Escrito por Sulivan França - 17 de Abril de 2018

A gestão da informação é um grande desafio, principalmente porque as pessoas nem sempre estabelecem uma comunicação eficiente umas com as outras, por vezes causando pontos nevrálgicos dentro das organizações.

De acordo com o master coach trainer da SLAC Coaching, João Palmeira, quando os gestores não se preparam ou não têm um objetivo claro em mente para se dirigirem à sua equipe, eles podem deixar pontos vagos entre aquilo que as pessoas esperam e o que é, de fato, dito.

Uma pesquisa chamada Franklin Covey Global ouviu 12 mil pessoas de aproximadamente 100 empresas e concluiu que os gestores estão sempre em busca de pontos de vista diferentes. Um percentual de 46% afirmavam discutir com franqueza os assuntos mais difíceis e 36% assentiam que a comunicação da equipe era eficaz, criativa e culminava com ideias melhores.

Isso significa que existe uma grande oportunidade para desenvolvimento de uma comunicação assertiva nas organizações, e o principal responsável pelo sucesso dessa ação é o líder.

Que tal Recorrer ao Coaching?

Mas o cenário de constante evolução, onde surge a necessidade por inovação e capacitação profissional, tem deixado alguns líderes confusos em meio à avalanche de informações. Muitos preferem fazer vistas grossas às suas deficiências e lhes falta habilidade para solucionar determinados problemas.

Nessas situações, é necessário recorrer a um coach para que se encontre o apoio necessário durante a elaboração do plano de autodesenvolvimento, identificando as competências necessárias que ainda não foram desenvolvidas.

O líder deve ter uma boa base para sustentar suas metas de curto e médio prazos e seus objetivos organizacionais de longo prazo, sempre transmitindo confiança e clareza de propósitos.

Estabeleça um ambiente de confiança

Esses gestores precisam desenvolver ou melhorar alguns comportamentos e habilidades, como escuta atenta, respeito pela pessoa que irá recebê-lo, ser específico em relação ao acontecimento, ter foco, ser ponderado e manter a calma quando o comportamento do liderado for reativo.

Um dos principais desafios da liderança eficaz é estabelecer um ambiente de confiança e, principalmente, desenvolver as competências essenciais de comunicação, com sessões de feedbacks muito bem elaboradas e desenvolvidas.

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