Escrito por Sulivan França - 19 de Fevereiro de 2014

Tendo observado as variáveis integrais, podemos perceber que a simples definição de metas não é suficiente para levar à realização. Assim, você pode avaliar a realidade das metas do coachee dentro do contexto de sua situação atual, reconhecendo possibilidades que estão muito além do raciocínio usual – em geral, uma indicação de uma abordagem de coaching integral – sem se afastar da realidade.

Quando os gurus motivacionais dizem: “Você também pode fazer um milhão”, o indivíduo pode sentir-se motivado a adotar essa meta, mas, provavelmente, não disponha do veículo para atingi-la. Talvez não tenha nem emprego, muito menos um roteiro para tornar-se financeiramente independente.

No entanto, se o coachee vier a adotá-la como meta a longo prazo, com etapas intermediárias e a aceitação de sua situação atual, realidade e objetivo estarão juntos no mesmo nível. Então, se o coachee tiver as habilidades adequadas e a estrutura interna, é mais provável que a meta seja alcançada.

As linhas de desenvolvimento

Se o coach puder dar suporte ao indivíduo para que ele desenvolva os modos adaptativos menos maduros e aumentar seu nível de raciocínio, as chances de que as metas sejam alcançadas melhoram muito.

Sem uma apreciação desse conceito em uma relação de coaching, alguém poderia pensar: “Por que eles não fazem, simplesmente?”

A razão está em algum lugar de sua atual situação. Se o coachee não tiver a linha de desenvolvimento necessária para alcançar um objetivo específico, pode ser necessário fazer uma verificação da realidade.

Digamos que o coachee queira ser um “grande” nadador. Essa pode ser a meta, mas a menos que ele disponha de tempo para treinar, tenha dinheiro e a musculatura necessária passar de “bom” a “grande”, jamais chegará a um alto nível de desempenho.

Assim, o coach deve considerar a meta em relação a outras condições dentro dos Quatro Quadrantes; estes precisam estar adequados, assim como as linhas de desenvolvimento e a capacidade de estendê-las – nesse caso, a linha psicológica.

Definindo as metas

Portanto, a definição de metas precisa estar baseada na realidade e na situação atual. Digamos que alguém pretenda triplicar o lucro da empresa; se não tiver como pagar os empregados este mês, esse propósito pode não ser realista. O coachee deve, então, ser levado a concentrar-se em metas menores e de mais curto prazo, dentro do plano.

Seria interessante também avaliar as competências necessárias e verificar se as estruturas de apoio e linhas de desenvolvimento precisam ser aumentadas.

A finalidade não é desmotivar o coachee, mas ser realista. A atenção à pessoa, e não à meta, vai fazer com que um número maior de coachees alcancem mais metas, pois existe um respeito aos objetivos, sem perder de vista o ponto de partida.


Veja também:

O método de coaching - GROW

Modelo GROW - G: Goals (Metas)

Modelo GROW - O: Options (Opções)

Modelo GROW - W: What Next (E Agora)


Esse texto possui informações extraídas do livro "Coaching Integral: além do desenvolvimento pessoal" de Martin Shervington, editora Qualitymark, 2006.

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