A entrevista de emprego é a ocasião onde o recrutador de alguma empresa tem a oportunidade de conhecer os candidatos, além do que está escrito em seus currículos.

Nessa hora são confirmados todos os dados e também onde serão obtidos os detalhes do perfil e da experiência dos entrevistados.

Geralmente em entrevistas de emprego, muitos candidatos costumam ficar tensos e por conta disso, acabam por cometer certos erros, ou falando coisas que não deveriam.Isso é perfeitamente normal, e tem como ser melhorado.

O ideal é que o candidato se prepare para a entrevista de emprego, seguindo algumas dicas.

Leia também: Objetivo profissional, o que colocar?

Dicas para entrevista de emprego

Se a pessoa é convidada para uma entrevista de emprego com um recrutador ou seu potencial gestor, é sinal de que já passou por um funil no processo seletivo. Portanto, deve ficar animada, mas de jeito algum pode achar que já venceu.

Para mandar bem nessa etapa, além de respirar fundo, o ideal é pensar no que vai dizer e na forma como vai organizar sua fala e se preparar para as mais variadas perguntas.Procure saber mais sobre a empresa onde seu currículo foi selecionado.

Qual o ramo de atuação, quais as localidades mais próximas de sua casa, descubra quais os requisitos do cargo que pretende atuar etc. Muitos desses dados, são facilmente acessados, basta à pessoa fazer uma pesquisa na internet.

Veja dicas para estruturar o plano de carreira.

O que fazer na hora da entrevista?

Na hora da entrevista, o ideal é que o candidato pense antes de responder as perguntas feitas pelo entrevistador.

Respire fundo, tenha calma e paciência, fique com uma postura relaxada, porém não largada. Evite coisas como mascar chicletes, ficar mexendo no celular ou qualquer outra coisa nesse sentido.

Olhe nos olhos do entrevistador, porém de uma forma que não fique constrangedor, ou seja, tente escutá-lo e quando for responder, inclua as palavras dele em sua resposta, de forma a criar empatia, o que certamente vai favorecer.

Tenha o máximo de autoconfiança possível, o entrevistador já espera que o candidato esteja um pouco nervoso. Procure estar bem arrumado, sem a necessidade de trajar roupas luxuosas. Esteja apresentável para a ocasião, e certamente procure estar o mais tranquilo possível.

Transforme sonhos em realidade

Leia também: Dicas para o processo de recrutamento e seleção