Liderança e motivação são duas características do profissional que precisam caminhar lado a lado, fazendo com que os resultados sejam constantes.

O bom líder sabe que nem sempre é possível vencer e jamais omitirá isso de sua equipe, pois a motivação transforma a derrota em força para continuar.

O coaching apoia o líder na missão de entender que é essencial motivar sua equipe para que se possa cobrar resultados eficazes, pois o homem tem seu comportamento baseado naquilo que o motiva, seja internamente ou externamente. Uma equipe motivada vê o líder como alguém que sabe para onde está indo e sente segurança por estar sendo guiada dessa forma.

A importância da motivação

A motivação precisa ser uma característica intimamente ligada ao caráter do líder. Com influências positivas no comportamento de seus colaboradores e, consequentemente, nos resultados da equipe.

A ação da motivação, nesse contexto, acontece de fora (líder motivador) para dentro (equipe), isto é, o líder diz (estratégia motivacional) e a equipe responde (resultados). Por meio do processo de coaching, aprendemos métodos de agir, de tomar as decisões corretamente, de saber a maneira certa de falar com seus subordinados e até mesmo com amigos e parentes.

Isto conta muito para sua conduta profissional, para o seu crescimento pessoal e profissional. Com essas dimensões, a pessoa se torna eficaz a curto prazo, e aprende a tomar decisões corretas para o dia a dia, na vida pessoal e empresarial.

Comunicação e liderança

O líder deve ser o modelo capaz de inspirar, entusiasmar sua equipe e extrair o melhor de cada um.

Liderar é lidar com aquilo que deve ser feito, em face de uma dificuldade, mudança ou crise às quais ninguém houvesse dedicado a necessária atenção.

Liderança é uma relação de troca entre liderados e líderes, sendo os primeiros incumbidos de entregar empenho para receber direcionamento e motivação e os segundos de guiar a equipe, apresentando qualidades de gestão e resolução de problemas e reunindo suas próprias habilidades a de todos os outros membros do grupo.

  1   0

Sulivan França

Sulivan França

Presidente da SLAC Coaching

Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.