O coaching para aptidões ajuda as pessoas a aprenderem qualificações, aptidões e perspectivas, frequentemente durante várias semanas ou meses. A lista abaixo resume aberturas bem apropriadas para esse papel de coaching. Um coach pode inferir essas aberturas de algo visto ou ouvido nas organizações, tais como quando um executivo diz: “Eu preciso aprender na função...” Nesse caso, é bastante fácil ver uma abertura por causa de uma correspondência estreita com a declaração do executivo. Eu gosto de esclarecer esse tipo de declaração de necessidades e então confirmar uma abertura para coaching através de conversas posteriores. 


Aberturas para coaching para aptidões

Para aprimorar o aprendizado na função (por exemplo, antes ou depois de um “primeiro evento” importante, como a primeira visita de um cliente ou uma primeira reunião do conselho).
Para aprimorar o treinamento (por exemplo, ao reforçar o aprendizado e aplicações práticas de volta à função);
Para aprimorar a performance após reformulação da função (por exemplo, quando a reengenharia introduz novos ou diferentes papeis e responsabilidades).
Em marcos-chave do projeto (por exemplo, ao começar com novos equipamentos).

Nesses casos, pode-se usar o coaching para ajudar um executivo a adquirir aptidões necessárias para uma tarefa ou projeto. Às vezes, as declarações do executivo indicam uma necessidade de clareza conceitual: “não estou familiarizado com os princípios básicos” ou “não entendo por que essas aptidões são necessárias ou quando aplicá-las”. Nesses casos,aconselhe para aptidões e/ou recomende recursos de aprendizado que sejam adequados a essas necessidades. Como as necessidades são claras e específicas, os executivos podem começar a aplicar suas novas aptidões e comportamentos imediatamente.

Em aberturas para coaching para aptidões, geralmente existe uma alta clareza sobre as aptidões a serem aprendidas. Os executivos sabem o que se espera deles. As razões de negócios para o coaching são claras e perfeitamente entendidas por todos. Consequentemente, o coaching para aptidões pode com frequência ocorrer num prazo relativamente curto.

Marshall Goldsmith em Coaching: o exercício da liderança, editora Campus, 2003.