Você conhece a Síndrome do Impostor? Talvez, seja mais uma vítima dela, ainda que não se dê conta disso.

Convido você a parar um pouco e refletir.

Há uma sensação de inadequação diante de um reconhecimento profissional? Tem a impressão de que todas as suas conquistas foram uma sorte danada? Quem sabe a ideia de que não é exatamente merecedor do sucesso profissional?

Se esta parece ser a sua realidade em algum momento da carreira, você pode, sim, estar sofrendo de Síndrome do Impostor.

Até mesmo nomes famosos, como a autora Maya Angelou, a atriz Emma Watson e a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama já lutaram contra essa sensação ao longo das suas carreiras. 

Mas o que exatamente é a Síndrome do Impostor e como se livrar dela? Profissionalmente, qual é o dano que essa condição pode causar?

Neste artigo, explico tudo sobre o tema e mostro como identificar os sintomas e se livrar deles.

Siga a leitura! 

O que é a Síndrome do Impostor?

A Síndrome do Impostor é a sensação recorrente de ser uma fraude. 

Pessoas com essa condição psicológica acreditam que os seus grandes feitos na vida foram fruto de sorte, dependeram da ajuda de outras pessoas ou de influência externa.

Acham que seu talento e qualidades não influenciaram nas conquistas, mesmo que haja elementos palpáveis para provar o contrário. Por isso, se convencem de que não merecem o sucesso alcançado.

Outra questão que surge é o sentimento de ser inferior a outras pessoas ou profissionais, subestimando a sua própria capacidade. Por isso, toda vez que se deparam com o sucesso, têm uma sensação de não-pertencimento.

Elas também lidam com o medo de não conseguir repetir as conquistas que já alcançaram e de serem comparadas com outras pessoas. E tudo isso, na cabeça da vítima da Síndrome do Impostor, pode significar que ela será desmascarada na sua incapacidade.

Perceba que se trata de uma fantasia danosa, mas nem por isso incomum - muito pelo contrário.

A psicóloga Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, conduziu um estudo que mostra que a condição atinge cerca de 70% dos profissionais bem-sucedidos, especialmente mulheres. Será também o seu caso?

Garanta agora o seu ingresso para o evento que vai mostrar o passo a passo para você transformar os seus sonhos em metas alcançáveis!

04 e 05 de abril de 2020 - 9h às 18h
Centro de Treinamentos SLAC® GROUP

Você é uma vítima da Síndrome do Impostor?

Existem sinais que ligam o alerta para a Síndrome do Impostor.

Falo sobre eles agora e, mais uma vez, convido você a prestar atenção e fazer uma autoavaliação sincera.

Observe se a sua carreira tem sido afetada pelo problema. 

Você está exagerando no trabalho 

Seja por medo de ser descoberto, por achar que não merece o sucesso ou que não entende tanto das tarefas quanto seus colegas, quem tem a Síndrome do Impostor tende a se dedicar ao trabalho muito mais do que deveria.

É como uma forma de compensação. Porém, toda essa dedicação passa do que é natural e beira o obsessivo, transformando o profissional em um workaholic sem controle. 

Além disso, a busca pelo perfeccionismo acaba trazendo consigo um alto custo emocional, como ansiedade e exaustão mental.

Você está se dedicando menos no trabalho

É isso mesmo que você leu: a situação oposta ao primeiro sintoma também pode indicar que você está sofrendo da Síndrome do Impostor.

Pessoas com essa condição acreditam que o fracasso inevitavelmente virá, ou seja, em algum momento serão desmascaradas. Isso as obriga a uma escolha: ou não se esforçam para chegar ao sucesso ou fingem que não querem se esforçar.

No primeiro caso, o indivíduo parte do pressuposto de que não vale a pena gastar energia com algo que será desmentido depois. Já quem finge que não quer se esforçar se entrega menos no trabalho. 

A ideia é fazer com que todos pensem que sua falha se deu por preguiça e não pela incapacidade que juram que têm.

Você procrastina

O medo de se expor é algo comum na vida de quem tem Síndrome do Impostor. 

Ele pode, inclusive, influenciar até mesmo na escolha da profissão da pessoa, fazendo com que ela busque cargos em que terá que interagir com menos pessoas e ser avaliada com menos frequência.

É justamente essa espécie de busca pela invisibilidade que faz com que as pessoas acometidas por essa síndrome procrastinem no trabalho a ponto de sequer realizar alguma entrega. 

Afinal, se não há nada feito, não há o que possa ser avaliado.

Além disso, jogar as obrigações para o último minuto também atua como uma espécie de proteção: por medo de ter a sua capacidade de trabalho questionada, você encontra uma maneira de poder culpar a falta de tempo por uma possível falha.

Você está sempre mudando profissionalmente

Outra maneira de evitar a avaliação profissional é não dando a oportunidade de que os gestores o conheçam o suficiente. 

Para isso, pessoas com Síndrome do Impostor podem trocar de responsabilidades, cargo, setor, empresa ou até mesmo de profissão com mais frequência do que seria normal, apenas para evitar esse momento.

Você está sempre se comparando a outras pessoas

Na sua cabeça, você sempre sai perdendo na comparação.

Quem tem Síndrome do Impostor, com frequência, coloca-se em posição de inferioridade a outros profissionais, o que só aprofunda a sua insegurança.

Você tenta ganhar a todos no carisma

Quem tem Síndrome do Impostor subestima as próprias habilidades. Logo, enxerga o carisma como uma forma alternativa de conseguir aprovação. 

Na tentativa de agradar, essas pessoas podem acabar até mesmo passando por cima de si mesmas e se prejudicando.

Essa também é uma estratégia para justificar a incapacidade que acreditam possuir. Assim, qualquer elogio ou reconhecimento que recebem é interpretado como produto do carinho que a outra pessoa tem por elas e nunca ao talento que negam ter.

Como enfrentar e vencer a Síndrome do Impostor?

Existem algumas maneiras de passar por cima da Síndrome do Impostor, mas todas exigem esforço e disposição para mudar a sua mentalidade. 

Você precisa querer evoluir, corrigir suas vulnerabilidades e encontrar a sua melhor versão.

Comece por estas quatro dicas:

1. Converse sobre isso

Conversar com profissionais como você também ajuda.

Falando sobre aquilo que gera angústia, você verá que existem outras pessoas que se sentem da mesma forma. 

Assim, recupera a sensação de pertencimento e não se sente tão isolado.

2. Compare-se a si próprio

Ao invés de se inferiorizar, comparando-se a outros profissionais, olhe para si próprio. Veja onde você estava anos atrás, o quanto já andou, já conquistou, aprendeu e progrediu profissionalmente. 

Cada pessoa tem uma história de vida. Portanto, você é o seu melhor padrão de comparação.

Fazendo isso, você verá que há muito a comemorar e a reconhecer em tudo que já atingiu.

3. Reconheça seu lado positivo

Identifique seus pontos fortes. Pense nas características e habilidades que permitiram que você chegasse até onde chegou e conquistasse tudo o que possui. 

Use todas essas lembranças para fazer com que você se sinta mais confiante para encarar os novos desafios da carreira.

4. Seja resiliente

Falhas irão acontecer eventualmente e elas não são um símbolo da sua incapacidade. Pelo contrário, são comuns à carreira de todas as pessoas e necessárias para gerar aprendizado.

Por isso, exercite a sua resiliência: olhe para os erros com uma abordagem positiva, que busca aprender com o que deu errado para aprimorar e ter uma experiência melhor da próxima vez. 

Seguir em frente, desenvolver-se e evoluir é a nova ordem.

Invista no seu desenvolvimento 

No MUDE SEUS RESULTADOS, você aprenderá uma metodologia voltada ao desenvolvimento de habilidades comportamentais. Entre elas, a autoconfiança para o ambiente profissional.

Esse é o processo ideal para, a partir do autoconhecimento, identificar suas fraquezas e fortalezas e construir um plano de ação para encontrar a sua melhor versão e alcançar resultados extraordinários.

No nosso evento presencial, você será apresentado as ferramentas para que tenha uma estratégia clara de como superar a ansiedade e a desconfiança. Assim, sempre que você sentir que está se deixando dominar pela sensação de inferioridade, você pode colocar em uso o que aprendeu. 

Você sairá do evento capaz de dominar a Síndrome do Impostor e abraçar um futuro profissional cheio de segurança e conquistas.

Você merece o seu sucesso... 

Falei neste artigo sobre a Síndrome do Impostor, uma condição que tem no desenvolvimento da autoconfiança uma forma certeira de enfrentamento.

Você é merecedor do sucesso profissional já alcançado e das conquistas que ainda virão.

Que tal encontrar uma nova mentalidade com o Coaching?

Será um prazer apoiar seu desenvolvimento e contribuir com seus sonhos.