Liderar ou chefiar: O que você faz?

Você sabia que liderar é um exercício contínuo de aprendizagem e autoconhecimento? Um líder busca soluções para acompanhar as mudanças e maneiras de otimizar seu trabalho, de modo a colaborar com os membros da equipe.

É preciso deixar claro que liderar uma equipe é diferente de chefiá-la, delegar funções e cobrar resultados, isso seria apequenar um papel tão essencial para a competitividade de uma empresa.

Liderança requer visão abrangente do negócio, determinação para fazer escolhas, coragem para assumir riscos e humildade para aprender com os erros.

O profissional está sempre preparado para assumir uma série de responsabilidades e postura proativa diante das adversidades, adotando atitudes adequadas em busca de resultados positivos.

Líder vs. Chefe

Um bom líder orienta, mostra o caminho e apoia sua equipe a buscar soluções próprias, deixando os funcionários construírem seu próprio caminho e se tornando responsáveis por suas decisões.

Um chefe muitas vezes é aceito por imposição hierárquica e não se sente comprometido em enfrentar certas dificuldades com sua equipe, apenas cobra resultados. Essa busca por ganhos às vezes acaba provocando duelo entre os funcionários, gera problemas de relacionamento, desmotivação e concorrência predatória.

Nem sempre um chefe tradicional se preocupa em desenvolver uma meta comum, forma uma equipe que se perde no individualismo das pessoas. O líder sabe o que os funcionários devem atingir e orienta propondo desafios em conjunto e desencorajando disputas entre os colaboradores, situação nociva para uma equipe competente.

A liderança estabelece a direção estratégica da empresa, define as metas do empreendimento e motiva os colaboradores a alcançarem os resultados.

Por isso, o coaching é um grande aliado para os líderes das organizações, alinhando as necessidades estratégicas do negócio à utilidade dos gestores. Os líderes aperfeiçoam suas habilidades em gestão de pessoas e conseguem conduzir a equipe com eficiência, em busca de melhores resultados.