O que você precisa saber sobre coaching

O coaching é um importante aliado para as pessoas que buscam uma profissão ideal, de acordo com suas aptidões, habilidades e objetivos de vida. Além disso, é indicado para profissionais que desejam um redirecionamento em suas carreiras, alinhando a vida profissional a pessoal de acordo com suas prioridades.

Por ser um processo que busca resultados fazendo uso de técnicas e recursos de diversas áreas do conhecimento, o coaching prima pelo desenvolvimento pessoal e profissional, sendo capaz de gerar os melhores resultados na escolha da carreira profissional.

Outra abordagem relevante do processo de coaching é apoiar o cliente para que elimine alguns comportamentos sabotadores, fazendo com que expanda sua visão e aumente sua autoconfiança, conhecendo melhor a si próprio e decidindo seus objetivos com mais clareza. Isso faz com que o cliente caminhe na busca dos resultados profissionais e pessoais desejados.

Coaching e Terapia

Contudo, é necessário ressaltar as limitações do coaching. Ele se difere de técnicas como a psicoterapia, por exemplo, por não lidar com traumas nem outros problemas relativos ao passado do coachee.

As terapias são recomendadas para pessoas que buscam solucionar problemas, disfunções ou transtornos psicológicos ou psiquiátricos, ou seja, de caráter clínico e que só podem ser tratados por profissionais específicos da saúde. O terapeuta busca os motivos de algo que tenha desencadeado determinados comportamentos, obtendo um diagnóstico e fazendo as intervenções necessárias.

Já o coaching não tem caráter clínico, nem é focado em trabalhar transtornos psicológicos ou psiquiátricos, mas apoia o cliente a encontrar um objetivo pessoal e identificar as limitações.