Qual a importância de impor um limite para as horas de trabalho?

Ser um profissional disponível é considerado algo bom ou ruim?

A disponibilidade do colaborador demonstra o seu comprometimento profissional, dedicação e vontade de crescer em equipe. Características que, são algumas das principais aos olhos das empresas. Mas, com todas as facilidades criadas pelo avanço da tecnologia, os profissionais perderam a noção de horário.

Os momentos de lazer, os fins de semana e os feriados, por exemplo, já não são mais iguais antigamente. Afinal, caso haja alguma preocupação com o trabalho, basta enviar uma simples mensagem ou e-mail independente da hora ou do local em que se esteja.

A influência da tecnologia nas atividades diárias

Toda essa tecnologia interfere também no conceito da comunicação: ela precisa ser cada vez mais imediata. Para não se acumular com responsabilidades desnecessárias ou carregar um peso extra nas costas, é preciso ter equilíbrio. Valorize o seu tempo, pois ele é precioso. Por exemplo, para que gastar energia respondendo um e-mail em determinado horário em que ele não poderá mais ser resolvido?

Não adianta estar disponível e não estar presente. É preferível se dedicar e mergulhar fundo durante as oito horas de expediente e usar o tempo livre para aproveitar a família ou praticar atividades físicas, por exemplo. Hoje em dia as pessoas estão disponíveis para tudo, mas presentes em quase nada.