Coaching pode melhorar o desempenho de atletas e esportistas informais

Em agosto de 2016 ocorreram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro com a participação de cerca de 10 mil atletas, vindos de mais de 206 países. Esta é a hora em que a preparação dos atletas se intensifica, mas para um bom resultado só o treino pode não ser suficiente. A falta de motivação pessoal ou outros problemas tendem a atrapalhar o desempenho do esportista.

Benefícios da metodologia coaching

Para ajudar o atleta a manter o foco e desenvolver ainda mais suas habilidades, a metodologia coaching pode ser uma boa opção para os praticantes. Esse processo pode ajudar o atleta a superar obstáculos que o separe de atingir o maior rendimento e a melhor posição.

Assim como em qualquer área da vida, esses atletas têm objetivos que são muito bem delineados, mas, às vezes, não conseguem alcançar. É aí que a metodologia coaching entra: podemos traçar um plano de metas até que o esportista atinja o seu objetivo final.

O papel do coach para com o atleta

A cada encontro com o esportista, o coach deve instruir o atleta a tomar decisões que o façam alcançar seu objetivo. Um dos objetivos de se aplicar a metodologia do coaching no esporte é o fato de poder driblar a mente e ajudar esse atleta a encontrar o caminho de volta ao pódio.

Seja trabalhando no equilíbrio emocional ou no autoconhecimento, o coaching pode ajudar esse atleta a aprimorar ao máximo suas qualidades e competências esportivas, além de colaborar para alcance de seus objetivos.

Entretanto, o coaching não trabalha apenas com atletas profissionais. Esportistas amadores também podem fazer uso da metodologia para melhorar seu desempenho e superar seus limites pessoais. Por isso, não existe coaching esportivo e sim um coach profissional que escolha atuar com atletas.

O método dá suporte para que o atleta, seja ele profissional ou não, trace com clareza suas metas de superação e desenvolva caminhos para que estas sejam atingidas o mais rapidamente possível.

Nichos de Coaching

Lembramos que o coaching é dividido em três nichos específicos:

Coaching de Vida – processo de coaching desenvolvido para ter uma melhor qualidade de vida, tanto para desenvolvimento pessoal quanto para planejamento de vida;

Coaching de Carreira – processo utilizado para o desenvolvimento para orientação de carreira profissional, encaminhando para novas oportunidades;

Coaching Executivo – processo de coaching desenvolvido para o alcance de metas e objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios.

Ainda tem dúvida sobre como coaching esportivo pode ajudar no desempenho de atletas profissionais e amadores?
Deixe seu comentário e teremos prazer em ajudar!