Uma das principais características de um líder é ser bom observador do que está ao seu redor e da sua equipe.

Transforme sonhos em realidade

Contudo, um dos grandes desafios é que esse profissional tenha autoconhecimento e passe a observar a si próprio e as suas atitudes. Isso faz com que sua visão se torne mais clara, ampla e com percepção de como as coisas funcionam.

De acordo com a palestrante Márcia Christovam, conseguimos externar de alguma forma tudo o que processamos em nossa mente.


Confira a palestra "Percepção de Realidade e Autogovernança" apresentada durante o HSM ExpoManagement 2016.


Conheça os Cursos de Coaching da SLAC® Coaching!

ia à consciência real, enquanto a escuridão revelava a inconsciência. “Desde então, as pessoas descobriram que nem tudo o que conseguem ver tem total compromisso com a realidade, porque algo externo controla suas vidas.

Um psicólogo ajuda cada um de seus pacientes a entender seu confinamento interior e a percepção de realidade deve ser 100%. Uma pessoa com 95% de percepção pode se prejudicar ao tomar uma decisão importante, se seus 5% deficientes resolverem operar neste exato momento.

Segundo a técnica de Rorschach, espera-se que as pessoas tenham 100% de percepção de mundo”, exemplifica Márcia.

A Percepção da Realidade

A percepção de realidade, ou o Input que você faz do seu universo, será de acordo com a forma que você se relaciona consigo mesmo e com o outro dentro de sua individualidade. Mas se esse Input for errado, todo o processamento será prejudicado.

“O processamento é a autogestão que passa pelo uso adequado das nossas emoções. Já o Output é definido pelas nossas ações em total equilíbrio com a observância do comportamento, busca por performance elevada e olhar para o interior.

Inteligência emocional é a capacidade de identificarmos os nossos próprios sentimentos e também o das outras pessoas”, arremata Márcia.