ouvintes.

E hoje, pela primeira vez, eu estou aqui sozinho, sem o nosso professor e amigo Nélson Sartori. Para quem não sabe o Nélson Sartori está no Caribe. Está de férias, Evaldo. Foi para o Caribe. Um rapaz caribenho. Vamos ver o que ele vai trazer de presente de lá para nós.

Professor Nélson Sartori está de férias e eu estou aqui firme e forte apresentando o programa para vocês nesse 18 de dezembro, 7 horas e 2 minutos, Avenida Paulista, um calor impossível hoje em São Paulo. E nós estamos aqui rezando para que chova. É ou não é, Evaldo? Tomara que chova, porque não está brincadeira essa represa, mas vamos lá ouvinte, nessa reta final de ano e faltando poucos dias para esse final de 2014, desse tão comemorado 2014, um ano de muita mudança, um ano de muita reviravolta, o ano de alguma ilusões e de algumas desilusões.

Nossa seleção nos desiludiu no meio do ano, nem vou lembrar de algumas coisas que aconteceram ao longo desse ano de 2014. Ano de eleição presidencial, não estamos aqui fazendo uma retrospectiva, mas é sempre bom pensar sobre as coisas que aconteceram nesse ano de 2014.

Por que é importante pensar nas coisas que aconteceram no ano de 2014? Por um simples motivo. O programa de hoje vai falar sobre metas. O programa de hoje vai falar especificamente como traçar as nossas metas para 2015. O que é importante ter em nosso planejamento e o que é importante não ter no nosso planejamento para que nós possamos chegar no final de 2015 de uma maneira extremamente satisfeita, realizado com os nossos objetivos.

Se você está chegando no final de 2014 de cabeça erguida, com a sensação de missão cumprida, com uma perspectiva para um 2015 ainda melhor do que foi 2014, papel e caneta na mão e anote as nossas dicas no programa de hoje.

Eu sou Sulivan França e vou ficar aqui com você até as 7 horas e 25 minutos, falando de metas para 2015. Esse é o objetivo no nosso programa Acertar é Humano. Mais uma vez no ar, hoje, 18 de dezembro, 7 horas e 4 minutos.

Vamos falar sobre meta, vamos falar sobre objetivo, vamos falar sobre o que você quer para esse novo ano de 2015.

METAS

Quando nós começamos a falar sobre metas, quando nós começamos a falar sobre objetivos têm alguns pontos que precisam ser observados.

Que pontos são esses, por exemplo? Qual é o seu objetivo? Muita gente sabe dizer verdadeiramente o que elas não querem, mas poucas pessoas sabe dizer o que elas querem. Eu costumo dizer que as pessoas sabem exatamente do que elas querem se afastar. É muito comum, vou te dar um exemplo, ouvinte.

Anota aí, pega papel e caneta, você que está aí em casa, pega papel e caneta. Quem não tiver papel e caneta fique atento. Depois do programa, este estará disponível no nosso site. Então anota só o nosso site www.acertarehumano.com.br, você vai entrar lá, vai baixar o nosso programa e você vai ter acesso a todas essas informações e dicas que nós vamos passar ao longo desse programa para que você tenha um planejamento de metas para 2015, que seja realmente consistente. Seja um planejamento minucioso e que seja um planejamento que de fato vai fazer com que você pense de maneira muito clara sobre os seus objetivos e que você consiga de uma maneira muito consistente alcançar as suas metas para 2015. Então repetindo www. Acertarehumano.com.br. O nosso programa estará lá disponível dentro de 30 minutos depois de seu término. Aí você poderá baixar caso você não consiga anotar.

Então vamos lá. Primeira coisa é o seguinte. Quando nós falamos de meta, quando nós falamos de objetivo, quando nós falamos do que queremos alcançar, é muito comum você chegar para a pessoa e falar assim: “O que você quer?” e a pessoa: “O que eu não quero é x, y, z”. Imagina uma pessoa que está botando uma meta aí e a meta dela é, por exemplo, acumular uma certa quantia em dinheiro, muito comum nós chegarmos para ela e perguntar: “E o que você quer?”. Ela não diz que quer acumular uma quantia. Às vezes ela diz: “Eu não quero mais gastar dinheiro”. “Eu não quero mais ficar sem dinheiro”. As pessoas têm uma habilidade gigantesca em dizer o que elas não querem, isso nós já sabemos. O importante é nós sabermos o que efetivamente nós queremos.

Dentro de um processo de coaching nós costumamos dizer que nós temos estado atual e estado desejado. E o que acontece muitas vezes é que as pessoas têm uma habilidade gigantesca em relatar um estado atual e o estado atual é aquele no qual nós estamos inseridos, é aquele no qual nós estamos vivendo, muitas vezes ele traz coisas ou ele tem coisas naquele momento que são coisas que nós não queremos.

Por conta dessa percepção de momento, nós temos um tendência muito grande a dizer aquilo que nós não queremos e uma dificuldade gigantesca em dizer aquilo que queremos, porque o que nós queremos está em um estado desejado. E o estado desejado está no futuro e no futuro nós não temos referência porque não vivemos ainda. Então nosso cérebro é algo fantástico, é algo impressionante, ele não sabe também fazer a distinção do real e do imaginário. Como ele não sabe fazer essa distinção, o real é aquilo que nós estamos vivendo agora. o imaginário é aquilo que nós almejamos alcançar em nosso estado desejado. Por isso uma certa dificuldade o ser humano tem em dizer qual é o seu objetivo.

Então, ouvinte, a dica é o seguinte. Sempre que você pensar em seu objetivo, pense no seu objetivo de maneira positiva. Procure verbalizar o seu objetivo de maneira positiva, não adianta você dizer o que você não quer. É importante dizer o que você quer. Então olha só, um exemplo para nós. Para que essa observação fique didática. Esse é um ponto inicial para você traçar a sua meta de uma maneira extremamente assertiva e estratégica, por assim dizer.

Olha só, se você disser: “Eu não quero mais gastar dinheiro, eu não quero mais ficar sem dinheiro”. Você está dizendo do que você está querendo se afastar. É importante você verbalizar do que você quer se aproximar. Então o correto do enunciado dessa meta seria: “Eu quero juntar uma quantia X, eu quero ter tanto em dinheiro”. Então a primeira verbalização é o que você quer. Responda essa pergunta. O que você quer?

Depois é importante você pensar quando você quer isso. Se você não tiver uma data para a sua meta, certamente o que vai acontecer é uma coisa chamada procrastinação. Procrastinar significa adiar, significa não fazer aquilo que eu me propus a fazer, significa popularmente dizendo, empurrar com a barriga.

Então para que você não empurre com a barriga, para que você não desista, para que você não procrastine, coloque uma data para a sua meta. Também é importante saber onde você quer essa meta. Onde você quer estar? Entender o cenário no qual você quer estar inserido quando você chegar ao alcance da sua meta e de seu objetivo. Também é importante pensar, quarto ponto, com quem você quer estar, quem é a pessoa que vai fazer parte do alcance da sua meta. Com quem você quer estar? Quem é a pessoa que vai fazer parte do alcance da sua meta? Quem é a pessoa que estará com você quando você alcançar a sua meta?

Então falamos de quatro pontos importantes para o alcance da sua meta e do seu objetivo para 2015. É hora de planejamento. Nós estamos na reta final de 2014. É hora de se planejar, é hora de se programar. O que você quer alcançar em 2015? Papel e caneta quem chegou agora. E quem está chegando agora e não pegou o inicinho do programa, lembre-se, site www.acertarehumano.com.br, depois do programa, meia hora depois, esse programa já estará disponível lá.

Você que perdeu o início, pega papel e caneta. Anota aí www.acertarehumano.com.br. O programa estará lá disponível, você vai poder baixar e pegar todas essas dicas que nós estamos dando sobre como fazer um planejamento consistente para 2015.

Quarto ponto que é importante para você pensar. A sua meta está centrada em você e ela depende só de você. De 0 a 100%, quanto você acha ou acredita que a sua meta depende de você? É importante que você tenha isso muito claro. A meta que você está colocando, qual a parte que depende de você, qual a parte que depende de terceiro, qual a parte que depende de outras pessoas? É importante você ter isso muito claro.

O próximo ponto é o seguinte. A tua meta, o que tem nela que faz com que você verdadeiramente acredite e que faz com que você verdadeiramente entenda que ela é algo alcançável. O que na sua meta tem que quando você olha para ela, fala dela, pensa nela, ou vislumbra alcançando essa meta, faz com que você a deseje, faz com que você olhe para ela e fale assim: “Isso é extremamente atraente em minha meta, isso me seduz, isso me atrai, isso me gera um desejo e uma motivação interna, uma vontade gigantesca de sair daqui executando o que eu preciso executar, praticando o que eu preciso praticar, fazendo as ações que eu preciso fazer para alcançar a minha meta”.

Então pensa o que tem na sua meta, que te deixa extremamente atraído por ela, o que te atrai na sua meta. E o que tem nesse objetivo também que faz com que você entenda que ele é realista. Porque ele faz parte da sua realidade. Me da evidências disso. Pensa sobre isso. O que tem, o que faz com que você acredite, o que tem na sua meta que faz com que você entenda que ela é realmente realista.

E o eu costumo dizer o seguinte, ouvinte. Recapitulando essa primeira parte do teu planejamento estratégico para 2015. Qual é o teu objetivo? Sempre em termo positivo. Quando você quer? Tem que ter uma data para não procrastinar. Onde você estará, com quem você estará?

O outro ponto é: de 0 a 100%, quanto essa meta depende de você? O que tem nela que faz com que você entenda que ela é para você, que ela é alcançável, o que tem nela que te seduz, o que tem nela que te atrai, o que tem nessa tua meta quando você diz: “Eu quero aquele carro, aquela casa. Eu quero ter uma família assim, eu quero viver dessa forma, eu quero ter o emprego X, eu quero alcançar a graduação Y, eu quero fazer a pós-graduação Y”.

Quando você pensa nessa suas metas, o que você faz? O que tem nela que faz com que você se sinta verdadeiramente atraído por ela?

Um outro ponto é o seguinte. Nós precisamos ter, como nós dizemos, formas de mensurar o quão próximo ou distante nós estamos da nossa meta. Então é importante pensar o que você quer ver para saber. Quer ver ou precisa ver para saber que você está se aproximando da sua meta. É importante, você anota aí, quando eu estiver vendo isso, quando eu estiver percebendo isso acontecendo, significa que estou me aproximando da minha meta.

E o que você precisa começar a ver acontecer à sua volta também para você saber que você está tendo evidências de que a sua meta está acontecendo. Por que é importante ter essas evidências? É importante ter essas evidências para você saber que está no caminho certo. Para você saber que está no caminho correto para o alcance da sua meta ou para saber quais são os ajustes necessários que precisam ser feitos para se aproximar da sua meta.

Se você não consegue mensurar qual o caminho que você está percorrendo, certamente você pode depois alcançar algo que você não queira ou não alcançar algo que você queira. Então é importante você ter isso aí claro, traçado. Nós chamamos de indicadores do processo, o que você precisa ter para saber que está se aproximando da sua meta.

Depois um outro ponto importante é o que especificamente hoje te impede de alcançar o teu objetivo. O que está te impedindo? O que é um fator limitante hoje que pode te impedir de alcançar o teu objetivo?

E aí nós temos outros 4 pontos que são importante você pensar. O que você perde quando alcançar o seu objetivo? E o que você ganha? Eu costumo dizer que muitas pessoas quando traçam metas, elas pensam no teu objetivo, mas só pensam com olhar de bônus, elas não pensam com olhar de ônus. Então fique você sabendo, ouvinte. Qualquer meta que nós traçarmos, qualquer meta que tenhamos, certamente ela vai nos oferecer perdas. Muitas vezes essas perdas não são conscientes, muitas vezes nós não temos a percepção dessas perdas e por falta de percepção, às vezes quando elas acontecem, são os fatores determinantes para que sintamos desmotivados ao alcance dessa meta, porque nós acabamos nos sentindo meio bola murcha, com desejo e vontade para alcançar a nossa meta.

Então o importante é saber o que eu perco se eu alcançar a minha meta. Quais as perdas que a minha meta pode oferecer? Por exemplo, vamos pensar o seguinte. Vamos imaginar que você traçou a meta de emagrecer. Quando você começar a praticar as ações para emagrecer, certamente você vai perder aquela vontade satisfeita de comer aquele chocolate. Você estará perdendo isso, é uma perda. É algo que certamente vai te aproximar da sua meta, mas você está perdendo o satisfazer de uma determinada vontade, um determinado gosto, um determinado paladar. Isso é uma perda.

Se fosse traçar uma meta, por exemplo, de ordem financeira e disser assim: “Olha, eu vou trabalhar X horas a mais ou eu vou trabalhar os finais de semana para conseguir juntar uma quantia”. O que você estará perdendo fazendo isso? Você vai perder, de certa forma, convívio com amigos, você vai perder, de certa forma, lazer, você perde sempre alguma coisa em detrimento de ganhar outra coisa. Então sempre que colocarmos uma meta esteja consciente ou pelo menos busque entender quais são as perdas que ela vai oferecer.

Quando você tiver entendimento dessas perdas, certamente quando elas acontecerem, não será surpresa. Então você já estará preparado para lidar com as perdas. E também pensar quais são os ganhos que a minha meta proporciona. Certamente a sua meta vai lhe proporcionar uma série de ganhos. Então que ganhos são esses?

Observe aí. Repetindo, mais uma vez. Se você chegou agora, está pegando nosso programa pela metade, saiba do seguinte. São 7 horas e 16 minutos, nós estamos falando sobre planejamento estratégico para a sua vida em 2015. Como traçar as suas metas de maneira consistente para você alcançar o seu objetivo. Está pegando as dicas pela metade? Não tem problema. Quando terminar nosso programa, este estará disponível, você pode acessar o nosso site www.acertaehumano.com.br e o programa estará lá prontinho, completinho para você. Você vai poder baixar, ouvir o programa, e pegar todas as dicas que eu, Sulivan França, passei aqui ao longo do programa para que você consiga traçar um planejamento estratégico consistente para a sua vida em 2015. Para que você chegue em 18 de dezembro de 2015 e diga assim: “Olha, meu ano de 2015 foi verdadeiramente diferente, porque em 18/12/2014 eu ouvi um programa onde um cara deu algumas dicas, eu coloquei em um papel, segui, tracei as minhas metas e alcancei os meus objetivos.

Então fique tranquilo. Se você está pegando pela metade, acompanhe aí. Fique conosco até o final e depois acesse nosso site que você vai ter toda as informações disponíveis para você conseguir traçar a sua meta. E se você tiver dúvidas também sobre metas, deixa lá um recado no nosso site. E aí nos próximos programas nós vamos respondendo aqui para você como você trabalhar essa meta que você talvez tenha alguma dúvida. Então coloque lá no nosso programa. Muita gente acessa, muita gente está trazendo informações e nós vamos escolhendo as informações e vai respondendo todos na medida do possível.

Outro ponto importante, voltando ao nosso planejamento de metas. Quem mais vai ser afetado quando você alcançar a sua meta? Quem serão as pessoas ou quem será a pessoa que vai ser impactado quando você alcançar a sua meta. Certamente terão pessoas que serão impactadas positivamente, algumas pessoas podem ser impactadas negativamente. Vamos lá, pensando, dando exemplo. Falando sobre as perdas, quando eu disse lá que você resolveu acumular uma quantia e aí você percebeu que para acumular essa quantia você vai trabalhar final de semana e vai ter perda de, por exemplo, lazer ou convívio com a família. Nesse caso quem serão as pessoas afetadas? Sua família. Essas pessoas sofrerão o impacto da sua ausência.

Então nós geramos muitas vezes não só perdas para nós, mas também geramos perdas para os outros. O importante é que essas perdas estejam conscientes para que quando elas aconteçam nós tenhamos formas saudáveis de lidar com ela e de uma certa maneira uma forma consistente de lidar com essas perdas de maneira que elas não nos desmotivem, de maneira com que elas não nos impeça de praticar todas as ações necessárias para alcançar os nossos objetivos.

E depois, esse seu objetivo gera um impacto em que outras partes da sua vida? As ações que você precisa executar, para alcançar a sua meta, gera impacto com que outras áreas da sua vida? É importante. Às vezes você traça uma meta financeira e começa a trabalhar de final de semana, certamente você vai estar gerando um impacto na sua saúde. Será que você está preparado para isso? Para essa carga excessiva de trabalho. Será que você está pronto para isso? Se você tiver claro isso para você, do que você vai precisar fazer, você pode se preparar antes e não ter surpresas que vão de alguma maneira interromper a sua caminhada rumo à sua meta.

Então essas foram algumas dicas. O que mais você necessita? Que outras capacidades ou quais são os outros recursos que você precisa ter para conseguir alcançar o seu objetivo? Quando nós estamos falando de recurso, observe o seguinte. Recursos, eu tenho recursos externos, que são, por exemplo, às vezes eu preciso de dinheiro para alcançar a minha meta, às vezes eu preciso de tempo para alcançar a minha meta, são recursos externos.

Mas as vezes eu preciso de recursos internos, por exemplo, eu preciso desenvolver uma determinada capacidade, eu preciso desenvolver uma determinada habilidade, eu preciso desenvolver uma determinada competência e às vezes esses recursos conversam com essas competências e às vezes essas competências conversam com esses recursos. Por exemplo, as vezes você pode dizer que um recurso que eu preciso para conseguir alcançar a minha meta é de tempo. Eu preciso ter mais tempo. Só que para ter mais tempo, você precisa ter a competência de administrar bem o seu tempo ou você precisa ter habilidade de gerir o seu tempo, de fazer gestão do seu tempo. Então muitas vezes eu preciso de capacidade e também preciso de recursos. Quais são esses recursos e quais são essas capacidades necessárias para que eu possa alcançar o meu objetivo.

Então repetindo, essas foram as dicas que nós precisamos seguir de uma certa maneira para termos as nossas metas muito bem traçadas para 2015. Lembrando. Estamos na reta final de 2014. Um novo ano está chegando e como é que nós podemos nos planejar para não cometer os erros que nós cometemos em 2014. Como é que nós podemos planejar para conseguirmos manter disciplina e foco em 2015, com o objetivo de chegar em 2015 e olhar para trás: “Alcancei todos os meus objetivos ou quase todos”.

Evaldo, como é que é? Alcançou seus objetivos em 2014 ou não? Traçou meta bonitinho em 2014? Evaldo está dizendo aqui que alcançou tudo. Então se você quer seguir o Evaldo como exemplo, lembre-se disso: trace as suas metas, siga essa dicas direitinho, bota na ponta do lápis, anota a importância de anotar tudo isso, materialize aquilo que você quer, coloca no papel. Certamente você vai ter clareza no que precisa executar, você vai ter clareza no que precisa fazer para alcançar o seu objetivo.

Lembrando, essas foram algumas dicas do nosso programa, que eu, Sulivan França, hoje, aqui sozinho, sem o nosso amigo e professor Nélson Sartori, que está de viagem, está de passeio. O Nélson está no bem bom, está curtindo as merecidas férias depois de um árduo ano de trabalho, como foi o ano de 2014, tanto para mim quanto para professor Nélson Sartori. Em janeiro ele estará de volta conosco, só eu fiquei aqui para dar conta do recado nesse finalzinho de 2014.

Essas foram algumas dicas do programa de hoje, falando especificamente de como traçar metas, quais passos precisam ser seguidos para traçar as suas metas para o ano de 2015.

E como nós sempre fizemos, vem agora o Minuto do Coaching. O Minuto do Coaching é aquele momento de reflexão do Programa Acertar é Humano, onde nós mandamos algumas perguntas de coaching para que o nosso ouvinte possa refletir e possa pensar sobre os desafios que ele tem no dia a dia e para que ele possa pensar sobre como alcançar os nossos objetivos e como ser uma pessoa melhor dentro das nossas atuações, dentro dos nossos afazeres.

MINUTO DO COACHING

Então vamos lá. Minuto do Coaching. E eu vou mandar algumas perguntas para você ouvinte refletir nessa quinta-feira.

Olha só. O que você faz muito bem? O que você considera ser uma força sua que você faz muito bem? E como você tem empregado essa sua força? Como você tem executado essa sua força? Pense sobre isso.

E onde você precisa se desenvolver? Onde você precisa começar a agir de maneira urgente, de maneira muito pontual, de maneira muito intensa, para conseguir alcançar os seus objetivos nesse ano que está começando, que daqui a pouco se inicia o ano de 2015. Então pense sobre isso.

Repetindo. O que você faz bem? Pense nessas suas forças. Pense nesses seus recursos. E o que você precisa desenvolver. Olha, o que você faz bem e o que você precisa desenvolver para ser uma pessoa melhor ou para estar próximo do seu objetivo nesse ano de 2015.

Esse foi o programa Acertar é Humano. Repetindo. Falando sobre metas, falando sobre planejamento para 2015. Você que está chegando agora, pegou nosso programa no finzinho ou pego nosso programa na metade, acesse nosso site www.acertarehumano.com.br, lá estará disponível o programa, você vai pode baixar e pegar, anotar todas as nossas dicas e seguir esse planejamento de maneira minuciosa para alcançar os seus objetivos em 2015.

Um forte abraço a todos. Aqui quem falou foi Sulivan França. São 7 horas e 25 minutos na Avenida Paulista, que eu finalizo mais um programa Acertar é Humano.

Grande abraço a todos.

♪ [tema acertar é humano] ♪

Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.

Outros Podcasts

076 - Programa Acertar é Humano: de 17/03/2016

#076

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o poder que a mídia tem atualmente, sendo ao mesmo tempo a heroína e vilã.

075 - Programa Acertar é Humano: de 10/03/2016

#075

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o tema "virar a mesa", ou, dar a volta por cima, transformar alguma coisa ruim em algo bom. O que é preciso fazer para virar a mesa?

074 - Programa Acertar é Humano: de 03/03/2016

#074

"Escrevendo nossa história" - você é passivo ou ativo quando se fala da história da sua vida? O professor e apresentador Nélson Sartori traz esse tema no programa do dia 03/03/2016.

073 - Programa Acertar é Humano: de 18/02/2016

#073

O professor e apresentador, Nélson Sartori, fala neste programa sobre "juventude eterna". Como as pessoas têm tratado esse tema como um sonho, um desejo, que, muitas vezes, pode trazer sérias consequências.

071 - Programa Acertar é Humano: de 04/02/2016

#071

No Programa de véspera de carnaval, o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre as relações humanas e comunicação nas redes sociais.

070- Programa Acertar é Humano: de 28/01/2016

#070

O apresentador e professor Nélson Sartori continua a entrevista com o master coach e presidente da SLAC Coaching, Sulivan França.

069 - Programa Acertar é Humano: de 21/01/2016

#069

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori entrevista o presidente da SLAC Coaching, Sulivan França. O profissional conta sua história como profissional de coach.

068 - Programa Acertar é Humano: de 31/12/2015

#068

No último dia do ano de 2015, o apresentador Nélson Sartori faz uma retrospectiva dos temas destaques que foram abordados durante o ano.

067 - Programa Acertar é Humano: de 03/12/2015

#067

Dando continuidade ao projeto de esclarecimento de pesquisa o apresentador Nélson Sartori traz mais uma vez ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva.

066 - Programa Acertar é Humano: de 19/11/2015

#066

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori bate um papo com o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. Neste programa o tema foi conflitos no Oriente Médio.

065 - Programa Acertar é Humano: de 12/11/2015

#065

No Programa Acertar é Humano de 12 de novembro o professor Nélson Sartori leva ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. O tema abordado foi a tragédia de Mariana.

064 - Programa Acertar é Humano: de 01/10/2015

#064

O apresentador e professor Nélson Sartori fala sobre um tema muito importante na vida de todos: a esperança. Quem tem esperança tem dentro de si otimismo e felicidade. Como seria possível projetar uma história para a sua vida sem ter esperança?

063.1 - Programa Acertar é Humano: de 24/09/2015

#063.1

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori traz uma reflexão sobre a passagem que todos farão. Como você tem cultivado o que é importante para você? Como será a sua partida? Como você gostaria que ela fosse?

063.0 - Programa Acertar é Humano: de 17/09/2015

#063.0

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori aborda o tema “medo de mudar”. Como lidar com momentos de necessidade de mudança? Como deixar a zona de conforto?

062 - Programa Acertar é Humano: de 10/09/2015

#062

Neste Programa Nélson Sartori aborda o tema “missão de vida e como lidamos com ela”. Todo nós temos uma missão de vida e criamos projetos. Como administrar esses projetos para que a missão não falhe?

061 - Programa Acertar é Humano: de 25/06/2015

#061

No Programa Acertar é Humano do dia 25/06 o professor Nélson Sartori comentou sobre “Acreditar em si mesmo para realizar algo”. Você sabia que o maior sabotador das suas conquistas é você mesmo? Autossabotagem é quando você coloca as próprias barreiras em volta de você. Ouça o Programa e saiba mais!

060 - Programa Acertar é Humano: de 18/06/2015

#060

Neste Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori abordou a questão do "Tempo" – Você conhece alguém que diga que tem muito tempo e que o tempo tem demorado a passar, que o dia a dia tem sido muito longo? Dificilmente. O tempo é a grande preocupação de todos. Todos temos a sensação de que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Qual a justificativa da ciência sobre essa percepção?

059 - Programa Acertar é Humano: de 11/06/2015

#059

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori falou sobre “Alguns dos grandes empresários que foram referência no mundo pelos grandes feitos. E esses cometeram erros? Quais?”. Conheça um pouco da história de homens de sucesso!

058 - Programa Acertar é Humano: de 04/06/2015

#058

No feriado de 04/06 o professor Nélson Sartori abordou o tema “As principais queixas dos empreendedores”. Quais são as dificuldades que o novo empreender enfrenta quando vai abrir um negócio?

057 - Programa Acertar é Humano: de 28/05/2015

#057

Exemplos de como algumas ideias consideradas absurdas que se tornaram negócios de sucesso. Empreendedorismo, negócios, uma situação profissional diferenciada depende da sua ousadia, disposição e uma boa ideia. O professor Nélson Sartori aborda algumas ideias “estranhas” que deram muito certo como negócio.

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

0800 885 5604

info@slacoaching.org

Sociedade Latino Americana de Coaching

0800 885 5604
info@slacoaching.org

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!

Olá! Seja atendido via Whatsapp