Artigos do Presidente

Como nos vemos, como nos veem

Todos nós queremos ser considerados competentes ou admiramos pessoas capacitadas em suas funções, certo? Porém, se a competência não for acompanhada por autoconsciência pode ter zero efeito. Reflita: um diretor que tenha reconhecida capacidade técnica, mas não possua o mínimo de sensibilidade para, por exemplo, perceber quando é agressivo com

Como potencializar sua comunicação interpessoal de forma natural e eficaz

Já se foi o tempo em que a importância da comunicação se restringia à nossa fala e movimentos corporais para nos relacionar e atingir objetivos. Todos os dias temos inovações e, agora, além dos canais antigos, podemos nos comunicar de formas distintas, utilizando até mesmo a tecnologia a nosso favor.

Como ter empatia?

Se você quer desenvolver empatia, deve adotar uma postura que busque maior aproximação das pessoas, sem necessariamente ‘puxar o saco’ delas. Você não precisa ser fã de ninguém, mas sim respeitar o próximo, exatamente como gosta de ser respeitado. O respeito é o primeiro passo para te aproximar das outras pessoas

Como usar o feedback e as habilidades de comunicação eficaz

O gerente que recebe o coaching (começando de baixo para cima na escala de hierarquia) deve possuir um conjunto de excelentes habilidades de comunicação para que o processo funcione eficazmente. É necessário suspender todos os traços de julgamento e atitude defensiva e escutar simplesmente para aprender. Isso pode ser difícil

Os líderes são competentes

As medições de performance e responsabilidade estabelecem as normas no mundo dos negócios. Os aspectos específicos dos números são importantes ferramentas de feedback para os líderes, mas esse não é o nosso assunto aqui. O que importa é ter feedback e coaching em relação às aptidões que levam à excelência

flow significado pessoas em brainstorm

Flow: significado, benefícios e como praticar o estado de fluxo

O estado de flow tem sido objeto de interesse crescente tanto para empresas quanto para indivíduos em busca de maior satisfação e desempenho no ambiente corporativo. O conceito foi desenvolvido pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi (1934-2021).  Neste artigo, exploraremos o significado desse estado mental único e os diversos benefícios que ele

A mentalidade do coach

A mentalidade do coach: como aplicar o processo de forma eficaz

Uma parte da “gestão de si” no coaching é ser capaz de identificar a sua própria “bagagem” e lidar com ela apropriadamente. A “bagagem” é relevante. Distingui-las é crucial, pois certamente aparecerão como interferência para tirar o foco do coachee. E a grande interferência são pensamentos, opiniões e julgamentos que

A preparação dos coaches

A preparação dos coaches: saiba como ter sucesso em coaching

Não há muitas opções disponíveis para o indivíduo que quer se tornar um coach. Você encontrará muito poucas possibilidades formais e organizadas. Uma olhada rápida revela três categorias amplas de atividades de preparação e desenvolvimento. A primeira é aprender numa empresa que presta serviços de coaching. Uma segunda opção é

Alfabetização emocional

Alfabetização emocional: como ensinar a controlar sentimentos?

Qual o custo do analfabetismo emocional? Vamos refletir. Há tempos, educadores se preocupam com as notas baixas dos alunos em matemática ou leitura. Mas, recentemente, constataram que a deficiência em controlar sentimentos é um problema terrível. E certamente isso traz graves consequências para os indivíduos e para a sociedade como

Alta performance, coaching e espiritualidade

Alta performance, coaching e espiritualidade

Podemos entender a ciência como uma hipertrofia da capacidade do ser humano de ver o mundo. Nesse sentido, quando falamos de alta performance nos referimos a algo feito com a consciência, perfeição e a totalidade de todo o nosso ser. Em geral, um atleta é alguém que desenvolve habilidades e

Os benefícios do coaching para o RH

Os benefícios do coaching para o RH

Que benefícios o coaching oferece ao RH? No passado, havia um entendimento de que a área de RH funcionava simplesmente para resolver as questões burocráticas diárias dos funcionários na empresa. Porém, essa perspectiva deixou de ser verdadeira há tempos. Atualmente, mais do que cuidar dessas funções, o profissional de RH

autocontrole emocional mulheres meditando

8 estratégias para ter autocontrole emocional no ambiente corporativo

O autocontrole emocional no ambiente corporativo é uma habilidade essencial para o bem-estar dos colaboradores. Estratégias eficazes para aprimorar essa competência podem ser aplicadas em diversas situações do dia a dia profissional. Reuniões e apresentações são cenários onde a necessidade de autocontrole emocional se destaca. Dicas para aperfeiçoar essa habilidade

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