Todo o processo de coaching é conduzido com auxílio de um profissional chamado coach, que tem papel fundamental na busca pela conquista e realização de todos os sonhos, metas e objetivos do cliente, este conhecido como coachee. Através de uma série de exercícios, conversas e desafios, o coachee é ajudado a descobrir o caminho para a sua satisfação e equilíbrio pessoais, procurando realizar os seus objetivos e ser feliz.

Nessa relação estabelecida entre o coach e o coachee, cada um tem um papel a desempenhar. O coach tem a função de gerir cada sessão, de forma a proporcionar momentos de descoberta e clareza ao coachee, escutando ativamente e usando questões que coloquem o coachee em caminhos de autodescoberta e autoconsciência. Por outro lado, o Coachee estabelece os temas para cada sessão e tem o papel fundamental, de querer a mudança, procurando trabalhar na prossecução dos seus objetivos.

Confiança entre o coach e o coachee

Essa relação está alicerçada em cinco princípios: confiança entre o coach e o coachee; não direcional – o coach evita usar palavras que indiciem a sua opinião, tais como deve ou precisa de; não fazer juízos de valor, nem ter preconceitos; o pressuposto de que o coachee tem as respostas; o verdadeiro ato de escutar. A relação é de foco e comprometimento. É uma parceria em que cada um doa seu melhor em prol de um objetivo comum. O coach desperta e estimula o potencial infinito de seu coachee, para que este conquiste, efetivamente, tudo o que deseja de forma acelerada e assertiva, independente do âmbito pessoal ou profissional. O processo é realizado por meio das sessões de coaching, que podem ser estabelecidas por frequência semanal, quinzenal ou mensal e têm duração média de uma a duas horas.

O trabalho tem foco na conversação, onde o coach conduz o processo mediante diálogo aberto, utilizando perguntas poderosas, observações, questionamentos, feedbacks e a aplicação de diversas ferramentas que propiciam o desenvolvimento do cliente. Essa relação cria um ambiente totalmente seguro para a definição de metas, objetivos e tomadas de decisão, fator fundamental para o alcance do objetivo almejado. Quando cada sessão termina, o coach e o coachee estabelecem tarefas para o cliente realizar durante o intervalo até o próximo encontro, tudo com o objetivo de gerar ação e deixar o coachee cada vez mais perto da realização de sua meta. Para que os resultados de coaching sejam satisfatórios, deve haver disposição, foco, dedicação e empenho tanto do coach quanto do coachee.

Coaching: relação de respeito, comprometimento e confiança

O coaching é uma relação de respeito, comprometimento e confiança. Tudo o que é abordado durante as sessões deve permanecer apenas entre coach e coachee, pois o sigilo é fundamental. A ausência de julgamento em uma sessão também é fundamental para promover o alcance dos objetivos determinados pelo cliente da maneira que ele quer, e não na visão do coach. Independente da situação abordada, o coach precisa ter uma atuação completamente imparcial e livre de julgamentos para que o processo aconteça de maneira assertiva.

Transforme sonhos em realidade

Por ser um método totalmente orientado ao futuro, ao estado desejado pelo cliente, é necessário identificar em que fase o coachee está e delimitar o que é necessário fazer, para que ele chegue aonde deseja no menor tempo possível. Assim como um treinador esportista, o coach apoia seu cliente a desenvolver-se ao invés de ensinar algo a ele. Por isso, a relação entre o coach e o cliente deve ser de apoio mútuo, foco e comprometimento, numa parceria em que cada um se empenha para atingir um objetivo.