Há pouco tempo estava lendo o conteúdo de uma das aulas do curso de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o qual falava sobre organização. O texto apontava as vantagens em ser organizado e o tempo que ela faz as pessoas adquirirem. Partindo desse pressuposto, resolvi registrar isso em forma de artigo. 

Normalmente, as abordagens sobre esse assunto são genéricas, resumidas e sempre têm títulos como: "por que isso aconteceu?" ou "como ser mais organizado?". Isso aconteceu com a leitura que fiz anteriormente, ao finalizar pensei: como eles conseguem resumir assim esse processo tão extraordinário?

Uma vez eu ouvi uma frase, a qual não me lembro a autoria, mas era uma fala de desculpas de um interlocutor, a qual ele dizia: "desculpe por precisar de tantas palavras bonitas e rebuscadas para expressar o que preciso dizer, mas é porquê não sei escrever.

Eu concordo com a filosofia da frase de que quem escreve bem e sabe o que fala não precisa enrolar, simplesmente fala de maneira clara, objetiva e sucinta. Mas, algumas coisas como PROCESSOS não podem ser resumidas em uma palavra, porque não têm um fim em si mesmos. Processos buscam algo além, uma mudança de quadro atual, desenvolvimento da situação e evolução.

O que você define como organização? 

Então, afinal de contas o que é organização? Como é composta? Quando posso ou devo usá-la? Onde não pode deixar de existir? Por que ela é essa solução milagrosa?

Eu aposto que todos já têm a resposta para a pergunta "O que é organização?". Levando em conta que organização é um processo, te levo a concordar comigo que ela não deve ser tratada de maneira abstrata e nem como resposta pura e simplesmente em si só. 

Todo processo exige uma série de ações (assim que ela é composta), cada ação tem um momento e esse momento é determinado conforme programação de conclusão (aqui é o quando usar), todo lugar precisa dela e só é solução quando tem um problema a ser resolvido e objetivo a ser alcançado. 





Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.