Liderança eficaz: qual o segredo?

Liderar é atrair, inspirar e motivar os outros para um caminho partilhado e distintivo. Influenciar determinantemente as opções dos outros. Por isso, um verdadeiro líder vai para além da mera satisfação de interesses. Conquista corações e mentes através de um conjunto diferente de atributos, com especial preponderância para a capacidade de definir e comunicar uma visão e um caminho atraente.

Os líderes eficazes são aqueles que se concentram em pontos fortes sobre si mesmos e sobre os pontos fortes dos outros. Você nunca pode alcançar a grandeza compensando suas fraquezas, mas você pode se tornar um líder excepcional e eficaz identificando suas áreas de grande potencial e talento. Dessa forma, líderes eficazes estão focados na concretização de resultados, com grandes atributos sinergéticos e interdependentes, com seguidores que o apoiam, resultados eticamente sustentáveis, estratégica e socialmente alinhados.

Liderança e comunicação

Mais do que ser só um líder, esse indivíduo segue um processo, que está baseado em um relacionamento de troca, onde líderes oferecem um rumo e resultados e seguidores oferecem disciplina.

Uma liderança eficaz consiste em criar valores de forma eticamente sustentável para um vasto conjunto de pessoas, de maneira equilibrada, que envolvam honestidade, integridade, coragem, imagem positiva, inteligência emocional e bom humor.

O líder deve assumir responsabilidades com autoconfiança e humildade diante de clientes, empregados, fornecedores, parceiros e acionistas, sempre alinhado com os valores sociais dominantes, como a proteção do ambiente e a responsabilidade social.Este líder começa sempre com as necessidades da situação.

A característica mais comum de liderança é visão e capacidade de se articular, de forma que todos ao seu redor possam ver e entender onde vão e assim exercer a gestão de pessoas de forma eficaz.

O indivíduo que mantém um papel de liderança bem-sucedido deve ter a capacidade de desenvolver uma visão emocionante de um futuro convincente que todos queiram fazer parte.