Inteligência emocional ajuda a melhorar o desempenho no trabalho

Para especialista em comportamento humano colocar as emoções de maneira assertiva nesse ambiente pode fazer toda a diferença

Para especialista em comportamento humano colocar as emoções de maneira assertiva nesse ambiente pode fazer toda a diferença


Você consegue administrar as suas emoções na sua vida profissional? Se a resposta para esse questionamento for não, é hora de acender o sinal amarelo. Segundo uma pesquisa da consultoria TalentSmart, divulgada recentemente, o QE (Quociente Emocional) pode ser mais decisivo para o sucesso na carreira do que o famoso QI (Quociente de Inteligência). De acordo com o levantamento, 90% dos funcionários mais bem avaliados pelos seus gestores têm um bom controle de suas emoções. Por outro lado, apenas 20% dos profissionais com desempenho aquém do esperado apresentam a mesma habilidade. 

“É importante ficar claro que não se trata de esconder o que se sente, ou camuflar pensamentos. Muito pelo contrário. A inteligência emocional, quando bem trabalhada, pode ajudar a pessoa a conquistar seus planos e objetivos, pois se ela consegue expressar suas ideologias é porque ela sabe quais são elas”, explica o especialista em comportamento humano, Sulivan França. 

Para contribuir com o desenvolvimento dessa competência, um dos processos mais indicados é o de Coaching. Por meio do estímulo da reflexão e da ação, esses profissionais podem ajudar as pessoas a se descobrirem e se entenderem melhor. “Um coach jamais dará uma resposta ao seu coachee. Ele irá criar situações e questões que o motivem a buscar dentro dele próprio as respostas para corrigir seus caminhos e atingir seus objetivos”, afirma França. 

O processo ajuda a trabalhar, por exemplo, a autoconfiança, um dos pontos chaves da inteligência emocional. “Pessoas seguras têm a mente aberta e, geralmente, são menos suscetíveis a críticas e agressões alheias, pois tem consciência dos seus atos e escolhas. Esse tipo de comportamento é fundamento no ambiente de trabalho”, ressalta o especialista.

Outro ponto importante que Sulivan destaca é ao domínio sobre os próprios fracassos, passando a encará-los de forma mais tranquila. “O Coaching vai trabalhar todos os pontos fracos e fortes, destacando aquilo que a pessoa tem de melhor. Com isso, ela passa a perceber que erros e trocas de rota acontecem a todo tempo e não são o fim do mundo. O especialista ajuda a desenvolver a mente do coachee para que ela trabalhe 100% a favor dele em qualquer situação”, finaliza. 

Sulivan França, presidente da SLAC Coaching
Sulivan França é Master CoachTrainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer da International Association of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, já habilitou mais de 22 mil coaches em treinamentos abertos e in company. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Business Coaching. Treinador licenciado pela Corporate Coach-U (EUA) possui, ainda, o licenciamento da Human Perspectives International Inc. (EUA) para formar analistas em Assessment DISC. Sulivan França também ministra cursos, palestras e treinamentos no Brasil e na Europa. 

Sobre a SLAC Coaching
A SLAC Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações.
Apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina, a SLAC foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC também possui certificação da International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do coaching na Europa, e também da Corporate Coach U. 

+1
share

Comente

SLAC Coaching Releases   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Marquês de São Vicente
576 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

brasil
São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
brasil
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Marquês de São Vicente, 576 - 17° andar
Barra Funda - CEP: 01139-002
CNPJ: 15.229.739/0001-47
chile
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
peru
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
colombia
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!