O segredo dos líderes de sucesso

O papel de um líder de sucesso é integrar perspectivas de toda a empresa global, com responsabilidades importantes na tomada de decisões. Por terem papel estratégico, devem utilizar as ferramentas que tem à disposição para atingir seus objetivos, implementando processos financeiros, guia de produtos, desenvolvimento de serviços, sempre com foco no mercado e atendendo a cultura organizacional, entre outros aspectos.

Embora muitos estejam preocupados com os negócios em curto prazo, os líderes com papel estratégico na corporação são sempre focados em manter e melhorar a vitalidade dos negócios no longo prazo.

A importância de um líder

Além de criar as metas, um eficiente líder estratégico deve compreender as várias questões envolvidas em atividades de parceria, apoiando os outros na visualização de seu papel na consecução dos objetivos. Também precisa agir conforme as mudanças de mercado, que podem ter implicações substanciais na capacidade da organização para criar e sustentar sua vantagem competitiva.

Normalmente, os CEOs, presidentes e diretores de uma corporação têm a responsabilidade pela liderança estratégica, mas cada vez mais as pessoas em vários níveis hierárquicos têm papel importante a desempenhar, quando se trata de manter a vantagem competitiva em longo prazo de uma organização.

As responsabilidades pelas tarefas de liderança estratégica determinam a direção estratégica, exploração e manutenção de competências essenciais, sustentando uma cultura organizacional eficaz.

Vale ressaltar que um líder em posição estratégica deve analisar continuamente o ambiente interno e externo bem como as tendências de mercado e demais fatores que possam influenciar o negócio.

Ele deve manter a visão aguçada para notar as mudanças tecnológicas, as inovações do setor, novas fontes de recursos, comportamentos da economia global, demandas sociais, entre outros aspectos. Internamente, um líder deve prestar atenção em fatores como comportamento humano, a capacidade das pessoas, restrições orçamentárias e como os sistemas da organização do trabalho se inter-relacionam.