A metodologia Canvas foi criada por Alexander Osterwalder, teórico empresarial suíço, e passou a ser introduzida no mercado por meio do seu livro Business Model Generation (geração dos modelos de negócios).
O Canvas é um modelo de negócio graficamente ilustrado em um quadro. É dividido em 9 blocos que representam os principais pontos que devem ser levados em consideração quando se pensa em inovar.
O modelo foi criado para ser um quadro dinâmico, em contraste com a tradicional descrição linear. A utilização de blocos segregados auxilia a compreensão das relações complexas entre os pontos vitais de um modelo de negócio.
Por meio do Canvas, o seu projeto ou meta se torna em realidade, e tudo isso de forma didática. Se você desejar abrir um negócio, ser autônomo ou arrumar um emprego, ela vai deixar claro para você o que é preciso fazer para isso.
Aqui há um detalhe crucial. Esse não é o modelo final. Não será gravado em pedra e nem tatuado em seu corpo, portanto, não se preocupe se ele não ficar bom de primeira, isso não deve limitar você.
Também não se preocupe que faltem informações, o importante é colocar suas ideias no papel e aprimorar a cada dia. Cada uma das colunas será preenchida com vários itens, que são suas opções.
Em relação aos itens de cada coluna, é possível e desejável que seja elaborado um plano de ação. Tudo para levar você mais próximo de transformar o seu propósito real.
Preencha todos os campos, mas, ao invés de anotar na ferramenta, use post-its e cole-os sobre cada ponto, assim fica mais fácil de atualizar constantemente.
O que devo colocar no meu Canvas?
Proposta de Valor
- Que valor garante ao cliente?
- Quais problemas dos clientes está ajudando a resolver?
- Quais pacotes de produtos e serviços está oferecendo a cada segmento?
- Quais necessidades de clientes está satisfazendo?
- Qual o produto mínimo viável?
Para quem?
- Relacionamento com Clientes
- Como conquistar, manter e expandir clientes?
- Quais relações já estabeleceu com clientes?
- Como são integradas ao resto do modelo de negócio?
- Qual seu custo?
Canais
Através de que canais os segmentos de clientes visados querem ser abordados?
- Como são abordados hoje por outras empresas?
- Quais funcionam melhor?
- Quais têm a melhor relação custo-benefício?
- De que maneira estão sendo integrados na rotina dos clientes?
Segmentos de clientes
- Para quem está criando valor?
- Quem são os clientes mais importantes?
- Quais são as personas dos clientes?
- Como?
Parcerias Principais
- Quem são os principais parceiros?
- Quem são os principais fornecedores?
- Quais recursos cruciais está adquirindo dos parceiros?
- Quais atividades cruciais os parceiros executam?
Atividades Principais
- Quais as principais atividades da proposta de valor?
- Quais as principais atividades exigidas pelos canais de distribuição?
- Quais as principais atividades exigidas pelo relacionamento com clientes?
- Pelas fontes de receita?
Recursos Principais
- Quais os principais recursos exigidos pelas propostas de valor?
- Pelos canais de distribuição?
- Pelo relacionamento com clientes?
- Pelas fontes de receita?
Estrutura de Custos
- Quais os custos mais importantes inerentes ao modelo de negócio?
- Dentre os principais recursos, quais são os mais caros?
- Dentre as principais atividades, quais são as mais caras?
Fontes de Receitas
- Por qual benefício (valor) os clientes realmente estão dispostos a pagar?
- Por qual pagam atualmente?
- Qual o modelo de receita?
- Quais as táticas de preços?
Por fim, ressalto: a cada dia, olhe novamente para esse modelo e pense em como aprimorá-lo.
Quais são as outras opções você não considerou? Onde poderia conseguir mais opções? Como?
E não se esqueça dos planos de ação para cada uma delas!
Depois de pronto, deixe-o sempre a vista, para que possa sempre ser atualizado e melhorado.
Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.