A relação de confiança e empatia no coaching

Para proporcionar confiança e empatia com o cliente numa sessão de coaching é necessário proporcionar um ambiente seguro, que o deixe confortável e confiante. O primeiro procedimento a ser levado em conta é o preparo do ambiente.

Construindo a confiança no processo de coaching

O processo de construção de confiança e empatia estabelece pontes a fim de conectar o coach com seu cliente e com sua concepção de mundo.

Quando estabelecido, é uma espécie de dança na qual as duas pessoas espelham seu comportamento verbal e não verbal.

Há algumas técnicas para que esse processo seja estabelecido durante a sessão, como ajustar a respiração para o mesmo ritmo da outra pessoa, acertar seu corpo para combinar com a postura do outro. É possível imitar, discretamente, alguns gestos, com toda sutileza, como levantar as sobrancelhas e apertar os lábios, além de adequar a tonalidade da voz.

A importância da linguagem para conquistar a confiança

O coach pode detectar predicados usados pela outra pessoa e usá-los na própria linguagem, além de utilizar frases e expressões usadas pelo coachee, igualando-se a ele no estilo de fala. Com essas dicas, facilmente o coach conseguirá estabelecer a confiança e empatia do cliente. Esse é um processo eficaz de aproximação. Basta prestar atenção na outra pessoa e ser flexível o suficiente no comportamento para entender o que o outro vê, ouve e sente.

É preciso primeiro acompanhar para então conduzir. Muitas vezes é preciso deixar o cliente divagar por vários assuntos para conseguir compreender o cerne da questão a ser trabalhada. Também é necessário respeitar os silêncios, pois eles permitirão ao coachee pensar e são estímulos para que ele continue a verbalizar.