A metodologia Canvas foi criada por Alexander Osterwalder, teórico empresarial suíço, e passou a ser introduzida no mercado por meio do seu livro Business Model Generation (geração dos modelos de negócios).

O Canvas é um modelo de negócio graficamente ilustrado em um quadro. É dividido em 9 blocos que representam os principais pontos que devem ser levados em consideração quando se pensa em inovar.

O modelo foi criado para ser um quadro dinâmico, em contraste com a tradicional descrição linear. A utilização de blocos segregados auxilia a compreensão das relações complexas entre os pontos vitais de um modelo de negócio.

Por meio do Canvas, o seu projeto ou meta se torna em realidade, e tudo isso de forma didática. Se você desejar abrir um negócio, ser autônomo ou arrumar um emprego, ela vai deixar claro para você o que é preciso fazer para isso.

Aqui há um detalhe crucial. Esse não é o modelo final. Não será gravado em pedra e nem tatuado em seu corpo, portanto, não se preocupe se ele não ficar bom de primeira, isso não deve limitar você.

Também não se preocupe que faltem informações, o importante é colocar suas ideias no papel e aprimorar a cada dia. Cada uma das colunas será preenchida com vários itens, que são suas opções.

Em relação aos itens de cada coluna, é possível e desejável que seja elaborado um plano de ação. Tudo para levar você mais próximo de transformar o seu propósito real.

Preencha todos os campos, mas, ao invés de anotar na ferramenta, use post-its e cole-os sobre cada ponto, assim fica mais fácil de atualizar constantemente.

O que devo colocar no meu Canvas? 

Proposta de Valor

- Que valor garante ao cliente?

- Quais problemas dos clientes está ajudando a resolver?

- Quais pacotes de produtos e serviços está oferecendo a cada segmento?

- Quais necessidades de clientes está satisfazendo?

- Qual o produto mínimo viável?

Para quem?

- Relacionamento com Clientes

- Como conquistar, manter e expandir clientes?

- Quais relações já estabeleceu com clientes?

- Como são integradas ao resto do modelo de negócio?

- Qual seu custo?

Canais

Através de que canais os segmentos de clientes visados querem ser abordados?

- Como são abordados hoje por outras empresas?

- Quais funcionam melhor?

- Quais têm a melhor relação custo-benefício?

- De que maneira estão sendo integrados na rotina dos clientes?

Segmentos de clientes

- Para quem está criando valor?

- Quem são os clientes mais importantes?

- Quais são as personas dos clientes?

- Como?

Parcerias Principais

- Quem são os principais parceiros?

- Quem são os principais fornecedores?

- Quais recursos cruciais está adquirindo dos parceiros?

- Quais atividades cruciais os parceiros executam?

Atividades Principais

- Quais as principais atividades da proposta de valor?

- Quais as principais atividades exigidas pelos canais de distribuição?

- Quais as principais atividades exigidas pelo relacionamento com clientes?

- Pelas fontes de receita?

Recursos Principais

- Quais os principais recursos exigidos pelas propostas de valor?

- Pelos canais de distribuição?

- Pelo relacionamento com clientes?

- Pelas fontes de receita?

Estrutura de Custos

- Quais os custos mais importantes inerentes ao modelo de negócio?

- Dentre os principais recursos, quais são os mais caros?

- Dentre as principais atividades, quais são as mais caras?

Fontes de Receitas

- Por qual benefício (valor) os clientes realmente estão dispostos a pagar?

- Por qual pagam atualmente?

- Qual o modelo de receita?

- Quais as táticas de preços?

Por fim, ressalto: a cada dia, olhe novamente para esse modelo e pense em como aprimorá-lo.

Quais são as outras opções você não considerou? Onde poderia conseguir mais opções? Como?

E não se esqueça dos planos de ação para cada uma delas!

Depois de pronto, deixe-o sempre a vista, para que possa sempre ser atualizado e melhorado.




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.