Coaching e a relação de parceria entre coach e coachee

A relação de parceria existente no coaching é bem valorizada e funciona como no esporte. Um treinador não faz o treino no lugar do atleta, mas o acompanha em todos os estágios de evolução, injetando motivação e coragem. Ele estimula o atleta a se superar em seus limites, para alcançar resultados cada vez melhores, tornando-se uma pessoa essencial, parceira e de muita confiança, numa relação que liberta o potencial do atleta para maximizar seu desempenho.

O papel do coach

Assim como um treinador esportista, o coach apoia seu cliente a desenvolver-se ao invés de ensinar algo a ele. Por isso, a relação entre o coach e o cliente deve ser de apoio mútuo, foco e comprometimento, numa parceria em que cada um se empenha para atingir um objetivo.

Dessa forma, o coach desperta e estimula o potencial do cliente para que seu coachee realmente atinja o que deseja da maneira mais rápida e centrada. Em cada sessão, o coach conduz um diálogo aberto e efetivo com seu cliente, utilizando perguntas eficazes, inferências, feedbacks, além de métodos para estimular um desenvolvimento contínuo.

Esse formato gera um ambiente seguro para a definição de metas e tomadas de decisão, característica essencial para se atingir o objetivo determinado. Ao final de cada sessão de coaching, o coach estabelece com o cliente algumas tarefas que devem ser realizadas no intervalo entre o próximo encontro, para propiciar a realização de ações e deixar o cliente cada vez mais próximo de alcançar suas metas.

Assim como no esporte o atleta precisa estar focado, no coaching o cliente também precisa de disposição e empenho para conseguir resultados satisfatórios. Outros aspectos valiosos podem ser observados nessa relação de parceria entre o coach e seu coachee, como atuação imparcial e livre de julgamentos, foco no futuro para que o cliente consiga chegar onde deseja, tarefas específicas propostas pelo próprio cliente com apoio do coach, além de confidencialidade e ética.

A relação no coaching é de respeito, comprometimento e confiança, por isso o sigilo é fundamental sobre tudo o que for conversado nas sessões.