Escrito por Sulivan França - 13 de Outubro de 2017

Dentro das organizações, existem diversos perfis profissionais, cada um com seu modo de lidar com as situações adversas.

Liderança situacional consiste na capacidade de adequar-se ao momento, ou seja, é o tipo de liderança moldada de acordo com a variação e estilo do líder, maturidade do liderado e a situação encontrada. Esses tipos de líderes não tem um perfil único, eles são capazes de mudar o seu estilo de liderar de acordo com o nível de desenvolvimento do seu pessoal.

Faz parte do papel do líder acreditar que está ali para servir, e fornecer funções e objetivos a serem alcançados, utilizando suas habilidades afim de conduzir de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados.

A liderança situacional

As estratégias utilizadas pelo líder situacional são diferenciadas, pois ele consegue delegar as tarefas adequadas aos diferentes níveis de capacidade dos colaboradores, pautadas na identificação do perfil comportamental.

Parâmetros básicos da liderança situacional

Para que isso ocorra de forma adequada, esse líder deve identificar quatro parâmetros básicos, que são direção, orientação, apoio e delegação. Esses parâmetros definem que o colaborador deve aprender sua tarefa, podendo contar com seu líder até que consiga obter sua própria autoconfiança para atingir seus objetivos.

A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder na qual o líder avalia seus colaboradores e os influencia alterando seu estilo de liderança, fazendo com que os liderados possam adquirir maturidade, tornem-se seguidores e consigam, dessa maneira, assumir suas responsabilidades de dirigir seus próprios comportamentos, gerando resultados positivos para a equipe.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF