Para se construir uma relação de rapport confiável em coaching, é necessário e fundamental serem considerados os aspectos de credibilidade, confiabilidade, intimidade e cuidados para garantir um bom relacionamento.

No relacionamento entre coach e coachee, é importante aplicar as principais características de comportamento, para que assim, construa-se a base para de um bom rapport com o cliente.

Construindo Confiança

Portanto para o profissional de coaching, seu relacionamento de rapport com seu cliente baseia-se na construção da confiança, seguido da credibilidade, confiabilidade, intimidade e os devidos cuidados.

A credibilidade acaba por vir naturalmente, ou através de alguma recomendação ou mesmo por trabalhos anteriores, mas ainda assim o coach pode apresentar seus projetos de uma forma confiante, que o convença de seu potencial.

Já a confiabilidade se adquire através do cumprimento das promessas, ou seja, chegar às reuniões nos horários combinados ou até mesmo retornar telefonemas prontamente. E também incluir no início de cada sessão uma revisão da anterior, demonstrando, assim, estar realmente interessado, atento e por dentro de tudo que está acontecendo durante o processo de desenvolvimento do cliente.

Conquistando Intimidade

A intimidade só ocorrerá quando o coachee se sentir confortável e à vontade com o seu coach, começando a compartilhar sentimentos e informações importantes com mais conforto e segurança.

O que não significa que o profissional de coaching deva saber tudo sobre a sua própria vida. Ao demonstrar cuidado com o cliente, o coach poderá apoiá-lo com o melhor dos interesses em mente, num relacionamento que não é apenas sobre o trabalho e o desempenho profissional, e sim sobre sua vida como um todo. Chegando assim ao estado desejado de rapport.