Você quer aprender como encantar pessoas? Então, precisa desenvolver comportamentos positivos, tal qual aqueles que você admira e dos quais quer estar sempre perto.

Será que elas já nasceram com esse carisma, com esse incrível poder de persuasão? E quem não tem a habilidade, essa facilidade de encantamento, será que pode desenvolvê-la?

A verdade é que as competências comportamentais contam muito para isso. E é claro que comportamentos podem, sim, ser transformados. 

Você também pode encantar pessoas. Quer descobrir como?

Siga me acompanhando este artigo.

Como encantar as pessoas com estas 6 habilidades

Já de início, é importante entender que o ser humano está sempre em construção e evolução. Logo, é preciso abandonar a crença do "eu nasci assim, vou ser sempre assim". Estou falando de um novo mindset, uma mudança de mentalidade, o que oferece uma perspectiva diferente da própria vida.

A qualquer momento, com foco, estratégia e determinação, é possível mudar e melhorar a forma de agir, de trabalhar e de se relacionar. Não se trata de mágica, mas de técnicas e ferramentas de desenvolvimento pessoal. 

Afinal, muitas qualidades que se admiram não são apenas "traços de personalidade", "dons" ou "destino", mas habilidades que podem estar apenas adormecidas. 

Que tal tentar despertá-las? O primeiro passo é conhecê-las.

Falo agora sobre seis comportamentos positivos que são imprescindíveis para encantar pessoas.

1. Empatia

Ao estar com alguém, tente primeiro se colocar em seu lugar. Observe como é, como pensa, como se comporta essa pessoa. 

Pode não ser tão fácil praticar a empatia nos dias atuais, uma vez que tudo precisa ser resolvido rápido e os momentos de convívio se tornam escassos, até pela facilidade da comunicação digital, mas, vale muito a pena treinar essa habilidade diariamente. 

A empatia exige observação, foco, uma postura altruísta, interessar-se pelo outro. Esse outro pode ser seus pais, seus filhos, seus amigos, seu vizinho, seu chefe ou seu funcionário. 

Todos podem ser encantados com a sua empatia.

Diz o provérbio árabe "Quem não compreende um olhar, tampouco entenderá uma longa explicação". 

Ao se colocar no lugar do outro, você se habilita à sua compreensão, das suas dores, sentimentos e conflitos. Com isso, se aproxima de produzir encantamento e de despertar nele a confiança, a vontade de se expressar ou de, simplesmente, compartilhar a vida.

Garanta agora o seu ingresso para o evento que vai mostrar o passo a passo para você transformar os seus sonhos em metas alcançáveis!

04 e 05 de abril de 2020 - 9h às 18h
Centro de Treinamentos SLAC® GROUP

2. Escuta atenta

Se você gosta mais de falar do que ouvir, não se sinta privilegiado por isso. Muita gente é assim. E é preciso treino para ser um bom ouvinte, o que é importante para encantar as pessoas.

Elas não querem alguém que julgue, que diga a elas o que fazer e não pare para ouvir o que elas têm a dizer.

Saber conversar, portanto, inclui a escuta atenta, cujo desenvolvimento compreende alguns passos, entre os quais, destaco os seguintes:

Não desviar a atenção

A escuta atenta não se limita a ouvir, como poderia supor. Porque você pode estar em silêncio enquanto o outro fala e, ainda assim, demonstrar desatenção. Como? Com um olhar perdido, observando algo ao redor ou mesmo outras pessoas.

Não há como encantar pessoas se você não se mostra conectado com a conversa.

Não antecipar

Sabe quando alguém começa uma frase e você interrompe, opinando de forma precipitada sobre o assunto? Não pega bem - e passa longe de gerar encantamento.

Por mais que a experiência ou o conhecimento falem mais alto, é preciso ter a humildade de perceber que ninguém é capaz de saber o que o outro está pensando ou sentindo. Não sem escutar o que o próximo tem a dizer com atenção.

Então, não complemente a frase, deixe que a pessoa finalize seu raciocínio e agregue primeiro todos os elementos de que precisa antes de decidir por opinar ou não.

Não julgar

Às vezes, nem é preciso falar. O juízo de valor, uma conclusão precipitada, nem precisa ser verbalizado para ser percebido e, consequentemente provocar desencanto. Inconscientemente, esse processo interno se manifesta com caras e bocas, intimidando o interlocutor. 

Não julgue, apenas ouça.

3. Escuta estruturada

Além dos cuidados citados acima, que ajudam a ouvir atentamente, você vai encantar ainda mais as pessoas se, durante a conversa, utilizar um método infalível do bom ouvinte: encorajar e clarificar.

Vamos começar pelo ato de encorajar. É preciso se fazer presente no processo de comunicação, pontuando a conversa com alguma expressão que demonstre seu interesse. 

Exemplos: "sim", "ok", "entendo", "o que mais?". 

Isso vai fazer com que as pessoas desabafem, se desarmem, permitindo que a empatia entre um e o outro seja maior.

Muitas vezes, é difícil conversar com pessoas prolixas, que falam demais, mas dizem pouco, pois não organizam bem suas ideias. Mas é possível ajudá-las a compreender melhor o que estejam querendo dizer. 

Algumas perguntas que ajudam nesse sentido:

- O que isso significa?

- Como você pode expressar resumidamente ou em uma só palavra o que está dizendo?

- Como você chegou a essa conclusão?

- De tudo isso, o que é mais importante para você?

4. Leveza

Para encantar as pessoas, é preciso ser leve. 

Sabe aquele sujeito que reclama de tudo, que vê problema em tudo, que aumenta o comentário sobre o mal, que planta desânimo e desesperança? Esse é um comportamento oposto da leveza.

É preciso ter alegria, valorizar o lado bom da vida e tentar mudar o que está ruim. Assumir uma postura mais otimista e positiva, é imprescindível para gerar encantamento. Não será fácil, mas também não é uma missão impossível. 

Veja bem, não estou dizendo que é preciso estar feliz o tempo todo. Mesmo porque não se consegue, pois ninguém é perfeito. Mas, essa postura mais leve já representa um excelente começo para quem está em busca de desenvolvimento. 

Olha só o que diz Daniel Goleman, em seu aclamado livro Inteligência Emocional: 

"As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, sente-se mal". 

Então, seja leve! 

Não há como encantar pessoas sendo rude com o outro! 

5. Inteligência emocional

Inteligência emocional, competência destacada nos estudos de Goldman, é a capacidade de reconhecer sentimentos, os próprios e os dos outros. 

O simples fato de identificá-los já representa um grande passo no caminho do desenvolvimento pessoal e profissional. 

Afinal, controlar e saber lidar com emoções é resultado de muito trabalho de observação, de autoconhecimento, que nada mais é do que olhar para dentro de si mesmo e reconhecer virtudes e fraquezas.

Com a inteligência emocional, você reage melhor às mais variadas situações, o que desperta a admiração das pessoas ao seu redor.

Novamente, vale recorrer a Goleman para entender o que isso representa: 

"Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica". 

Ou seja: não dá pra viver sem emoções, mas é preciso saber lidar melhor com elas. Ao alcançar essa condição, você se torna uma pessoa mais encantadora.

6. Comunicação

Aristóteles definiu o homem como um ser social, mas, como viver em uma sociedade sem a comunicação assertiva? Essa é uma habilidade fundamental para as relações humanas.

Já pensou em quantos relacionamentos são desfeitos por mal-entendidos? E quantas demissões poderiam ser evitadas pela comunicação adequada entre equipes? 

Quando nos comunicamos de modo efetivo, evitamos conflitos, geramos empatia e alcançamos o respeito e a admiração do outro. 

Encontre sua melhor versão 

Todas as habilidades indispensáveis para encantar pessoas podem ser desenvolvidas. Se você não é exatamente um exemplo de empatia, inteligência emocional ou comunicação, pode evoluir e encontrar a sua melhor versão através da metodologia que será passada no MUDE SEUS RESULTADOS.

Se você está buscando encantar pessoas e ter resultados rápidos e consistentes, vamos juntos nessa jornada por mudanças? 

Seja um encantador de pessoas 

Todos podem aprender como encantar pessoas. Essa é a principal lição que fica deste artigo! 

Quer dar o próximo passo? Venha MUDAR SEUS RESULTADOS comigo e alcance todos os seus objetivos! 

Será um prazer apoiar seu desenvolvimento e contribuir com seus sonhos.