A importância do coaching para a área de recursos humanos

Com função relevante nas empresas, o profissional de recursos humanos é responsável por selecionar, gerir e orientar os colaboradores sobre os objetivos e metas das corporações.

Como gerir pessoas é uma atividade que exige conhecimento, esses profissionais buscam no coaching as ferramentas e metodologias do trabalho de desenvolvimento humano para potencializar sua percepção em relação ao comportamento dos colaboradores. Ou seja, podem conhecer melhor o jeito de ser de cada pessoa, facilitando o planejamento de ações que engajem e beneficiem a empresa.

Além da capacidade de melhorar o comportamento, o coaching consegue apoiar o cliente no molde das habilidades de liderança de funcionários de alto potencial, com resultados expressivos em crescimento profissional e desenvolvimento da organização.

Quais os benefícios

Um dos principais benefícios do coaching para recursos humanos é o fato dos gestores dessa área poderem aperfeiçoar a performance, obter diferenciais competitivos, desenvolver times e equipes de forma efetiva e ampliar conhecimento em comportamento humano. Isso significa que, quanto mais conhecimento o departamento de RH tiver do perfil dos colaboradores, mais ágeis e efetivas serão as ações.

As habilidades apoiadas pelo coaching nos colaboradores e gestores de RH é estratégica para as empresas. Elas incidirão diretamente na qualidade das escolhas de colaboradores com potencial para ocupar cargos mais altos, bem como na identificação de profissionais que precisam de readequação e reciclagem.

O profissional de RH também pode se beneficiar de outras ferramentas fornecidas pelo coaching, como estruturação de comunicação interna, relações interpessoais, feedbacks, performance de liderança e clima organizacional.

O processo de coaching desencadeia mudanças importantes e significativas no profissional de RH, com resultados que podem ser alcançados em pouco tempo. Ele também consegue visualizar com clareza alguns pontos peculiares do seu comportamento, tem estímulos para aumentar a autoconfiança e vencer barreiras para atingir suas metas.