Em primeiro lugar, é importante saber que o perfil profissional é a apresentação de um candidato, de um profissional, ou seja, é o resumo de suas qualificações, habilidades, competências e experiências anteriores, que incluam as empresas e áreas onde atuou.

Para identificar o perfil profissional de uma pessoa, existem inúmeras ferramentas de assessment, que significa avaliação, e que no ambiente corporativo vem sendo utilizado com o conceito de gestão profissional.

Transforme sonhos em realidade

Assessment é avaliar competências, conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, buscar autoconhecimento e gestão do conhecimento. Assim, o Assessment é a designação contemporânea para a identificação do gerenciamento, por intermédio de técnicas e avaliações que conduzem ao diagnóstico do potencial das pessoas.

Ferramentas para Identificar o Perfil Profissional de Candidatos

As pessoas que pretendem identificar o perfil profissional e os profissionais de recursos humanos que querem identificar os perfis dos candidatos podem utilizar ferramentas online como o DiSC, o SixSeconds, ou o Assess, que testam o comportamento e ajudam na descoberta do perfil profissional. Elas são úteis para cruzar as características comportamentais do perfil desejado pelas determinadas vagas de uma empresa.

Dessa forma, junto com os demais testes aplicados nos candidatos, o profissional responsável pelo processo de recrutamento e seleção consegue identificar o perfil das pessoas, comparar com o de determinada vaga e verificar se ele é ou não condizente com as necessidades e com as expectativas da empresa.

No dia a dia, o perfil profissional do indivíduo pode ter mais peso sobre seu desempenho do que suas habilidades técnicas dentro da empresa.

A Importância da Satisfação Profissional

Muito tempo e muita energia são gastos durante o trabalho. Portanto, é importante que a pessoa faça o que gosta, e assim, encontre satisfação e realização profissional.

Um trabalho adequado e agradável para uma pessoa pode ser totalmente inadequado para outra, por isso é importante conhecer o seu perfil profissional.