Equipe de alto desempenho: como fazer a gestão?

Diante da era da informatização, da globalização e, consequentemente, do conhecimento e de mudanças cada vez mais corriqueiras, torna-se fundamental dentro das organizações que as transformações, entre as relações interpessoais e o desenvolvimento dos colaboradores, sejam atendidas de forma criativa e imediata.

Como parceiros estratégicos das organizações, transformadores de paradigmas e desenvolvedores de pessoas, é essencial que os líderes assumam novos papéis. Esse diferencial contribuirá para o desenvolvimento das competências dos liderados, e isso será revertido em alto desempenho e resultados expressivos.

O coaching como ferramenta de gestão de pessoas

Para fazer com que a gestão dê os frutos desejados, o líder ou gestor deve atuar como coach dos liderados e apoiá-los no estabelecimento das metas deles. Disseminando os valores da organização, além de comemorar os resultados positivos e envolver todas as partes interessadas no negócio.

O princípio para uma equipe de alto desempenho é que este time seja formado por grupos que confiem uns nos outros, e estejam comprometidos com o planejamento, todos com o mesmo objetivo. Tendo claro e definido o propósito de seu trabalho, principalmente em relação à meta, visão e missão da organização.

Quando a visão geral da equipe se torna única, até o clima tende a se tornar mais favorável e propício a um maior rendimento, fazendo com que os membros se respeitem, escutem e sejam mais receptivos às informações recebidas. Neste caso, a liderança acaba sendo compartilhada, o líder não se sobrecarrega e os resultados são melhores.

Comportamento organizacional e liderança

Para adotar o alinhamento de todos os setores da empresa, é fundamental que os líderes de cada equipe tenham transparência, compromisso e a capacitação como pilares básicos, seguidos de estratégia, estrutura organizacional, valores e princípios.

Para que a equipe se desenvolva e alcance níveis de alto desempenho, é necessário que se crie um ambiente de diálogo aberto e saudável. Isso acaba gerando uma relação de transparência entre todos, em um ambiente ético e honesto.