A importância de aplicar a empatia no dia a dia

Estar mais disposto a assimilar, afetivamente ou intelectualmente o sentimento de outra pessoa. Essa é a principal característica da empatia, virtude cada vez mais necessária em tempos de rotina atribulada e relações fragilizadas.

Uma pessoa empática consegue deixar o egocentrismo de lado para entender o ponto de vista do outro. Se exercer função de líder, consegue entender as atitudes e reações de um colaborador, prevendo as situações com antecedência.

Empatia e respeito

As pessoas empáticas não precisam, necessariamente, ser fãs de ninguém, mas devem respeitar o próximo como ser humano de valor, assim como gostam de ser respeitadas. Isso aproxima as pessoas.

Ser flexível e disponível para conversar é fundamental, principalmente, para ouvir o outro, não apenas para falar o que deseja.

Estabelecer uma relação empática dentro do ambiente de trabalho colabora para que todos convivam num ambiente melhor, mais humanizado e mais produtivo. Além disso, a empatia torna as pessoas mais humanas e conectadas entre si.

Isso acontece quando as pessoas se doam mais umas às outras, vivem uma vida mais plena, feliz e completa. Elas se sentem realizadas e gratas, estabelecendo conexões sinceras e amando no significado pleno desse sentimento, pois conseguem enxergar o outro e não apenas a si próprias. Percebem que todos os que a rodeiam são importantes.

Pratique a empatia

A empatia também é importante para o indivíduo interagir sem pré-julgamentos com seus colegas, estimulando diálogos que mostrem real interesse em percebê-los nas suas capacidades e limitações.

A prática da empatia é importante para a convivência saudável e harmoniosa entre as pessoas, considerada a verdadeira inteligência emocional em uso, essencial para o sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais.

Conheça a ferramenta DiSC e saiba como desenvolver a empatia com pessoas de comportamentos diferentes.