Como funciona a seleção por comportamento?

A seleção por comportamento funciona com a identificação de fatores em indivíduos, que são definidos através de estudos destinados a analisar competências, habilidades e pontos fracos e fortes, utilizando alguns métodos científicos e psicológicos de perguntas e respostas.

A evolução do comportamento através do tempo se deu com um conjunto de atividades de intercâmbio entre o organismo e o ambiente.

Como fazer a seleção por comportamento?

Para que se faça uma seleção por comportamento, o gestor deve entender que existem diversos modos de comportamento, que variam conforme as circunstâncias em questão, podendo ser selecionados ou separados por bases pré-determinadas.

Existem métodos que envolvem desde coaching a escuta empática e CHA (conceito que compreende a utilização em conjunto de conhecimento, habilidade e atitude) e que servem para se fazer tais seleções.

Profissionais de RH, gestores ou até mesmo bons líderes de equipe podem aplicar testes pessoais com perguntas e respostas pré-definidas que se encaixem nas bases de comportamento, que são o consciente ou inconsciente, o privado ou público e o casual.

Estudando suas respostas, combinando-as com padrões comportamentais já existentes nos métodos citados acima, os profissionais conseguem fazer as seleções de pessoal através de seus comportamentos.

Haja visto que o comportamento é tudo aquilo que faz um ser humano perante o seu meio envolvente, cada interação pessoal com o seu ambiente implica em um comportamento e quando esse comportamento apresenta padrões estáveis pode-se falar de conduta e ser pré-determinado.