Autoconhecimento e clareza dos objetivos são alguns fatores que ajudam na busca por medalhas
Em agosto do ano que vem acontece os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sendo esperada a participação de cerca de 10 mil atletas, vindos de mais de 206 países. Esta é a hora em que a preparação dos atletas se intensifica, mas para um bom resultado, às vezes só o treino pode não ser suficiente. A falta de motivação ou problemas pessoais tende a atrapalhar o desempenho do esportista.
Para ajudar o atleta a manter o foco e desenvolver ainda mais suas habilidades, o coaching pode ser uma boa opção para os praticantes. De acordo com o especialista em comportamento, Sulivan França, fundador da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) no Brasil, o coaching pode ajudar o atleta a superar obstáculos que o separa de atingir o seu melhor potencial.
"Assim como em qualquer área da vida, esses atletas têm objetivos que são muito bem delineados, mas, às vezes, não conseguem alcançar. E é aí que o coaching entra: podemos traçar um plano de metas até que o esportista atinja o seu objetivo final", afirma França.
Segundo o presidente da SLAC, a cada encontro com o esportista, o coach deve instruir o atleta a tomar decisões que o faça alcançar seu objetivo. Um dos objetivos de se aplicar a metodologia do coaching no esporte é o fato de poder driblar a mente e ajudar esse atleta a encontrar o caminho de volta ao pódio.
"Seja trabalhando no equilíbrio emocional ou no autoconhecimento, o coaching pode ajudar esse atleta a aprimorar ao máximo suas qualidades e competências esportivas, além de colaborar com para o alcance de seus objetivos."
Entretanto, o coaching não trabalha apenas com atletas profissionais. Esportistas amadores também podem fazer uso da metodologia para melhorar seu desempenho e superar seus limites pessoais.
"O método dá suporte para que o atleta, seja ele profissional ou não, trace com clareza suas metas de auto superação e desenvolva caminhos para que estas sejam atingidas o mais rápido possível", explica França.
Sulivan França, presidente da SLAC Coaching
Sulivan França é Master CoachTrainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer da International Association of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, já habilitou mais de 22 mil coaches em treinamentos abertos e in company. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Business Coaching. Treinador licenciado pela Corporate Coach-U (EUA) possui, ainda, o licenciamento da Human Perspectives International Inc. (EUA) para formar analistas em Assessment DISC. Sulivan França também ministra cursos, palestras e treinamentos no Brasil e na Europa.
Sobre a SLAC Coaching
A SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações.
Apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina, a SLAC foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC também possui certificação da International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do coaching na Europa, e também da Corporate Coach U.