Competências de um Coach

A SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching está comprometida em proporcionar o desenvolvimento contínuo de seus coaches membros. Para isso, estabelecemos um modelo de competências de um profissional de Coaching.

Nosso processo de certificação não lhe dá apenas certificação, mas também lhe credencia individualmente como membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Além disso, assegura o acompanhamento e desenvolvimento das competências, sendo elas: Respeito à diversidade, Visão, Integridade, Planejamento e organização, Comunicação, Inovação, Motivação de outros, Orientação para resultados, Flexibilidade, Persuasão de compra, Apoio do desenvolvimento de outros e Foco na qualidade.

Estas 12 competências são amplamente desenvolvidas em cada um de nossos programas de formação em coaching.

Competência 01: Respeito à diversidade

Definição: Entender, aceitar e ser sensível às diferenças individuais. Tratar todas as pessoas igualmente, independentemente de gênero, raça, credo, origem, status ou função. As pessoas que apresentam esta competência são abertas e respeitam as diferenças entre as pessoas. Elas tratam os outros com justiça e dignidade.

Indicadores:

  • Respeita todas as pessoas sem levar em conta gênero, raça, status, local de origem ou outras fontes de diferenças.
  • É aberta e curiosa para aprender sobre as diferenças entre as pessoas.
  • Enfatiza os pontos em comum que todas as pessoas têm e não foca nas diferenças.
  • Promove respeito pelas diferenças entre as pessoas e encoraja tolerância e abertura.
  • Avalia as pessoas baseado em méritos objetivos e não em tendências subjetivas.

Competência 02: Visão

Definição: Identificar metas a longo prazo e promover a implementação de ideias diferentes ou alternativas. As pessoas que apresentam esta competência geram soluções criativas e estratégias que podem ser implementadas com sucesso. Elas pensam de maneira inovadora e apoiam esse mesmo pensamento nos outros. Elas desafiam e impulsionam pessoas/organizações a aperfeiçoarem-se e crescerem constantemente.

Indicadores:

  • Pensa de maneira inovadora e criativa.
  • Visualiza problemas ou iniciativas táticas sob uma perspectiva ampla e enfatiza soluções que apoiam os objetivos estratégicos.
  • Gera novas ideias/soluções que possam ser implementados com sucesso.
  • Desafia pessoas e organizações ao crescimento e aperfeiçoamento contínuo.
  • Identifica metas futuras, de longo prazo, para a organização e/ou departamento.
  • Batalha pela implementação bem-sucedida de suas ideias.
  • Apoia as iniciativas estratégicas dos outros.

Competência 03: Integridade

Definição: Manter um alto padrão de justiça e ética nas palavras e ações do dia a dia. As pessoas que apresentam esta competência comportam-se conscienciosamente e confiavelmente, de modo ético e honesto ao lidar com a gerência, colegas, clientes e pessoas que se reportam diretamente a elas. Elas são justas em suas expectativas com relação aos outros e dão tratamento igual para todos.

Indicadores:

  • É ético e honesto em todas as suas relações.
  • É ético e honesto em todas as transações com as pessoas.
  • É justo em suas expectativas quanto aos outros.
  • Mantém-se em um alto padrão e fará o que é certo, apesar das consequências para si mesmo.
  • Não promete o que não pode fazer.
  • Faz o que prometeu.
  • É digno da confiança pessoal dos outros.

Competência 04: Planejamento e Organização

Definição: Organizar e planejar eficazmente o trabalho de acordo com as necessidades organizacionais, através da definição de metas e previsão das necessidades e prioridades das pessoas. As pessoas que apresentam esta competência são competentes em planejar e organizar eficientemente, administram o seu tempo e o dos outros e lidam eficientemente com exigências múltiplas e prazos conflitantes. Elas identificam metas, desenvolvem planos, calculam espaços de tempo e monitoram o progresso.

Indicadores:

  • Apoia e administra o progresso até que o objetivo seja atingido.
  • Identifica e usa bons processos e procedimentos de administrar o trabalho.
  • Desenvolve e apoia planos de contingência como prevenção a possíveis obstáculos.
  • Administra eficazmente seu próprio tempo.
  • Administra eficazmente o tempo de outros.

Competência 05: Comunicação

Definição: Comunicação clara e eficaz com pessoas dentro e fora da organização. As pessoas que apresentam esta competência ouvem de forma eficaz e desenvolvem empatia com outros. Elas são hábeis em articular claramente seus pensamentos e ideias, apresentam as informações de um modo direto e lógico e asseguram-se de que sejam compreendidos. Elas compartilham informações com outros que irão aperfeiçoar o progresso geral do trabalho.

Indicadores:

  • Desenvolve uma boa comunicação por empatia com outras pessoas.
  • Fazer perguntas que levem o coachee à reflexão.
  • Prontamente compartilha informações e conhecimentos úteis.
  • Articula pensamentos e ideias de forma clara.
  • Fecha o círculo de informações tendo certeza que entendeu os outros e que foi entendido por eles.
  • É verdadeiro e construtivo em suas comunicações.
  • Não espalha rumores e fofocas maliciosas.

Competência 06: Inovação

Definição: Facilita o encontro de soluções novas e criativas que resultarão em melhor desempenho, melhores resultados, produtividade mais elevada, etc. As pessoas que apresentam esta competência geram soluções e ideias novas e criativas. Elas questionam como as coisas foram feitas no passado e tentam desenvolver novos meios de abordar assuntos ou problemas. Elas pensam à frente dos demais.

Indicadores:

  • Questiona como as coisas têm sido feitas até o momento e como poderão ser feitas no futuro, indicando novos meios de se abordar a situação.
  • Vê soluções para problemas ou iniciativas táticas de uma ampla perspectiva e enfatiza soluções que sustentem objetivos estratégicos.
  • Contribui para o coachee encontrar novas ideias e soluções para o sucesso.
  • Pensa de modo sistêmico, inovador e criativo.

Competência 07: Motivando Outros

Definição: Inspirar os outros a terem bom desempenho pela transmissão de entusiasmo e paixão por fazer um bom trabalho. As pessoas que apresentam esta competência encorajam e inspiram os outros.

Indicadores:

  • Demonstra uma paixão pessoal e automotivação para desempenhar num nível elevado.
  • Dá grande valor a criar e manter altos níveis de paixão e entusiasmo nos outros.
  • Adapta seu estilo para lidar com pessoas diferentes.
  • Gera entusiasmo e paixão na maioria das pessoas com as quais se relaciona.
  • Reconhece forças e conquistas do coachee.

Competência 08: Orientação para resultados

Definição: Desafiar e levar pessoas, organizações e a si mesmo a conquistarem e manterem excelência. As pessoas que apresentam esta competência estabelecem e apoiam a definição de objetivos e contribuem para a realização deles. Elas assumem responsabilidade pessoal pelo sucesso da organização e persistem, mesmo diante de obstáculos, em alcançar resultados.

Indicadores:

  • Desafia a si mesmo, pessoas e organizações para estabelecerem expectativas elevadas.
  • Apoia o estabelecimento de metas e objetivos apropriados.
  • Aplica o seu esforço em trabalho árduo para alcançar resultados.
  • Não desiste facilmente, persiste.
  • Supera obstáculos para alcançar resultados.
  • Alcança resultados.

Competência 09: Flexibilidade

Definição: Tratar eficazmente de problemas, pressões e estresses relacionados ao trabalho, de maneira profissional e positiva com foco orientado à solução. As pessoas que apresentam esta competência mantêm uma atitude positiva mesmo diante das frustrações, pressões ou mudanças. Elas recuperam-se rapidamente quando enfrentam obstáculos ou conflitos.

Indicadores:

  • É constantemente positivo em suas atitudes sobre o trabalho.
  • Constantemente se comporta de modo profissional, independente das circunstâncias.
  • Mantém uma atitude positiva apesar do estresse e da frustração.
  • Recupera-se rapidamente de desapontamentos, rejeição de clientes, expectativas não cumpridas e outros imprevistos.
  • Aceita mudanças pronta e abertamente, adaptando-se e se ajustando às circunstâncias novas ou mutáveis.
  • Tem disposição para mudar o modo que trabalha, adotando novos métodos, processos, etc.
  • Mudar constantemente o curso ou as prioridades, conforme necessário.

Competência 10: Persuasão de Compra

Definição: Convencer os outros a comprarem um produto ou serviço. As pessoas que apresentam esta competência convencem os outros a comprar produtos ou serviço sem serem excessivamente agressivas ou coercivas. Elas convencem as pessoas porque entendem como posicionar melhor o seu método de persuasão de forma apropriada. Elas são autoconfiantes, reagem às objeções com confiança e não desistem facilmente.

Indicadores:

  • Tem coragem e força de vontade para vender.
  • Tem alto conhecimento do produto ou serviço que está sendo promovido.
  • Procura compreender sua plateia e adapta sua mensagem para melhor se ajustar a ela.
  • Usa persuasão direta em discussões ou apresentações de vendas.
  • Prevê e responde confiantemente a objeções e preocupações dos outros.
  • É persistente e seguro sem ser excessivamente insistente.
  • Efetivamente convence os outros a comprarem.

Competência 11: Apoia o desenvolvimento de outros

Definição: Apoiar e fornecer feedback a outros para encorajar e inspirar o desenvolvimento das competências relacionadas ao trabalho e crescimento da carreira a longo prazo. As pessoas que apresentam esta competência estão sinceramente interessadas no desenvolvimento e sucesso dos outros. Elas dão feedback e direcionamentos honestos de forma encorajadora e ajudam os outros a atingirem objetivos e desafios individuais. Enfim, são positivas, objetivas e justas.

Indicadores:

  • Demonstra um interesse sincero no desenvolvimento e sucesso dos outros.
  • Demonstra expectativas elevadas em relação aos outros.
  • Ajuda os outros a encontrarem oportunidades para crescer.
  • Dá feedback e opiniões objetivas e verdadeiras.
  • É apoiador.
  • Não é demasiadamente crítico ou condescendente.

Competência 12: Foco na qualidade

Definição: Promover e manter elevados padrões de qualidade no trabalho. As pessoas que apresentam esta competência produzem constantemente um serviço de alta qualidade. Elas aplicam disciplina e uma orientação detalhada ao seu trabalho e procuram constantemente aperfeiçoar a qualidade dos produtos e serviços. Elas encorajam outros a terem altos padrões de qualidade em seus trabalhos.

Indicadores:

  • É disciplinado e sempre procura fazer o melhor trabalho possível.
  • Procura sempre meios de aperfeiçoar a qualidade do seu trabalho.
  • Encoraja outros a trabalharem num nível elevado de padrão da qualidade.
  • Visualiza a qualidade de seu trabalho e os produtos e serviços da organização sob a perspectiva do cliente.
  • Está pessoalmente comprometido com a qualidade em geral dos produtos e serviços providos pela organização e realiza todos os esforços alcançar o alto padrão.
  • Produz constantemente um trabalho de alta qualidade.

Autor: Sulivan França Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes. Siga-me no GOOGLE+



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