Artigos do Presidente

Hábitos em tempos de crise

No início dos anos 2000, o Rhode Island Hospital era tido como uma das melhores instituições médicas dos EUA. Ao mesmo tempo, tinha fama de ser um local com muita tensão entre médicos e enfermeiros. Com o passar dos anos, as inimizades entre as duas categorias foram gerando rotinas e

Como identificar os estilos comportamentais (DISC)

O perfil DiSC na vida das pessoas oferece a possibilidade de aumentar o autoconhecimento, ampliar a habilidade de se relacionar e lidar com diferentes situações de sua vida cotidiana e profissional. Isso porque essa teoria representa cada um dos quatro tipos de perfis dos indivíduos: dominância, influência, estabilidade e conformidade, e dentro

Importância do contrato no processo de coaching

É útil ter um contrato por escrito e claro com o coachee. Também é necessário ter um contrato com o cliente – a organização -, e isso é mais bem expresso na matriz de objetivos públicos e privados. Não se pode querer ser muito exigente ao apresentar o contrato como um

Inteligência emocional na definição de metas

A pessoa que tem sua inteligência emocional aprimorada, certamente tem muito mais facilidade em separar e regrar o seu dia a dia, dessa forma determinando metas e objetivos, o que para as organizações é de suma importância. Para que um profissional tenha uma carreira sólida, independente de qual seja sua escolha ou

Inteligência emocional na resolução de conflitos

Liderar é uma tarefa complexa, que exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso. O líder deve ter capacidade de utilizar sua inteligência emocional como uma habilidade aprimorada, conduzindo o grupo de forma a prever, antecipar e resolver os possíveis conflitos. Por isso é essencial utilizar a inteligência emocional como ferramenta de gestão. Os

A Inteligência Emocional no ambiente Corporativo

Inteligência emocional é um conceito que descreve a capacidade de um ser humano reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Está relacionada a habilidades de automotivação, persistência diante das frustrações, autocontrole e canalização apropriada das emoções em cada uma

A inteligência emocional nos relacionamentos interpessoais

A inteligência emocional é a habilidade que tem cada vez mais se destacado como fator chave do profissional moderno. O desafio presente no desenvolvimento dessa inteligência é potencializar a sabedoria das intuições, utilizar e entender a energia das emoções e desenvolver o poder da capacidade de conexão em um nível fundamental. Aprimorar

A inteligência emocional na gestão de conflitos corporativos

Administrar conflitos é uma tarefa complicada que, geralmente, causa sensibilidades e resistências. As pessoas evitam, postergam e, muitas vezes, não fazem nada para resolver. Os conflitos estão presentes em todo tipo de situação e, especialmente, no ambiente de trabalho, onde as diferenças sobrepõem as semelhanças entre as pessoas. Confira a

Inteligência Emocional Vs. Alto QI

Quando a mente racional é inundada pela emoção, uma das formas do cérebro pensante, o neocórtex age como administrador, amortecendo os sinais enviados pela amígdala, o centro emocional no cérebro. É como um pai que impede um filho impulsivo de pegar uma coisa e o manda, em vez disso, esperar

Os passos principais numa intervenção do coaching

A intervenção do coaching consiste de sete passos:   Identificar a necessidade de melhorar/mudar; Observar e reunir evidências; Motivar para determinar e apropriar-se de metas de evolução pessoal; Ajudar a planejar como alcançar essas metas; Criar oportunidades para praticar as habilidades desejadas; Observar ações e oferecer feedback objetivo; Ajudar a

Como ser um jovem empreendedor de sucesso

Segundo pesquisa mais recente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) divulgada em 2016, 86% dos empreendedores brasileiros com menos de 35 anos não se prepararam para empreender. Já o Sebrae, revela em seus estudos que a maioria das empresas nacionais fecham as portas com menos de 5 anos. Por

Como engajar jovens talentos nas organizações?

A retenção é um dos desafios da equipe de recursos humanos. Engajar os jovens talentos nas organizações é um desafio constante. Esses profissionais cresceram sendo multifuncionais, para atraí-los, a empresa precisa desenvolver estratégias para manter a boa qualidade do ambiente de trabalho sem perder a competitividade de mercado. Os incentivos para

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