O que é liderança no coaching?

É um tipo de liderança muito importante, na qual o líder deve compreender seu papel no contexto da organização, pois a verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída, mas conquistada.

A liderança está inserida no universo do coaching em questões como reconhecimento e capacitação de talentos e conduzir pessoas ou equipes ao sucesso.

Um líder com formação em coaching é alguém que sabe atrelar seus conhecimentos e as mais modernas técnicas em gestão de pessoas ao seu modo de conduzir uma empresa ou equipe. Atualmente, colaboradores das grandes organizações possuem altos graus de escolaridade e conhecimento e, mesmo os que possuem cargos menores, precisaram enfrentar grandes concorrências para alcançá-los, o que prova que possuem potencial para se desenvolver.

Um bom líder sabe recrutar as melhores pessoas para trabalhar em sua equipe e também valorizar e lapidar todos esses talentos.

Comunicação e liderança

Com todo esse capital humano especializado é preciso estar preparado para ser um líder que sabe ouvir, se comunicar e se colocar de maneira que venha a estimular seus colaboradores e não se impor de forma agressiva ou autoritária a eles. Para ser um bom líder coach, é preciso um grande trabalho de autoconhecimento e a busca por criar um ambiente de confiança por parte daqueles que são liderados.

A importância da sensibilidade

A maior qualidade de um bom líder coach é ser sensível ao ambiente a sua volta e saber perceber as peculiaridades presentes na personalidade de cada integrante de sua equipe, orientando-os em suas decisões, e tendo generosidade ao compartilhar experiências e conhecimento, para que o liderado seja o responsável pelos desafios e seus objetivos. Só assim ele saberá o tempo de cada um, suas necessidades específicas e a forma com que cada personalidade única pode se encaixar no grupo e contribuir para o desenvolvimento de todos.