Coaching e Consultoria, qual a diferença?

Embora muitas pessoas digam que o coaching é uma forma de consultoria, é importante salientar que esses dois processos são bem diferentes, embora com funções bem similares.

Numa consultoria, o profissional é especialista em uma área específica, o serviço contratado tem o objetivo de alcançar metas e objetivos profissionais, empresariais ou pessoais.

Durante o serviço, utiliza seu conhecimento e bagagem adquirida ao longo da trajetória profissional e pessoal para orientar e aconselhar o cliente, que busca essa expertise para alcançar seus objetivos.

A metodologia coaching

Nesse sentido, o coaching tem uma metodologia bem diferenciada porque, ao contrário de um consultor, o coach não diz para o cliente o que ele deve fazer, nem apresenta as soluções que eventualmente a situação requeira.

Na sessão de coaching o cliente é o responsável por tomar a melhor decisão diante da dificuldade que o atrapalha e deve agir de forma organizada, bem planejada e sem perder o foco, para conseguir identificar seus pontos fortes com rapidez e assertividade, potencializando seu desempenho e alcançando resultados satisfatórios.

O que faz diferença no trabalho de um consultor é a experiência, conhecimento e especialidade em determinada área, fatores que o ajudam a apresentar soluções para o cliente crescer, conquistar novos mercados, lançar produtos ou sanar problemas financeiros de uma empresa.

O papel da consultoria

A consultoria atua de forma direta, analisando todas as vertentes necessárias para o desempenho de uma empresa e apresentando soluções, propondo alternativas, caminhos e oportunidades para se alcançar determinados objetivos.

Um diferencial marcante do coaching vai muito além de progredir os processos de uma empresa, mas principalmente aprimorar e potencializar o profissional, agregando valor ao seu trabalho, motivação, engajamento e performance individual e em grupo.

Ao invés de dar respostas, o princípio metodológico do coaching mostra que todos podem evoluir e superar bloqueios, por isso o coach investiga e desenvolve planos de ação factíveis para o cliente concretizar seus objetivos.